Estados Unidos sofre e empata com Portugal, mas se classifica em segundo no Grupo E

Jorge Baldon Por Jorge Baldon
4 min de leitura

Em jogo decisivo pela última rodada do grupo E na Copa do Mundo Feminina, as tetracampeãs Estados Unidos tiveram dificuldade ao enfrentar a seleção portuguesa, mas com o empate sem gols no placar, garantiram a classificação para as oitavas de final do torneio mundial. O cofronto realizado na madrugada desta terça-feira (01), no Eden Park, em Aukland, parecia apontar um favoritismo nítido para as americanas, porém a garra das europeias acabou surpreendendo a todos, quase resultou em uma zebra histórica ao eliminar as adversárias pela primeira vez em uma fase de grupos.



Inês Pereira foi o nome português no primeiro tempo (Foto: Reprodução/gettyimages)


Surpresa no primeiro tempo

Mesmo precisando apenas de um empate para garantir vaga na próxima fase da Copa do Mundo, os Estados Unidos buscaram o resultado no começo do jogo e pressionaram as portuguesas, algo necessário para avançar na liderança do Grupo E. Apesar do favoritismo e demonstrar iniciativa, as tetracampeãs tiveram muita dificuldade em vencer a dura marcação das estreiantes. Por outro lado, Portugal conseguiu administrar a posse de bola na primeira etapa e se lançou ao ataque em velocidade nos contra-ataques, mas pecaram demais na hora do último passe e também nas conclusões ao gol. Em momentos que tiveram liberdade, as finalizações americanas terminaram em defesa de Inês Pereira.



Ana Capeta teve a grande oportunidade do jogo. (Foto: Reprodução/gettyimages)


Emoção nos acréscimos 

Semelhante ao visto durante o primeiro tempo, a Seleção Americana conseguiu mais liberdade para ameaçar a meta portuguesa, principalmente pela queda no rendimento físico das europeias. Tomando conta do meio campo na etapa final, as atuais bicampeãs do mundo conseguiram uma ótima chance de abrir o placar aos 8 minutos, quando Alex Morgan recebeu em profundidade e acabou driblando a goleira Inês Pereira. A conclusão da estadunidense só não resultou em gol por conta da zagueira Diana Gomes, que afastou quase em cima da linha.

A atacante americana seguiu procurando seu gol na partida e teve outra oportunidade somente aos 39 minutos, aproveitando o rebote do seu próprio chute, saindo rasteira para defesa importante de Inês Pereira no canto direito. Depois de resistir a pressão das adversárias, Portugal teve a bola do jogo nos acréscimos. Ana Capeta aproveitou o lançamento entre as zagueiras e mesmo com desvio na finalização acabou acertando a trave esquerda de Naeher, perdendo a chance de uma zebra histórica na Austrália.

As atuais bicampeãs da Copa do Mundo conseguiram uma classificação para a próxima fase lotada de emoção, porém não conseguiram convencer durante a fase de grupos. Além de empatar com as portuguesas e holandesas, os Estados Unidos venceram apenas o Vietnã na estreia do torneio, ficando com 5 pontos após 3 jogos. A campanha resultou no avanço aos mata-matas na segunda posição do Grupo E, algo que não acontecia desde o mundial de 2011. Além de disputar seu primeiro mundial, Portugal deixou uma imagem de esperança para as torcedoras, quase eliminando a melhor seleção de todos os tempos em uma zebra histórica.

Foto Destaque: Megan Rapinoe consolando Jéssica Silva após a partida. Reprodução/GettyImages

Deixe um comentário

Deixe um comentário