A empresária Rejane Toigo, criou a Like Marketing com o objetivo de prestar serviços para outras empresas e treinar pessoas que queiram se tornar produtores de conteúdo. Seu foco é na área de saúde. Ela trabalha com consultórios e desenvolve aqueles que produzem conteúdo científico e médico.
A fundação ocorreu em 2011, mas o grande crescimento começou com a pandemia. Em 2020 faturou R$ 4,5 milhões. No ano seguinte, R$ 8 milhões. A expectativa para 2022 é de R$ 15 milhões de faturamento. Rejane acredita que a pandemia impulsionou o crescimento desse mercado. “A expansão do mercado digital foi tão grande que antecipou um crescimento que levaria cinco anos ou mais”, afirma. De acordo com a consultoria de recursos humanos e gestão Robert Half, um gerente de marketing digital pode ganhar entre R$ 11,5 mil e R$ 27,3 mil por mês.
Atualmente, a presença digital de uma empresa e a experiência online que ela oferece aos seus clientes se tornaram tão importantes quanto a experiência física, ou até mais. “A migração para o ambiente digital é sem volta. Como disse Bill Gates, em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios na internet e as que estão fora dos negócios”, diz a fundadora.
Setor de marketing digital vem crescendo (Foto: Reprodução/Getty Images)
Segundo a HubSpot, 93% dos processos de compra de produtos e serviços se iniciam através de uma pesquisa online.
Apesar do significativo crescimento recente, a empresária acredita que o ápice já foi atingido. “O setor vai crescer em 2023, mas não será tão exponencial quanto nos anos anteriores”, diz.
O plano para 2023 é expandir a atuação da empresa por meio de cursos. A empresa lançará o Like Ensina, um programa com estágios e cursos em formato digital e presencial para ensinar marketing digital para empresas. A meta de faturamento é de R$ 20 milhões.
Foto destaque: Marketing digital. Reprodução/Getty Images