Dia das Crianças: dar presentes ou garantir a qualidade alimentar

Glenda Coraline Por Glenda Coraline
3 min de leitura

Além de celebrar com presentes, o Dia das Crianças também nos faz refletir sobre a importância de promover uma alimentação saudável. A nutricionista Tamiris Pitana Martins, em relação à questão, compartilhou orientações sobre como elaborar um cardápio adequado de acordo com a idade das crianças e quais são os principais alimentos para uma dieta equilibrada e nutritiva.


Guloseimas em travessas (foto: reprodução/pixabay)


Exemplo vem dos pais

Além de manter um cardápio equilibrado, é altamente recomendado a participação ativa dos pais durante as refeições e a demonstração de um bom exemplo, já que as crianças muitas vezes se espelham em seus responsáveis. Portanto, incorporar alimentos saudáveis à própria dieta e explicar os benefícios para a saúde é o primeiro passo para incentivar o consumo de verduras, legumes e frutas pelas crianças“, explica Tamiris.

Os pais desempenham um papel central na formação dos hábitos alimentares de seus filhos. Ao servirem como exemplos positivos, educadores e fornecedores de um ambiente alimentar saudável, eles podem influenciar significativamente a saúde e o bem-estar das crianças, preparando-as para escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis ao longo de suas vidas.

O desafio da introdução alimentar

Durante a fase de introdução alimentar, é fundamental selecionar alimentos ricos em nutrientes e vitaminas. Frutas que podem ser amassadas e que facilitam a mastigação são excelentes opções para complementar a refeição, uma vez que é aconselhado continuar a amamentação até os dois anos de idade.

Adicionalmente, para as demais refeições, é aconselhável incluir um item de cada grupo alimentar, que consiste em legumes, cereais ou tubérculos, leguminosas, proteína animal e verduras. Quanto às leguminosas, as opções incluem feijão, lentilha, grão-de-bico e ervilha, e já quanto à proteína animal, você pode escolher entre carne bovina, frango ou peixe.

Nessa fase, os pais podem introduzir o ovo na alimentação dos bebês até três vezes por semana. No entanto, se houver alguma alergia detectada, é importante remover o alimento das próximas refeições. Além disso, não é aconselhável adicionar sal às refeições nesse período, pois o excesso de sal não é saudável para os bebês.

Os alimentos devem ser sempre cozidos e preparados de forma a ficarem macios, facilitando a mastigação, uma vez que as crianças nessa faixa etária estão aprendendo a mastigar e se adaptando a novas texturas. Em relação aos líquidos, é importante oferecer apenas água como bebida, além do leite materno ou fórmula infantil, se necessário, para mães que não conseguem amamentar.

É fundamental garantir que a alimentação seja segura e apropriada para a idade da criança.

Foto Destaque: Crianças preparando alimentos saudáveis – Reprodução/Pixabay

Deixe um comentário

Deixe um comentário