Nesta segunda-feira (18), o Inmet emitiu alerta de baixa umidade para diversas regiões do Brasil. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão de clima seco será percebido em boa parte dos estados até a noite da próxima quinta-feira (21).
De olho nas localidades
Para os estados de Goiás, Tocantins e Piauí, grande parte de Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso, também partes de São Paulo, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas é esperado uma variação de nível de umidade entre 20% e 30%, de acordo com informações da Folha de São Paulo.
Cuidado e bem-estar
O tempo seco requer maior atenção e medidas dever ser tomadas para preservar a boa saúde. Algumas práticas ajudam amenizar os efeitos da secura do tempo.
Relevantes orientações foram disponibilizadas pelo Inmet:
-
Hidratação é fundamental, tanto a ingestão de líquidos quando a proteção da pele com uso de hidratantes, que ajuda evitar o ressecamento e impedir que a pele se queime devido à baixa umidade.
-
Evite bebidas alcoólicas e a cafeínas, essas substâncias favorecem a desidratação.
-
Umidificador de ar em ambientes auxilia para manter a umidade do local, cooperando por conservar as vias respiratórias e a pele livres de ressecamento.
-
Reduzir o tempo de exposição ao sol, sobretudo nas horas mais intensas de calor, nesses períodos a umidade costuma ser mais baixa.
-
Evitar atividades físicas e exercícios que requeiram mais esforços ao ar livre, essa prática aumenta a desidratação e propiciam problemas respiratórios.
Inmet Previsão do tempo (Foto; reprodução/Instagram/@inmet.oficial)
-
O uso de roupas leves deve ser a melhor opção nos dias de calor intenso e opte pelo agasalho nos dias de temperatura baixa.
-
Utilize soro fisiológico para hidratar as narinas é recomendado, além de manter a higiene da casa para evitar o acúmulo de poeira, que está entre os principais agentes responsáveis das patologias alérgicas.
-
O fumo também é um dos grandes vilões causadores de doenças respiratórias, portanto, a Inmet afirma que reduzir o uso é um bom recurso para quem deseja evitar uma piora no quadro respiratório.
Caso você possua alguma doença crônica, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e perceba sinais de desconforto nos dias de baixa umidade do ar, procure orientação médica.
Foto Destaque – Mulher se hidratando – Reprodução/Freepik