Ministério da Saúde do MS lança campanha contra a Malária

Kauê Olah Lopes Por Kauê Olah Lopes
2 min de leitura

Nesta terça-feira (25) o Ministério de saúde do MS lançou uma campanha voltada para a prevenção da Malária. A campanha tem como foco principal toda a região amazônica, pois, o local concentra 99% dos casos das doenças no país. A doença tem incidência nas populações mais vulneráveis socialmente, e representa um grande problema de saúde pública no Brasil. A data marcou o Dia Mundial de Luta contra a Malária, e também, os 20 anos de atuação do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária.

  Dados preliminares da pasta mostram que nos 2 primeiros meses deste ano, já foram registrados 21.273 casos. O que representa um aumento de 12,2% em relação ao mesmo período em 2022.

Segundo o próprio Ministério da Saúde, a campanha de publicidade será veiculada em grandes meios de comunicação como rádio, televisão, redes sociais e também em outdoors espalhados nos estados da região Amazônica (AC, AP, AM, MA, MT, PA, RO, RR e TO) a campanha será divulgada também em bairros e carros de som , para que a informação chegue ao máximo de pessoas possíveis. Principalmente às que estão em localidades mais vulneráveis. 


Estado do MS lança campanha de prevenção contra a Malária (Reprodução/Drauzio Varella)


A diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Alda Cruz disse que a campanha será veiculada e compartilhada nas regiões, consideradas especiais e mais afetadas, com foco em alertas para as formas de prevenção e tratamento da doença. 

“O dever da casa é diagnosticar e tratar todos os casos de forma adequada e oportuna , com a realização das atividades de prevenção e controle , incluindo educação em saúde e evitar o restabelecimento nas áreas sem transmissão autóctone nos últimos três anos, quem vem sem sendo implementado na região extra-amazônica”, Declarou Alda Cruz.

 

Foto destaque: Estado do Amazonas.

Reprodução/Conexão123

Deixe um comentário

Deixe um comentário