Enquanto no Brasil a internet 5G ainda está fase de implementação, e suas aplicações ainda estejam engatinhando a nível nacional. Outros país já iniciaram os estudos e testes para o desenvolvimento da conexão 6G que promete ser cem vezes mais veloz que sua antecessora. E promete revolucionar o consumo internet móvel mundialmente.
Desenvolvimento dessa nova empreitada está sendo encabeçado pela China. A China Mobile maior operadora de telefonia do mundo, publicou um estudo orquestrando e desenhando o funcionamento da conexão 6G. O projeto prevê além de uma maior velocidade de rede também uma maior confiabilidade aos seus consumidores.
Internet 6G (Foto: Reprodução/GettyImages)
O documento intitulado “Technical White Paper on 6G Network Architecture”, aponta que os indicadores preliminares para a nova geração de internet móvel sugerem que o desempenho seja muito maior do que o antecessor. Traduzindo para nível de usuário, seria a capacidade de baixar dez vídeos em resolução HD de forma simultânea em apenas um segundo.
Vale ressaltar que China Mobile, responsável por este documento técnico, é a maior operadora de telefonia do mundo, e hoje é responsável por 967 milhões de cliente, no qual 495 milhões destes são usuários do 5G.
Muitos dos avanços tecnológicos em relação as redes móveis se devem ao crescimento de altas demandas relacionadas a Internet das Coisas (IoT), que busca o aperfeiçoamento na integração de dados com dispositivos onde será capaz de expandir essas conexões em sistemas de cidades inteiras, para conseguir atender as necessidades de novos dispositivos.
Além da China muitos países já investiram milhões para os estudos e desenvolvimento da tecnologia 6G. Como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul realizaram altos investimentos para a nova empreitada tecnológica.
No Brasil ainda está sendo implementado o 5G o país está engatinhando para poder usar todo o potencial desta conexão móvel, ainda não existe perspectivas para o início de estudos referentes ao 6G.
Foto destaque: 6G Reprodução: Giz China