A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na terça-feira de ontem (30) que dois possíveis casos da variante Ômicron foram detectados no Brasil por um sequenciamento genético feito pelo Hospital Albert Einstein.
O hospital notificou a Anvisa na última segunda-feira (29) e ainda precisa de um parecer oficial do Instituto Adolfo Lutz, que é o laboratório nacional oficial de saúde pública. Os resultados das amostras colhidas e analisadas ainda são preliminares e devem passar por outra rodada de testes para confirmar a presença da nova cepa do Coronavírus. No caso de a próxima análise laboratorial comprovar a existência da nova variante, estes serão oficialmente os dois primeiros casos de infecção pela Ômicron em solo brasileiro.
Wallpaper ilustrando a nova variante do Coronavírus. (Foto: Reprodução/DW.com)
Segundo as informações cedidas pela Anvisa, os dois brasileiros possivelmente infectados pela Ômicron são um casal: um homem de 41 anos e uma mulher de 37 anos. O primeiro aterrissou na região de Guarulhos (SP) no dia 23 de novembro (um dia antes do alerta mundial sobre a existência da cepa viral), foi testado e apresentou um resultado negativo para o teste RT-PCR. Após dois dias, no dia 25, ambos se dirigiram ao laboratório situado no aeroporto de Guarulhos para realizarem a testagem requerida a fim de retornar à África do Sul, e testaram positivo para a Ômicron: o resultado foi anunciado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.
O comunicado sobre a variante foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.
“Diante do diagnóstico positivo, o casal foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar. Ambos estão sob monitoramento das Vigilâncias estadual e municipal de São Paulo, juntamente com seus respectivos familiares”, informou à mídia.
O Governo Estadual disse, ainda, que “a responsabilidade no monitoramento nos aeroportos é da Anvisa e, até o momento, o Governo Federal não exige comprovante de vacinação contra Covid-19 de viajantes estrangeiros para entrada no país”.
https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Reino-Unido-confirma-casos-da-variante-Omicron
A assessoria do tucano João Doria (PSDB) ratificou a solicitação de um novo posicionamento ao comitê científico o qual auxilia o governador a analisar o cancelamento da flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos que estava prevista para entrar em vigor em 11 de dezembro. A papelada deve estar pronta na semana que vem.
Foto de destaque: Reprodução/Cadu Rolim