Há a possibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparecer à cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que será realizada em São Tomé e Príncipe, na costa africana, em julho.
“Eu acredito, embora não esteja confirmada ainda, mas o Presidente Lula enquanto esteve no Governo participou de todas as cúpulas da CPLP, então é possível que ele também venha a São Tomé e Príncipe este ano”, disse, o embaixador brasileiro em São Tomé e Príncipe, Pedro Dalcero.
Embaixador do Brasil em São Tomé e Príncipe, Pedro Dalcero. (Reprodução/Edilson Rodrigues/Agência Senado)
O diplomata também defendeu que faz sentido a intensificação dos laços entre o Brasil e São Tomé e Príncipe, por falarem a mesma língua, as histórias estarem interligadas e pelos laços culturais e de sangue.
Pedro Dalcero afirmou que pretende trabalhar para “atrair empresários brasileiros para São Tomé e Príncipe”. “Nós temos uma tradição na área da cooperação, formação profissional, na saúde, gestão pública, e todas essas áreas o Brasil tem atuado com muita intensidade nos últimos 20 anos […] o meu desafio como embaixador é elevar essa relação à um novo patamar”, destacou.
É previsto que essa seja a reestreia de Lula no continente, que foi prioridade do presidente nos próprios dois mandatos anteriores. O petista deseja ter uma ação específica na África, na estratégia de articulação com o chamado Sul Global.
Foi durante o primeiro mandato de Lula, em 2003, que a embaixada brasileira em São Tomé e Principe foi aberta. O presidente visitou o arquipélago no mesmo ano.
O presidente deve aproveitar a viagem para visitar outros países, como a Angola e a África do Sul.
Além do Brasil e São Tomé e Principe, a Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Portugal e Timor-Leste fazem parte da CPLP.
Fundada em 1996, a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa tem como objetivo a a “concertação político-diplomática e a cooperação em todas as suas formas e a promoção e defesa da Língua Portuguesa, através de um intenso diálogo cultural”, de acordo com site do MEC.
A cada dois anos é feita uma reunião com os países membros.
Foto destaque: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Reprodução/Ricardo Stuckert/PR)