Ucrânia diz que ataque em aeroporto russo foi lançado da Rússia

Felipe Pirovani Por Felipe Pirovani
3 min de leitura

Na madrugada de quarta-feira, a cidade de Pskov, localizada a 700 quilômetros da fronteira com a Ucrânia, foi alvo de um ataque por drones. Inicialmente, acredita-se que o ataque tenha partido do território ucraniano. No entanto, hoje o diretor da inteligência militar ucraniana afirmou que o ataque foi lançado do próprio território russo.

O ataque

Em maio deste ano, a região de Pskov já havia sido alvo de ataques de drones. Essa parte do território fica no noroeste da Rússia e faz fronteira com três países: Estônia e Letônia, que fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), e a Bielorrússia.

O ataque foi direcionado ao aeroporto da cidade, que abrigava aeronaves usadas para transporte de tropas e cargas pelo Ministério da Defesa da Rússia. O diretor de inteligência militar da Ucrânia, Kyrylo Budanov, fez a seguinte afirmação em seu Telegram: “Quatro aviões de transporte militar russos IL-76 foram atingidos durante o ataque. Dois foram destruídos e outros dois sofreram danos graves.”.

O governador regional, Mikhail Vedernikov, que estava presente no local, relatou em suas redes sociais na quarta-feira que “De acordo com informações preliminares, não há vítimas”.


Entenda a guerra russo-ucraniana. Reprodução/youtube/@nostalgia


Origem do ataque

Budanov declarou em suas redes sociais que o ataque foi lançado do próprio território russo e divulgou o endereço na internet do portal The War Zone, onde ele concedeu uma entrevista. O portal afirmou que o responsável não disse se o ataque foi orquestrado por ucranianos ou russos agindo em nome da Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, foi questionado sobre a origem dos ataques de drones e respondeu dizendo que “especialistas militares estão trabalhando para determinar a rota dos drones e tomar medidas para evitar a repetição de tais situações”.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia teve início em fevereiro de 2022 e parece estar longe de acabar. O presidente Volodimir Zelensky havia saudado no final de julho a chegada da guerra em território russo.

Foto Destaque: Aeroporto russo é atacado por drones lançados de seu próprio território. Reprodução/twitter

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atualmente cursando o 4° período.
Deixe um comentário

Deixe um comentário