A Fifa anunciou que pretende criar uma série de amistosos que vão se chamar “Fifa World Series”, e esses amistosos serão entre seleções de continentes diferentes. Os amistosos entre seleções de diferentes continentes ficaram praticamente extintas desde que a Uefa anunciou a Liga das Nações e acabou tomando conta de toda a data Fifa.
Esses amistosos serão disputados sempre na data Fifa de março dos anos pares, a entidade vai viabilizar e dar mais detalhes sobre a partir do ano que vem.
Um levantamento feito pelo GE, que foi publicado no mês passado, mostra que entre as Copas da Rússia e do Catar, houve apenas 15 amistosos entre seleções sul-americanas e europeias, e esse é o menor número desde 1954.
A Seleção Brasileira, por exemplo, jogou apenas um amistoso contra uma seleção da Europa em um período de quatro anos, quando derrotou a República Tcheca por 3 a 1, em Praga. No caso da rival Argentina, o único compromisso foi contra a Itália na disputa do título da finalíssima (campeão da Copa América contra o campeão da Eurocopa).
Infantino promete mudanças no calendário (Foto: Reprodução/Reuters)
Além de promover esses amistosos, a Fifa também divulgou uma importante mudança no calendário de seleções a partir de 2025. A data Fifa de outubro será extinta e a de setembro será mais longa para receber quatro jogos no mês, ao contrário do tradicional que são dois jogos. As outras datas continuam nos mesmos meses: uma em março, uma em junho e outra em novembro.
A Fifa está promovendo esses amistosos devido, principalmente, a crítica que é feita por seleções de fora da Europa, de que não conseguem adversários no velho continente, o que vem sendo um problema, visto que as seleções da América do Sul, por exemplo, não têm um nível muito bom e chegam em competições e são derrotados por seleções as vezes mais frágeis, mas que disputam partidas com os melhores do mundo.
Foto destaque: Infantino divulga mudança no calendário de seleções. Reprodução/Martin Meissner.