Após falha em sistema, voos nos Estados Unidos começam a ser realizados

Guilherme Tabosa Por Guilherme Tabosa
3 min de leitura

O tráfego aéreo nos Estados Unidos foi interrompido, após uma falha no sistema que dá informações aos pilotos sobre a viagem que irá ser realizada, nesta quarta-feira, 11. Eles estão retomando gradualmente depois que a Administração Federal de Aviação, FAA, em inglês, conseguiu consertar a interrupção. Ela durou por toda a noite, o que impactou milhares de voos. A FAA ordenou às companhias aéreas que o tráfego fosse parado imediatamente, após o sistema de alerta aos pilotos ser desligado.

Com a normalidade, os voos estão sendo liberados aos poucos. Os aeroportos de Newark e Atlanta já operaram normalmente. A expectativa é que outras partidas sejam retomadas em outros aeroportos às 9 horas, horário de Nova York. Os voos que já estavam em andamento, durante o apagão do sistema, foram autorizados a seguir. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi informado sobre a pausa e pediu uma investigação do caso. Um ataque cibernético está entre as hipóteses.

Segundo o site de monitoramento aéreo FlightAware, um total de 32.587 voos foram atrasados, a partir das 8h07min, horário de Nova York. Outros 409 que estavam saindo ou entrando nos EUA também foram cancelados, o que gerou uma queda nas ações das companhias aéreas.


                       

                             Atrasos e cancelamento de voos causa confusão nos aeroportos. (Foto: Reprodução/Reuters)


O sistema ”Notam”

O Notam é um sistema que divulga informações aos pilotos e os demais responsáveis pelo voo, sobre o trajeto que será realizado. Previsão do tempo, horário da decolagem e pouso, condições da pista e possíveis turbulências são alguns dos comunicados dados à equipe do avião. Avisos de perigo de aves e obstáculos de contrução são outros possíveis empencilhos no voo, cabendo aos responsáveis, procurar rotas para miniminar ou neutralizar os danos. Ele não é divulgado à outros meios. Quem tem acesso ao Notam, sabe horas antes da voo. Em alguns trajetos, ele pode ter até 200 páginas, no caso de viagens muito longas.

Foto Destaque: Passageiros aguardando voo atrasado nos EUA. Reprodução: UOL

Deixe um comentário

Deixe um comentário