Dor no nervo ciático: Como prevenir e aliviar o desconforto

Suelem Oliveira Por Suelem Oliveira
3 min de leitura

A dor no nervo ciático não é simples de passar e atinge grande parte da população. O desconforto leva à perda de qualidade de vida e a limitações na realização de diversas tarefas do cotidiano. A dor causada pela inflamação no nervo ciático costuma ser intensa e é localizada desde a parte inferior da coluna, especificamente na região lombar e pode ir até os dedos dos pés dependendo da intensidade da dor.

A médica do esporte e membro do conselho de administração da Associação Argentina de Médicos do Esporte, Alejandra Hintze, explica os motivos que desencadeiam essa patologia. Segundo ela, a inflamação é consequência de uma hérnia de disco, vértebra deslocada, tumor “ou qualquer coisa que comprima a raiz do nervo”. Quando isso ocorre, a dor se torna aguda podendo dificultar a postura ou o andar, dormência nas pernas, sensações de formigamento e até queimação que desce por uma das pernas. A intensidade da dor é relativa, ela pode variar entre as pessoas. “O nervo é formado por duas partes: A parte motora, que é central, e a parte sensitiva, que fica na periferia e atua como protetora. Então, uma alteração em qualquer uma dessas áreas vai gerar um desequilíbrio”, explica Alejandra.

Apesar de, em alguns casos o quadro da patologia pode ter complicação ou ser o gatilho para diversos problemas colaterais, a médica explica que costuma ser algo temporário e pode durar alguns dias ou semanas.


Nervo ciático. (Foto: Reprodução/Instagram)


Como prevenir a doença e aliviar a dor

A criadora do método “Bem-estar em movimento”, Gaby Galvé, conta que não existe fórmula mágica para prevenir a inflamação, mas que exercícios simples e dinâmicos podem ser usados para cuidar dessa área do corpo e restaurar a vitalidade. A seguir consta dois exercícios criado por Galvé para ajudar na prevenção e alívio da dor. Os exercícios precisam ser feitos em três séries de dez repetições cada:

Exercício de pernas

  • Deite-se com o rosto para cima
  • Estenda uma perna e dobre a outra em direção ao peito
  • Repita com a perna oposta
  • Mantenha a postura por 20 segundos

 

Flexão do joelho

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados
  • Coloque o tornozelo direito no joelho esquerdo
  • Segure esse joelho com as duas mãos e tire o pé esquerdo do chão, aproximando as pernas do peito
  • Repita o movimento com a perna oposta
  • Mantenha a postura por 20 segundos

Apesar dos exercícios serem práticos, é recomendando que antes de realizá-los, procure um profissional especializado da área, para que ele possa fazer uma avaliação adequada das condições físicas do paciente.

Foto Destaque: Uma pessoa sentindo dor no nervo ciático. Reprodução/Portal Tua Saúde

Deixe um comentário

Deixe um comentário