Aconteceu nesta terça-feira, 29/08, o lançamento do livro biográfico ‘Dando a volta por cima’, na Livraria Travessa, do Shopping Iguatemi, em São Paulo.
Nomes como Carol Trentini, Sasha Meneghel, Tiago Iorc, Mônica Martelli, Fernanda Paes Leme, Tiago Abravanel, Gabriela Duarte, Paulo Vilhena, Pedro Novaes, Ricardo Tozzi e Thales Bretas estiveram na noite de autógrafos em torno de Anderson Baumgartner, fundador da WAY – consagrada entre as maiores agências de modelos e celebridades do país.
Com prefácio por Leandro Karnal e apresentação por Mônica Martelli, o novo livro biográfico inspira com situações incomuns e a superação que viveu Anderson Baumgartner até tornar-se um dos maiores empresários do ramo.
Anderson Baumgartner com Tiago Iorc e Duda Rodrigues. (Foto: WAY – divulgação)
História de vida
Na catarinense Itajaí, onde nasceu e cresceu, atravessou a dor com coragem para não perder o espírito sonhador, cercou-se de acolhimento e tornou-se prova de que o amor salva.
O caminho não seria fácil: em um dia incomum, presenciou o acidente doméstico em que perdeu a mãe, com apenas dez anos de idade.
A perda do pai veio logo em seguida – e uma repentina nova realidade surgia adiante.
Abandono escolar, trabalhos domésticos e a busca pelo sustento foram os inevitáveis próximos capítulos. Anderson seguiu em frente, otimista e sem rancores.
A situação sensibilizou moradores do município litorâneo, onde “Dando” acabou sendo resgatado por uma nova família.
Com amor e acolhimento, seguiria então um novo caminho. Determinado, não deixou de agir e sonhar. A positividade era alimentada assistindo Xuxa, de quem era fã desde criança, na pequena televisão.
O teletransporte visual era um convite à fantasia e um conforto diante da nova realidade.
Aos 15 anos, Anderson assistia TV, quando seus olhos já atentos ficaram maravilhados: era o videoclipe ‘Freedom’, de George Michael. A produção, que marcou os anos 90, reunia algumas das maiores estrelas da moda à época.
Linda Evangelista, Naomi Campbell, Christy Turlington, Cindy Crawford e Tatjana Patitz davam vida à canção, cujos versos entoavam repetidamente em inglês: “liberdade”.
Desde então, “Dando” apaixonou-se por moda e, assim, nasceu o sonho: trabalhar com supermodelos.
O caminho de “Dando” até fazer desta a profissão que exerceria dali em diante passaria por uma sucessão de “tudo-ou-nada”.
“Caminho”, não à toa, dá nome – e missão – à agência que fundou em 2007: a “WAY”, prestigiada entre as líderes do segmento.
Superação
“Dando” relembra ainda das artimanhas para chegar à semana de moda pela primeira vez e de momentos inesquecíveis, como brindar com Madonna e participar pela primeira vez do programa de Ana Maria Braga, um dos muitos onde passaria a dar entrevistas dali em diante.
Gerenciando carreiras e revelando talentos, Anderson Baumgartner revive sua própria trajetória, dedicando-se a transformar realidades e multiplicar histórias de superação, como a que viveu.
Foto destaque: Anderson Baumgartner com Sasha Meneghel e João Figueiredo. Reprodução/WAY – divulgação