Colágeno: tudo o que precisa saber sobre a proteína

Ana Carolina Lara Por Ana Carolina Lara
5 min de leitura

Há um alvoroço enorme envolvendo drinks e suplementos de colágeno, já que famosos e influenciadores divulgam seus benefícios para pele, cabelos e unhas. Uma vez que o colágeno em nossos corpos oferece suporte crítico para estes tecidos, parece admissível que o consumo de colágeno leve a cabelos saudáveis e brilhosos. Mas o que diz a ciência? Confira as  informações dadas à Harvard Health Publishing por Dr. Payal Patel e Dr. Maryanne Makredes Senna.

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína estrutural importante em nossos tecidos. É encontrado na pele, cabelo, unhas, tendões, cartilagem e ossos. Ele trabalha com outras substâncias, como ácido hialurônico e elastina para manter a elasticidade, o volume e a umidade da pele. Também ajuda a compor proteínas, como a queratina, que formam a pele, o cabelo e as unhas.

Nossos corpos produzem naturalmente colágeno usando os aminoácidos de alimentos ricos em proteínas ou ricos em colágeno, como caldo de osso, carne e peixe. Mas envelhecimento, danos causados ​​pelo sol, tabagismo e consumo de álcool diminuem a produção de colágeno.

Bebidas e suplementos de colágeno geralmente contêm colágeno de muitas fontes diferentes, como peixes, gado, porcos ou frango. Normalmente, eles contêm peptídeos, cadeias curtas de aminoácidos que ajudam a compor as proteínas essenciais do corpo, incluindo o próprio colágeno e a queratina.

Você deve tentar suplementos ou bebidas de colágeno?

No momento, não há provas suficientes de que tomar pílulas de colágeno ou consumir bebidas à base de colágeno fará diferença na pele, no cabelo ou nas unhas. Nossos corpos não podem absorver o colágeno em toda a sua forma. Para entrar na corrente sanguínea, ele deve ser decomposto em peptídeos para que possa ser absorvido pelo intestino.

Esses peptídeos podem ser decompostos ainda mais nos blocos de construção que produzem proteínas como a queratina, que ajudam a formar a pele, o cabelo e as unhas. Ou os peptídeos podem formar colágeno que se deposita em outras partes do corpo, como cartilagem, osso, músculos ou tendões. Até agora, nenhum estudo em humanos provou claramente que o colágeno que você toma por via oral acabará em sua pele, cabelo ou unhas.


É importante ler os ingredientes das bebidas que prometem aumento da produção de colágeno. Foto: reprodução/Shutterstock/Sport Life


Se o seu objetivo é melhorar a textura e a elasticidade da pele e minimizar as rugas, é melhor focar na proteção solar e usar retinóides tópicos. Pesquisas extensas já demonstraram que essas medidas são eficazes.

Se você optar por experimentar suplementos ou bebidas de colágeno, revise a lista de ingredientes e o perfil de proteína. Evite suplementos com muitos aditivos ou enchimentos. Os produtos que contêm grandes quantidades de prolil hidroxiprolina e hidroxiprolilglicina são melhores para reduzir as rugas e melhorar o teor de umidade da pele.

Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer novo suplemento. Pessoas propensas a gota ou com outras condições médicas que exijam que limitem a proteína não devem usar suplementos ou bebidas de colágeno.

Se você está preocupado com cabelos ralos ou sem brilho, unhas quebradiças ou manter a pele macia e saudável, converse com seu médico ou dermatologista para obter conselhos sobre as opções.

O que ajuda:

Siga um estilo de vida saudável e uma dieta balanceada que inclua alimentos ricos em proteínas;

se você fuma, pare;

limite o álcool a dois drinques ou menos por dia para homens ou um drinque ou menos por dia para mulheres;

aplique protetor solar diariamente e lembre-se de reaplicar a cada duas horas;

use chapéus e roupas de abas largas ou com proteção UV quando passar muito tempo ao sol.

Foto de capa: Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer suplementação. Reprodução/Freepik

Deixe um comentário

Deixe um comentário