Maduro se declara inocente durante audiência nos Estados Unidos

Nova Iorque recebe audiência de Maduro após ação militar dos EUA na Venezuela; secretário dos EUA afirma que venezuelano precisa responder por crimes no país

05 jan, 2026
Maduro e sua esposa algemados após aterrissarem em Manhattan | Reprodução/X/@unusual_whales
Maduro e sua esposa algemados após aterrissarem em Manhattan | Reprodução/X/@unusual_whales

Nesta segunda-feira (5), ocorreu a audiência de Maduro em Nova Iorque, tendo sido acusado formalmente de crimes como tráfico de drogas e posse de armas durante uma audiência em Nova Iorque, onde o presidente se inocentou de todos os crimes mencionados, dizendo ser “um homem decente”. Assim como o marido, Cilia Flores, também declarou-se inocente quanto às acusações de narcotráfico.

O juiz distrital Alvin Hellerstein foi o responsável por presidir a audiência, tendo garantido que um representante do Consulado da Venezuela visitasse Maduro e Flores, atendendo o pedido do casal. No dia 17 de março, Maduro participará de uma nova audiência, conforme determinado pelo magistrado.

Audiência de Maduro em Nova Iorque

Com algemas nos tornozelos e fones de ouvido, Nicolás Maduro compareceu na sua primeira audiência nos Estados Unidos, tendo se declarado inocente em todos os crimes que responde na justiça estadunidense: narcoterrorismo, conspiração para o tráfico de cocaína, posse de armas e explosivos e conspiração para a posse de armas e explosivos.

O presidente da Venezuela disse ser um homem decente e inocente, além de afirmar ainda ser o presidente do país.


Maduro e sua esposa durante audiência em Nova Iorque (Foto: reprodução/X/@SocialistMMA)


Sequestro de Nicolás Maduro por Trump

Na madrugada do primeiro sábado de 2026, os bairros de Caracas foram atacados pelos Estados Unidos, e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi sequestrado pelo governo de Donald Trump, assim como sua esposa, que segundo advogados, sofreu ferimentos graves durante a operação militar dos EUA no país.

Mark Donnelly acredita que ela possa ter hematomas graves ou uma fratura nas costelas, sendo preciso uma avaliação física. Segundo repórteres da CNN que estavam no tribunal, Flores estava com curativos na cabeça durante a audiência.

Com o sequestro e a prisão de Maduro, as Forças Armadas venezuelanas reconheceram a vice-presidente Delcy Rodríguez como presidente interina.

O secretário de estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, comunicou que Maduro foi preso por agentes norte-americanos para que responda a acusações criminais que enfrenta no país. O secretário afirmou ainda em entrevistas que os Estados Unidos não governarão a Venezuela, mas sim usarão o bloqueio de petróleo como forma de pressão.

Mais notícias