Nesta última terça-feira (7), o Distrito Federal completou 50 dias sem registrar mortes por complicações da covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde, a última vez que o DF registrou uma morte por complicações da doença foi em dezembro.
Desde do início da crise sanitária, no Distrito Federal 894.838 pessoas foram infectadas e o total de óbitos foi de 11,8 mil pessoas que perderam a vida para a Covid-19. Entre os mortos, 10,8 mil moravam em Brasília e 1.027 vieram de outras regiões para buscar atendimento, principalmente de Goiás e do entorno do DF.
Homem sendo vacinado (Foto: Reprodução/Secretaria de Saúde do Distrito Federal)
Ainda segundo o boletim, a média móvel de casos encontra-se em 135,80, 37% maior comparado a 14 dias atrás. Enquanto isso, a taxa de transmissão ficou 0,67 nesta terça-feira, houve um aumento de quase 10% comparado aos últimos sete dias. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) esse número indica que cada 100 pessoas infectadas podem transmitir o vírus para outras 67 na capital federal.
A Secretaria de Saúde considera que o número está sob controle, pois quando a taxa de transmissão do novo coronavírus está abaixo de 1, significa que a propagação do vírus está em desaceleração, a pandemia tende a acabar. Se a média for acima de 1, a crise sanitária tende a piorar na cidade.
Foto destaque: Imagem do vírus da Covid-19. Reprodução/Pfizer