Estudo de Harvard aponta qual o melhor horário para dormir

Henrique Santos Por Henrique Santos
3 min de leitura

Problemas que interferem na rotina são prejudiciais para uma noite bem dormida, segundo um estudo recente da Universidade Harvard, concluiu que pessoas que vão dormir entre 22h e 23h dormem melhor e podem ter menos chances de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que têm o hábito de dormir mais cedo ou mais tarde.

Doenças cardíacas estão relacionados com à noite de sono

Foi comprovado que pessoas que não dormem durante o horário considerado ideal, aqueles que possui o hábito de dormir à meia-noite podem ter até 25% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, e aqueles que iniciavam o sono antes desse horário, 24%. Os autores mostraram que deitar-se em horários não fora do ideal altera o ritmo circadiano, essencial para regular as funções vitais do organismo.

Além disso, outro relatório da Fundação do Sono norte-americana enfatiza que o segredo é sempre adormecer e acordar na mesma hora. Assim como ser consistente com os horários de descanso ajuda a garantir um sono de qualidade e garante que uma qualidade melhor de vida.


O horário ideal de dormir é entre 22h e 23h. (Foto: reprodução/Pexels)


Criar uma rotina é essencial

Rosana Gogorza, médica neurologista especializada em bem-estar e qualidade de vida, afirma que o essencial é buscar estabelecer uma rotina para deitar e acordar na mesma hora todos os dias, podendo dispensar o uso do despertador. A especialista ressalta a importância de priorizar o sono de sete a nove horas por noite.

Outra dica importante que Gogorza sugere que é necessário ter elementos adequados e confortáveis: travesseiros, lençóis, colchões e faz outra importante recomendação que a forma mais saudável é estar acordado durante os momentos de luz natural e dormir nos períodos de escuridão.

A especialista ainda sugere que a roupa de cama seja macia e leve. Além disso, ela recomenda dormir em um ambiente escuro e sem nenhuma fonte de luz que possa interferir na secreção de melatonina.

 

Foto Destaque: Harvard define o momento ideal para ter uma boa noite de sono. Reprodução/Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário