Os dias mais longos e mais quentes chegaram, e com eles, a vontade de manter um bronzeado bonito, o que exige muito cuidado e proteção da pele. A exposição ao sol não é brincadeira e exige cuidado redobrado nesta época do ano: o verão.
Segundo o dermatologista Felipe Chediek em entrevista para a revista Claudia, tomar sol diariamente não faz mal. Fazendo da maneira certa, traz até benefícios. Agora, a exposição contínua e sem proteção ao sol causa não só danos à pele, como rugas e envelhecimento precoce, mas também à saúde em geral, com o câncer de pele.
“O sol é a principal maneira do corpo produzir vitamina D, de grande importância para nossa saúde geral e tem relação direta com nosso humor, a saúde osteomuscular e até mesmo sistema imunológico. No geral recomenda-se expor direto ao sol pelo menos 3 vezes por semana para obter níveis melhores de vitamina D, entre 10h e 15h, mas por apenas 15 minutos. Além desse tempo a pele pode começar a ter danos, formação de eritema (vermelhidão). Com mais minutos, podem aparecer bolhas. Essas lesões de pele causadas pelo excesso de exposição aumentam mais o risco de um câncer de pele, por exemplo.”
A reaplicação do protetor solar deve ser feita sempre após suar muito ou se molhar. Foto: Reprodução/Freepik
Felipe também pede atenção aos dias de sol com nuvens, “Nos dias nublados também podemos nos queimar, pois os raios solares atravessam as nuvens e nos atingem, menos do que um dia sem nuvens é claro, mas ficar atento também e utilizar protetor solar. “
A hidratação não deixa de ser importante em todas as estações do ano, no verão, a nossa transpiração aumenta, e junto dela, a necessidade de mais hidratação.
“A depender do peso, o consumo diário ideal de água para uma pessoa em torno de 2 a 3 litros por dia, podendo aumentar a demanda no verão por perda maior com o suor. Consulte seu dermatologista para indicar a melhor opção para seu tipo de pele”, ensina Chediek.
A hidratação externa também é importante, é indicado evitar banhos quentes, sabonetes não neutros e é bom usar um hidratante corporal de qualidade.
Sobre filtro solar, Felipe ensina que o ideal é aplicá-lo uns 20 minutos antes da exposição ao sol, para ser absorvido com eficácia. Ele deve ser reaplicado a cada duas horas ou após se molhar ou suar. O recomendado é utilizar filtro com FPS 30 ou maior, e para as crianças ou pessoas que tem a pele sensível, FPS de no mínimo 50.
Alguns alimentos também ajudam a conseguir o bronzeado perfeito, são eles: cenoura, abóbora, batata doce, mamão, manga, alimentos de cor laranja em geral.
Após o sol a regra é fazer uso do seu melhor hidratante e evitar a água quente.
Foto destaque: kroshka__nastya/Freepik