Os resgates de sobreviventes ao terremoto da última segunda (6), ocorrido na região da Turquia e Síria, continuam. Nesta sexta (10), dentre os feridos encontrados na Turquia, estavam um recém-nascido de 10 dias de vida, que foi envolto em coberto térmico e levado para um hospital de campanha juntamente de sua mãe, que também fora resgatada.
Confira o vídeo do resgate:
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Search-and-rescue teams save newborn baby trapped under the rubble for more than 50 hours in <a href=”https://twitter.com/hashtag/TurkiyeQuakes?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#TurkiyeQuakes</a>-hit city of Hatay <a href=”https://t.co/NmhSpa6sUa”>pic.twitter.com/NmhSpa6sUa</a></p>— TRT World Now (@TRTWorldNow) <a href=”https://twitter.com/TRTWorldNow/status/1623353908448854019?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 8, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Na Síria, a equipe de mais de 3000 voluntários, denominada Capacetes Brancos, ao cavar com as mãos os entulhos, encontraram uma jovem soterrada, o que chamou a atenção foi o pijama rosa que estava usando. A garota fora encaminhada com vida para um hospital.
Dentre os profissionais de diversos países inclusos na equipe de resgate, estavam também brasileiros. Estes trabalharam durante a noite toda em meio ao frio e aos escombros de prédios, e pediam silêncio para conseguirem escutar o mínimo barulho produzido por algum sobrevivente.
Quanto aos presidentes dos países afetados, mídias locais informam que Bashar al-Assad, presidente sírio, fez sua primeira vista a um hospital que acolhe vítimas do desastre natural. Quando ao presidente da Turquia, Tayyip Erdogan deve retornar aos locais do ocorrido, após críticas e acusações de que seu governo reagiu mau a situação, solicitando ajuda tardiamente.
Com relação ao número de mortos, este subiu para 19.338 na Turquia, e 3.300 na Síria, na manhã desta sexta. O número de feridos na Turquia é de 77.771, enquanto na Síria, a previsão é de que tenham ainda pessoas vivam sob os destroços. Esses dados são da autoridade de gerenciamento de desastres Afad.
Foto destaque: Bebê recém-nascido é retirado dos escombros por equipe de resgate. Reprodução/Kemal Aslan/Reuters