Nesta terça-feira dia 13 de dezembro foram divulgados dados de uma pesquisa levantadas pela Secretária Mundial da Saúde, as redes municipais registraram 866 casos de miopia em 2019 e no mesmo ano foram realizadas 260.587 consultas. Já no ano de 2022 até o mês de setembro, cerca de 2.026 pessoas tiveram o diagnóstico da doença sobre 222.754 consultas. Uma alta de 134% comparando que ainda faltam 14 dias para o ano acabar.
Para especialistas essa alta nos casos desde de 2019, se deve pelo uso excessivo de Tablet, celulares e videogame ocasionando dificuldade de enxergar de longe a grosso modo e a tendência é aumentar cada vez mais o índice da doença. O Ministério da Saúde (OMS) adverte que o período da pandemia de covid-19 colaborou com o agravamento da miopia por conta do isolamento social e o ensino remoto.
Foto: Uma mulher tendo dificuldade para enxergar com os óculos na mão (foto:reprodução/ Evva Envato )
A médica Luciana Emi Sasaki Assae, oftalmologista da Coordenadoria de Regulação da pasta, explica que: “Com o isolamento social, as crianças ficaram dentro de casa e as atividades se limitaram às telas, como computadores, smartphones e televisores, restringindo o campo visual”
A oftalmologista Sasaki ainda ressalta que: “apesar de fatores genéticos e hereditários, estudos comprovam que a exposição contínua, sem intervalos, às telas, seja de smartphones ou computadores, aumenta a chance de a criança se tornar míope”. Ela pontua os cuidados que devem ser adotados, “Por isso, algumas pesquisas recomendam a prática de recreação ao ar livre, por pelo menos duas horas, em ambientes sem limite visual e em contato com a luz solar”, avalia a Sasaki.
O número de casos de miopia também teve um aumento global, e tem afetado diferentes partes do mundo, Na China por exemplo o maior tempo de exposição a telas no isolamento social impulsionou no número de casos na população mais jovem. Pela pesquisa analisada foram coletados dados de 123 mil crianças entre 6 e 13 anos.
Foto de destaque: Um óculos preto com o fundo embaçado (foto:reprodução/ Universo Visual)