O Carrefour Brasil anunciou no início desta semana uma queda de 28,2% nos lucros líquidos em relação ao quarto trimestre comparado com o ano anterior. Entre os principais motivos da queda, as conversões das lojas recém adquiridas da rede BIG e maiores despesas financeiras se destacam. Apesar do declínio de faturamento, as vendas líquidas apresentaram aumento de 36,3%.
Agora, o grupo que tem no Atacadão o seu principal ativo, adquiriu a rede de hipermercados BIG e já possui planos de conversão para mais de 120 pontos, comprados em outras bandeiras, até o início de 2024. Com isso, especialistas passaram a observar os efeitos da inflação e dos juros nos negócios da companhia.
De outubro a dezembro do ano passado, o Carrefour Brasil lucrou cerca de R$ 550 milhões, uma queda significativa em relação aos R$ 766 milhões registrados no mesmo período de 2021. Contando com todos os efeitos, incluindo a compra do BIG, o déficit equivale a 58,1%, ou R$ 426 milhões.
Para David Murciano, diretor de finanças e relações com investidores, “a conversão de lojas tem efeito no lucro líquido, temos esse efeito negativo de ‘one-off’ (extraordinário) da conversão de lojas, mas quando já está convertida observamos um crescimento das vendas”, afirma.
Aquisição da rede BIG influenciou queda nos lucros do Carrefour (Foto:Reprodução Reinaldo Bessa)
Segundo Murciano, a pressão no lucro é natural, mas afirma que a empresa já almeja compensar com o crescimento da geração de caixa.
Sobre a situação com os bancos, depois da crise vivida pela varejista norte-americana, o diretor financeiro menciona que o cenário ainda é complicado, mas que vem sendo discutido de forma amistosa com instituições financeiras.
Dados da geração de caixa, medida pelo Ebitda, que considera lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, destacam que o Carrefour Brasil garantiu por volta de R$ 1,97 bilhão no trimestre, representando um crescimento de 12,4%. A média Ebitda ajustada aponta ainda a queda de 8,5% para 7% em 12 meses, e um aumento na margem bruta de 20,6% para 21,7%.
Para Muciano, o nível de margem, mesmo com a inflação dando sinais de arrefecimento, ainda poderia impactar os negócios do Atacadão.
As vendas líquidas do grupo aumentaram 36,3%, equivalente à R$ 28,2 bilhões, em relação ao quarto trimestre de 2021, avançando 22,6% na divisão de atacarejo, enquanto o varejo, segmento que inclui as lojas Carrefour, aumentou 47,7%.
Apesar das oscilações, o Carrefour Brasil menciona que a integração do BIG segue conforme o planejado, com as conversões ficando acima do esperado para o ano passado, com 59 lojas em comparação às 37 estimadas.
Foto destaque: Carrefour Brasil apresenta queda de 28%nos lucros do 4º trimestre. Reprodução/REUTERS/Eric Gaillard