Barbie quase teve uma cena um tanto inusitada para o filme. Em entrevista ao IndieWire, a diretora e roteirista Greta Gerwig revelou que, além das canções de estrelas como Billie Eilish, Lizzo, Dua Lipa e Nicki Minaj, o roteiro inicial do filme continha também uma “ópera de peidos” como atração musical, algo que, segundo ela, também quase esteve presente em seus outros longas.
A informação foi revelada por Gerwig conjuntamente com Nick Houy, editor que trabalhou em todos os filmes da diretora. De acordo com eles, é quase uma tradição de seu processo tentar colocar uma cena envolvendo peidos nos filmes, mas nenhuma funcionou até agora. “Nós nunca conseguimos. Tinha uma no meio de Barbie também. Eu achei bem engraçada, mas não foi o consenso”, comentou Gerwig. “Estava no lugar errado, também”, completou Houy, acrescentando: “Precisamos colocar em um momento com mais significado narrativo na próxima.” Segundo Gerwig, também houve tentativas de incluir piadas relacionadas em seus outros dois premiados filmes, “Lady Bird” (2017) e “Adoráveis Mulheres” (2019), mas nunca encontraram o momento certo.
Cena de Barbie com Margot Robbie. (Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures)
A interferência da Mattel
A cena não foi a única coisa vetada pela Mattel para o filme, ou, pelo menos, não foi a primeira tentativa. Gerwig revelou que a empresa não estava muito animada com uma cena em específico, perto do início do filme, em que a personagem principal, interpretada por Margot Robbie, foi chamada de fascista. Executivos chegaram a viajar para Londres, onde o filme estava sendo gravado, para tentar remover da versão final, sendo convencidos após a cena ser performada ao vivo para eles. Além disso, outra cena, no início, em que Robbie conversa com uma idosa, também não agradou à Mattel, mas Gerwig conseguiu que ela se mantivesse, sendo referida como o “coração” do filme.
Em entrevista ao New York Times, Gerwig falou sobre as tentativas de interferência e cooperação da empresa: “Eu provavelmente nunca teria o selo de aprovação completo da Mattel, mas tive o ‘vamos ver como fica’, e isso já é o suficiente. Eu tinha fé que quando estivesse na frente deles, iriam abraçar, não lutar contra”.
O sucesso de Barbie
E as apostas de Gerwig e da empresa parecem ter dado muito certo. Estrelado por Margot Robbie, Ryan Gosling, e com um cast repleto de estrelas como America Ferrera, Issa Rae, Michael Cera, Simu Liu e Will Ferrell, Barbie já bateu os 470 milhões de dólares globalmente e quebrou diversos recordes de bilheteria em seu fim de semana de estreia. O filme completou uma semana de lançamento nos cinemas brasileiros nesta última quinta (27).
Foto destaque: Greta Gerwig com Ryan Gosling e Margot Robbie no set de Barbie. Reprodução/Jaap Buitendijk/Warner Bros. Pictures