Nas últimas semanas, as polêmicas relacionadas a alienígenas e à NASA têm crescido após um ex-funcionário do governo americano ter revelado que os Estados Unidos encontraram material extraterrestre em pesquisas. O diretor da NASA, Bill Nelson, se pronunciou sobre o assunto. Durante viagem oficial à Argentina nesta quinta-feira (27), Nelson falou que a agência irá divulgar um relatório em Agosto sobre os supostos relatos.
Resposta da NASA
“Decidi, como chefe da NASA, já que existem tantas suspeitas sobre alienígenas, que nomearia um comitê de cientistas muito ilustres”, disse o diretor. “Esperem até o mês que vem para terem sua resposta”, completou. A pergunta foi feita por um repórter na Casa Rosada, sede da presidência da república da Argentina em Buenos Aires, após ele se reunir com o presidente Alberto Fernández.
O diretor da NASA está visitando os países da América do Sul e conversando com os líderes para buscar apoio ao Programa Ártemis, que visa lançar novamente um foguete para a Lua em 2025. Nelson esteve também no Brasil em julho e conversou com Lula sobre o projeto e sobre a Amazônia, ao que ele chamou de uma “conversa muito ampla”.
Bill Nelson ao lado de Lula, durante visita ao Brasil. (Foto: Reprodução/Reuters)
Origem da polêmica
A pergunta veio depois de David Grusch, ex-funcionário da Força Aérea dos Estados Unidos, ter testemunhado na quarta-feira (26) que o governo americano estaria com um programa de engenharia reversa em OVNIs há algumas décadas e teria adquirido, no processo, material biológico não-humano.
A revelação gerou grande discussão pelo mundo, sendo, teoricamente, uma confirmação de vida alienígena, apesar de Grusch ter falado que não viu, e sim, que teve contato com pessoas diretamente relacionadas ao programa. Os comentários geraram insatisfação no governo americano, que negou veemente as alegações e chamou-as de um “insulto” aos oficiais de inteligência americanos, afirmando que “não há qualquer informação verificável para substanciar as alegações de que quaisquer programas relativos à posse ou à engenharia reversa de materiais extraterrestres existiram no passado ou existem atualmente”.
Foto destaque: Bill Nelson em coletiva de imprensa. Reprodução/Joédson Alves/Agência Brasil