Suspeita de balão espião agrava tensão entre China e EUA

Afernandes Por Afernandes
4 min de leitura

O ponto central da tensão entre as duas maiores potencia do planeta é o pequeno território localizado na Ásia Ocidental chamado Taiwan. A china por várias vezes ameaça invadir a pequena Taiwan, esta por sua vez é protegida e vista pelos dos Estados Unidos, como um país.Os americanos têm oferecido um armamento moderno para que Taiwan se defenda.


 

Foto: Suposto balão sobrevoava o estado de Montana nos EUA. (REPRODUÇÃO/asemana.publ.cv)


 Num entanto, a China afirma que historicamente Taiwan é considerada uma Republica, ou seja, ela é uma parte integrante do seu país e que deve voltar ao seu domínio.

Recentemente um balão mistérios apareceu no céu dos EUA, na última quinta-feira (2), americanos emitiram um alerta alegando que o objeto tratava se de um instrumento de espionagem enviado pela China, e que estava sendo usado para vigilância do povo americano. O pentágono afirmou que o artefato não representava perigo, pois voava a uma altura superior a do trafego aéreo comercial. Mas disse que atingiu o balão para proteger informações sigilosas, e que não derrubaram para não colocar a vida de civis em risco.   

O governo chinês reconheceu que o balão e pediu desculpas aos Estados Unidos por desvio no espaço aéreo. Pequim argumentou ainda, que o balão desviado pelos ventos tinha fins meteorológicos e que desviou de sua rota viajando assim até o território americano.

Especialistas acreditam que o objeto pode ser tudo menos um balão espião. Acreditam que os EUA provocam abertamente os chineses colocando em risco suas relações. Tratando se de uma jogada do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Que faz usos desse fato para dialogar e reforçar para seu público interno que existe uma grande ameaça hegemônica aos EUA.

Todavia, a China hoje encontra se cercada de 80 bases americanas, vivendo um processo desproporcional empregado pelos americanos nessa movimentação que passa essa imagem que a china e uma ameaça ao mundo.

Tudo isso não passa de mais um ingrediente que acaba aumentando e acirrando a tensão entre os dois países. Vale lembrar que as duas maiores potencias do mundo não só dependem uma da outra como são grandes parceiras comercias.

Caso haja uma ameaça de conflitos entre os EUA e China seria por causa de Taiwan. Fato este que vem desde 1949, quando os comunistas tomaram o poder na China.

O fato gerou preocupação mundial, pois o balão sobrevoava o estado americano de Montana e nesta localidade existem varias bases militares americanas com mísseis nucleares. Isso gera preocupação também para países como Japão, Coréia do sul, Indonésia que é um aliado militar americano. Na eminência de um conflito estes países estão pertinho da China podem ser atingidos.

Foto destaque:As duas maiores potencias do mundo não só dependem uma da outra como são grandes parceiras comercias (Reprodução/ GETTY IMAGENS.)

Deixe um comentário

Deixe um comentário