“Universidades Federais ganharão novo repasse de Lula em breve”, afirma Camilo Santana

Alexandre Muniz Por Alexandre Muniz
3 min de leitura

Camilo Santana, informou que nesta quarta-feira o presidente anunciará em encontro os montantes de recursos destinados às universidades federais

Como informou o ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar nesta quarta-feira (19) o valor de repasses dos recursos a universidades ou Institutos federais. Santana não quis antecipar o comunicado, que deve ser feito no encontro de Lula com reitores e diretores no Palácio do Planalto.

No orçamento do governo está prevista a menor quantia dos últimos dez anos para gastos com investimento e custeio. O montante deve vir do adicional aprovado pela PEC da Transição no último ano, que permitiu uma ampliação de R$ 145 bilhões nos gastos do governo federal em 2023.

O valor será anunciado amanhã pelo presidente. É o segundo encontro que o presidente faz no Planalto [com representantes das instituições]. É um simbolismo para mostrar reconhecimento aos institutos federais de ensino. Sabemos o quanto as universidades foram sucateadas nos últimos anos. O compromisso do presidente é anunciar a recomposição amanhã”, disse.


Camilo Santana, Ministro da Educação do governo Lula (Foto: Reprodução/O Globo)


Como o ministro mesmo salientou, também já há expectativa que Lula anuncie sua retomada de obras paradas nas universidades e institutos federais.

Simone Tebet, ministra do Planejamento, participou do mesmo evento que o ministro Santana, o Todos pela Educação, promovido na capital federal.

Tebet declarou na solenidade que seu objetivo, nos quatros anos seguintes, é que não tenha mais contingenciamento de orçamento em recursos educacionais. 

Não vai ter contingenciamento para a educação. Tudo o que ele [Santana] precisar ele terá”, disse.

A fala do ministro foi durante esse evento organizado pelo Todos Pela Educação, onde além de Simone Tebet, outros ministros do governo, congressitas, governadores, e representantes do setor marcaram sua presença para abordarem e discutirem temas como a alfabetização, Novo Ensino Médio, educação antiracista e inclusiva e a recente onda de violência nas escolas.

Foto destaque: O presidente Lula ao lado de Camilo Santana Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário