Quarta morte causada por dengue grave é confirmada na Bahia

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

A prefeitura de Feira de Santana confirmou neste sábado (8) a morte de uma adolescente de 13 anos, causada por dengue grave. O caso já é o quarto este ano. A Vigilância Epidemiológica encaminhou amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) para confirmar a causa da morte.

Em junho, um homem de 36 anos e uma mulher de 20, morreram em decorrência da dengue grave. Somente este ano, a Vigilância Epidemiológica já confirmou mais de 700 casos de dengue grave em Feira de Santana, sendo 111 deles alarmantes e oito considerados graves. A recomendação é que os pacientes com suspeita de dengue se encaminhem à unidade de saúde mais próxima e realizem exames assim que começarem os sintomas. Para os casos mais graves, o ideal é ir imediatamente até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou às Policlínicas Municipais. 

O exame para diagnósticos está sendo realizado no Ambulatório Municipal de Infectologia, na Rua Professor Fernando São Paulo, 911, bairro São João. O paciente deve apresentar guia de solicitação, documento de identidade e cartão do SUS. 


Sintomas da dengue grave, ou hemorrágica. Foto: reprodução/Prefeitura Municipal de São João do Oriente


De acordo com o Dr. Alberto Chebabo, infectologista da Dasa e presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a dengue grave, ou dengue hemorrágica, é causada quando o sistema imunológico do paciente reage intensamente à infecção, sendo mais comum em pacientes que contraem a doença pela segunda vez. Qualquer sorotipo do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) pode causar a dengue hemorrágica, mas, no caso do DEN-2, o risco de apresentar essa complicação é maior.

A dengue grave causa uma reação inflamatória no corpo que altera os padrões de coagulação, o que provoca hemorragias e perda de fluidos. Inicialmente, os sintomas são os da dengue comum: febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor nas articulações. Após o terceiro dia de infecção, a febre começa a ceder, mas outros sintomas aparecem: manchas vermelhas na pele, sangramentos nas gengivas e no nariz, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, urina com sangue, dificuldade de respirar e confusão mental. Nesses casos, é necessário buscar ajuda médica imediata.

Foto destaque: quarta morte por dengue hemorrágica é confirmada na Bahia. Reprodução/Veja Saúde.

Deixe um comentário

Deixe um comentário