O lateral-direito do PSG, Achraf Hakimi converteu a última cobrança de pênalti com categoria, batendo de cavadinha e com isso, Marrocos pela primeira vez chega às quartas de final de uma Copa do Mundo. O que deixa a classificação mais impressionante é que Hakimi nasceu na Espanha.
Junto de Hakim Ziyech, Achraf Hakimi é um dos principais nomes da seleção que passou em 1° colocado no grupo que tinha Bélgica, Croácia e Canadá e além disso eliminou a Espanha nas oitavas de final da Copa do Mundo. Por Marrocos, Hakimi tem oito gols em sua carreira.
Hakimi e companheiros de seleção comemorando a classificação para as quartas de final da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Instagram achrafhakimi)
Nascido na na zona industrial de Madri, a capital espanhola, Hakimi é filho de imigrantes marroquinos. O jogador até foi procurado pela federação espanhola, porém optou por jogar pelo país onde seus pais têm ascendência.
“Eu simplesmente senti que seria melhor jogar por Marrocos. Eu conversei com meu agente e com a minha família sobre isso. Eu tenho orgulho de ser marroquino”, disse Achraf Hakimi.
Hakimi tem três irmãos e dentre eles é o mais velho. Seus pais tentaram melhorar a qualidade de vida da família antes mesmo dos filhos nascerem. O lateral do PSG, ao longo de sua infância, percebia o esforço diário de seus pais em empregos informais. A mãe de Hakimi limpava casas e seu pai era vendedor ambulante.
A família vivia no subúrbio de Madri e não tinha uma boa condição financeira. Além disso, sofreram muito preconceito na Europa. Por ser muito apegado aos pais, o atleta já afirmou jogar para melhorar a condição de sua família.
Os pais de Hakimi na infância incentivaram o filho a praticar esportes, como: natação e judô, mas Achraf Hakimi escolheu focar no futebol. Na adolescência, Hakimi recebeu o convite para jogar nas categorias de base do Real Madrid. Com 18 anos, em 2016, o lateral estreou no Real Madrid B e foi promovido ao time principal no ano seguinte.
Entretanto, o jogador em entrevistas para a mídia espanhola afirmava que não sentia que era levado a sério no time principal do Real Madrid, pelo fato de ter vindo do time B. Posteriormente, Hakimi foi emprestado para o Borussia Dortmund e vendido para a Inter de Milão pelo time espanhol. Achraf Hakimi estreou pela primeira em Copas do Mundo na Rússia em 2018, na época o Marrocos não conseguiu passar da fase de grupos.
Foto Destaque: Achraf Hakimi eleito melhor jogador em campo. (Reprodução/Instagram achrafhakimi)