Japão planeja abater mais de 10 milhões de aves para limitar o avanço da gripe aviária

Juliana Gomes Por Juliana Gomes
3 min de leitura

O Japão planeja abater mais de 10 milhões de aves para conter a disseminação de gripe aviária, sendo um valor recorde para o pico da temporada de infecções, que vai desde outubro a maior, segundo um funcionário do Ministério da Agricultura.

O número de frangos a serem abatidos na temporada de 2022 totalizou 10,08 milhões, com o último caso de gripe aviária detectado em uma granja em Miyazaki, no sudeste do país, na terça-feira (10). O número de surtos chegou a 57, superando a temporada de novembro de 2020 a março de 2021, que foi de 52, tendo um total de frangos a serem abatidos de 9,87 milhões.


Ave sendo cuidada. Reprodução/Avicultura Industrial.


O ministro da Agricultura, Tetsuro Nomura, emitiu um comunicado, na segunda-feira (9), pedindo que os pecuaristas fiquem “em alerta máximo” sobre o alto número de aves abatidas e que implementem medidas epidêmicas para prevenção do surto e a propagação de doenças. “Surtos em aves selvagens foram confirmados com mais frequência do que o normal, e especialistas alertaram que a concentração do vírus no meio ambiente é muito alta em todo o país”, ele disse.

Humanos em contato com as aves podem ser contaminados com o vírus, mas especialistas dizem que o risco à saúde humana é mais baixo.

O funcionário disse que a gripe aviária está se espalhando pelo mundo, incluindo Europa e Estados Unidos. “A quantidade de vírus que chega ao Japão com aves migratórias foi alta nesta temporada”. Um número recorde de galinhas, perus e outras aves morreram em surtos nos Estados Unidos, México e na Europa, mas o vírus também está se espalhando pela América do Sul, África e Ásia. 

A Argentina está em estado de alerta sanitário preventivo contra a entrada da gripe desde dezembro de 2022 a partir da Resolução 803/2022. “Se formos diligentes e atentos com o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), com os Parques Nacionais, com os caçadores, com os que visitam lagoas e riachos, com certeza poderemos agir rapidamente e evitar que a área comercial sofra desta doença e manter o estado de saúde alcançado em anos de trabalho conjunto para continuar exportando para o mundo”, disse, o comunicado.

 

Foto destaque: Gripe aviária está sendo disseminada em regiões do Japão. Reprodução/

Deixe um comentário

Deixe um comentário