Nesta segunda-feira (17), o renomado cantor Elton John prestou depoimento em favor do ator Kevin Spacey durante um julgamento de agressão sexual. A participação do cantor ocorreu por meio de uma videochamada, na qual ele foi questionado sobre a participação de Spacey em um evento de caridade luxuoso chamado White Tie and Tiara, organizado por Elton John no início dos anos 2000.
Declaração feita por Kevin Spacey ano passado referente as acusações. Reprodução / YouTube
Durante seu depoimento, Elton John descreveu que o ator estava vestindo um traje de gala e havia chegado ao evento em um jatinho particular. Quando indagado se Spacey teria saído diretamente do jatinho para a festa, o cantor reforçou a vestimenta utilizada pelo ator e expressou dúvidas de que ele a usaria em um voo comercial. Além disso, Elton John afirmou não se lembrar do acusador nem da presença de Spacey no evento nos anos em que o suposto crime teria ocorrido, alegando que o ator só teria comparecido no ano de 2001, período em que ele inclusive ficou hospedado em sua casa em Windsor.
A acusação contra Kevin Spacey envolve o ato de agarrar a virilha de um motorista de forma agressiva, quase causando um acidente, segundo o denunciante. O suposto crime teria ocorrido em 2004 ou 2005. O marido do cantor Elton John, David Furnish, também participou da videochamada como testemunha. David reforçou o depoimento de seu marido e acrescentou que teve contato com o denunciante, descrevendo-o como uma pessoa amigável, divertida e envolvente. Ele afirmou que sempre pôde se envolver em brincadeiras descontraídas com o denunciante, e que ele sempre esteve confortável com esse tipo de interação.
Enquanto Kevin Spacey alega que ele e o denunciante tiveram um relacionamento romântico e consensual, o acusador afirma que o ator fez avanços sexuais cada vez mais indesejados, que o deixaram fisicamente doente. O ator afirmou que acredita que o denunciante pode ter reimaginado o que foi um toque consensual, mas confessou sentir-se arrasado ao tomar conhecimento da queixa prestada à polícia. Spacey ressaltou que ambos eram amigos e que eles tiveram uma relação um pouco mais romântica, mas respeitou a vontade do homem de não prosseguir.
Kevin Spacey está enfrentando 12 acusações de agressão sexual envolvendo quatro homens no Reino Unido, no período entre 2001 e 2013, quando ele residia e trabalhava em Londres. Caso seja considerado culpado, o ator poderá receber uma sentença de prisão perpétua. O juiz conduzirá uma nova audiência para anunciar a sentença, caso o veredicto seja de culpabilidade.
Foto Destaque: Kevin Spacey e Elton John. Reprodução/Maja Smiejkowska/Reuters/Instagram