Por causa das chuvas, Rio entra em estágio de mobilização

Matheus Martins Por Matheus Martins
3 min de leitura

Após temperaturas elevadíssimas e um Carnaval bem quente no Rio o tempo volta ficar chuvoso e frio com a chegada do outono desde o dia 20 de março. Dito isso na madrugada desta sexta (7) para sábado o Rio entrou em estágio de mobilização devido ao volume das chuvas que foi de moderada a forte em vários pontos da cidade, de acordo com o Centro de Operações. 


Centro de Operações do Rio solta alerta de estágio de mobilização. (Foto: reprodução/ Instagram/@operacoesrio)


Já no início da manhã, sobre o litoral da Zona Oeste, na Barra e Grande Jacarepaguá, além da Zona Sul foram vistos núcleos de chuva se deslocando gradualmente. Isso poderia causar uma chuva moderada. Sábado de Aleluia teve suas condições climáticas influenciadas pela entrada de umidade do oceano no continente e por ventos em médios níveis da atmosfera. 

Os maiores acumulados pluviométricos em 15 minutos vieram de Piedade as 3h30, Guaratiba as 1h30 e Grajaú as 3h45 com 18,6 mm; 18,0 mm e 16,0 mm, respectivamente. Já os maiores acumulados em 1 hora foram 42,0 mm; 41,6 mm e 37,2 mm em Grajaú as 4, Urca as 4h15 e Laranjeiras as 4h15, respectivamente. Outros dados vieram no período de 0h até as 9h onde choveu mais em Santa Teresa com 74,8 mm; no Jardim Botânico com 73,8 mm e na Urca com 73,0 mm. 

Em situações como essa, todo cuidado é pouco, com chances de inundações e alagamentos e também de deslizamentos nas regiões da Baía de Guanabara, Barra e Jacarepaguá e Zona Sul. Cerca de 30 ocorrências foram atendidas pelos bombeiros em todo território fluminense, entre elas cortes de árvores e salvamentos de pessoas. 

A temperatura só deve voltar a subir na segunda-feira, com previsão de máxima de 29°C, mas ainda com possibilidade de chuvas, já na terça, a máxima será de 30°C, com tempo aberto e sem a chance de chuvas. 

Outro cuidado é com o mar, que de acordo com o alerta oficial da Marinha, apesar de a ressaca ter acabado na quarta-feira (5), os efeitos ainda demoram a passar, com previsão de ondas de 2 metros, a estimativa é que fique assim até amanhã. 

Foto destaque: Tempo no Rio virou na madrugada de sexta para sábado. Foto: reprodução/ Cristina Boeckel / g1

Deixe um comentário

Deixe um comentário