O presidente Lula (PT) assinou 13 acordos de cooperação entre o Brasil e Portugal, neste sábado (22), no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, capital portuguesa. Educação, cultura, saúde e turismo são um dos temas.
Um dos acordos na área da educação é a validação dos diplomas das etapas educacionais que levam ao ensino superior, no Brasil, o ensino fundamental e médio, já em Portugal, o ensino básico e secundário. Portanto, o intuito desse acordo é facilitar a equivalência dos diplomas dos brasileiros que vão estudar e trabalhar em Portugal. Outro ponto fechado na educação é a criação da Escola Portuguesa de São Paulo.
Além disso, houve um acordo para promover o reconhecimento mútuo das cateiras de habilitação, ou seja, a carteira de motorista brasileira será totalmente válida em Portugal e vice-versa.
Acordos na área do cinema e audiovisual também foram fechados, como o protocolo de cooperação entre o instituto do Cinema e do Audiovisual, de Portugal, e a Agência Nacional do Cinema (ANCINE), do Brasil, para incentivar a coprodução do cinema.
Brasil e Portugal fecharam mais de 10 acordos de cooperação (Foto: Reprodução/PT)
Acordos na área de ciência e tecnologia também foram assinados. Além disso, foi fechada uma parceiria entre a Embratur, agência brasileira de turismo, com o Turismo de Portugal, com o intuito de intensificar as movitações turísticas entre os dois países.
Além de todos esses acordos comercias sendo fechados, o presidente Lula vai ao evento de entrega do Prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque. Ele venceu o prêmio em 2019, mas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não assinou o ato de entrega.
Lula (PT) e sua comitiva de ministros ficam em Portugal até dia 25 e depois ele cumpre mais dois dias de agendas oficiais na Espanha, onde ele vai encontrar o premier espanhol Pedro Sanchez.
Essa é mais uma viagem internacional do presidente em que o Brasil tem novos acordos comerciais assinados e de extrema importância para a economia do país. Lula voltou de uma viagem à China onde teve mais de 50 acordos de cooperação assinados.
Foto destaque: Lula e a primeira dama, Janja, chegando em Lisboa. Reprodução/correiobraziliense