Núcleo interno da Terra desacelera, veja se isso terá consequências

Um Estudo que foi divulgado pela realizado pela Universidade de Pequim, desenvolvido pelos cientistas Yi Yang e Xiaodong Song, que são sismológicos do instituto, mostra que o núcleo da terra vem desacelerando e igualou sua velocidade à do planeta Terra. O artigo que aborda a pesquisa foi publicado na Revista Nature Geoscience e surpreendeu os envolvidos que estudam o fenômeno desde 1995. A notícia que agora preocupa a todos, foi publicada nesta segunda-feira (23).

A redução da velocidade do núcleo da Terra altera o funcionamento do planeta, o que influencia na duração dos dias, o mar e o clima. A contestação é que a velocidade foi reduzida possivelmente em 2009 quando se igualou, alterando assim os campos gravitacionais e magnéticos da Terra. O tempo de um dia tem uma relação direta com o centro da terra em torno do seu próprio eixo. Xiaodong Song explicou ao jornal El País que os dias estão mais curtos e isso pode ter relação com a mudança. “Com a alteração no campo gravitacional, podem ocorrer deformações na superfície do planeta, o que impacta diretamente o nível do mar.” 


Segundo a pesquisa, a deseceleração da Terra pode prejudicar as horas do dia. (Foto: Reprodução/yahoo)


E em entrevista para a apresentadora do Olhar Digital, na edição do programa que aconteceu na última terça-feira, dia (24) Marisa Silva, Marcelo Zurita o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômicas Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) explicou que, como isso foi descoberto, o que pode estar acontecendo atualmente é as consequências da desaceleração do núcleo da Terra. Essa declaração, mesmo que seja em milésimos de segundos, podem afetar a duração dos dias. Marcelo Zurita explica: “Se o núcleo interno da Terra continuar perdendo a velocidade continuará perdendo a velocidade e permanecerá girando ao contrário, a princípio, não tem efeitos significativos para a sociedade”. A sua opinião difere dos cientistas chineses. 

Capa destaque: Foto da Terra Foto: Reprodução/canaltech.

Itaú e o Bradesco questionam sócios da Americanas

Itaú e Bradesco romperam o silêncio sobre a relação com a empresa varejista, Lojas Americanas. Na última terça-feira (24), as instituições bancárias publicaram uma nota apos a declaração realizada por investidores de referências das Lojas Americanas (AMER3) feita no último domingo (22).

Na nota, os investidores informaram que uma das maiores “e mais conceituadas empresas de auditoria independente do mundo, a PwC.” Ainda segundo os acionistas, “Ela fez uso regular de cartas de circularização, que é utilizada para confirmar as informações contábeis da Americanas com fontes externas, incluindo os bancos (…)Nem essas instituições financeiras e nem a PwC jamais denunciaram qualquer irregularidade.” 


Mesmo com a situação complica, as Lojas Americanas não anunciam falência (Foto: Reprodução/jovempan)


Em nota, o Bradesco e o Itaú questionaram fortemente a nota publicada no domingo. Segundo o Bradesco: “A governança contábil das empresas é atribuição exclusiva e não é transferível da sua administração, inclusive o Conselho de administração. O Bradesco cumpre rigorosamente as diretrizes normativas e atua de acordo com as melhores práticas de mercado.”.

O Bradesco ainda completou o comunicado de forma incomum. “Não compactuamos com alegações que buscam criar narrativas para atribuir aos bancos qualquer responsabilidade sobre as práticas contábeis irregulares da empresa e, assim, desviar a atenção do problema central, ou seja, a falta de consciência dos números das demonstrações financeiras e as responsabilidades dos seus dirigentes sobre o tal fato.” , informou.

Já o Itaú Unibanco foi na mesma linha e classificou as declarações contidas na nota como uma leviandade. “É leviana a tentativa de atribuir aos bancos aos bancos qualquer irregularidade sobre as práticas contábeis irregulares da empresa” e ainda completa: “ a elaboração e aprovação das demonstrações financeiras que espelham a realidade da companhia são responsabilidades única e exclusiva da administração da empresa, incluindo a sua diretoria e o conselho, sem nenhuma influência dos bancos ou de outros credores.”

Segundo as estimativas do mercado, que ainda deverão ser confirmadas pela apresentação do plano de recuperação judicial.

Capa Destaque: Faixada de uma das Lojas da Americanas. Foto: Reprodução/radiopeãoBrasil

O que o Spotify pode te ensinar para alavancar o seu negócio

Para quem deseja empreender ou já é dono do próprio negócio, precisa assistir a nova série da Netflix: The Playlist, que apresenta o olhar das pessoas que contribuíram para a criação de uma das maiores plataformas de streaming de música.

Vamos para as lições que o Spotify te ensina para o seu negócio?

  • Esteja pronto para fazer um pitch em qualquer lugar! 

No primeiro capítulo da série, o CEO Daniel Ek encontra-se com Pen Sundin e, antes dele entrar no carro, Daniel faz um pitch para o executivo da Sony.

  • Crie uma proposta de valor! 

Uma proposta de valor não serve apenas para conquistar os usuários da plataforma, as gravadoras e os artistas também precisam ser encantados! Normalmente, quando se cria uma proposta de valor, os idealizadores da marca pensam somente no cliente final. Por isso, o Spotify tem stakeholders importantes para o negócio funcionar. Além dos ouvintes, as gravadoras e os artistas fazem parte da proposta.


 

Foto: CEO do Spotify Daniel Ek (Foto: Reprodução/Instagram)


  • Tenha uma equipe multidisciplinar e é claro complementar! 

Nos capítulos quatro e cinco da série somos expostos para a importância de termos de uma equipe multidisciplinar, pois, pessoas diferentes apresentam pensamentos diversificados. Ter profissionais com skills diferentes também deu sucesso para a empresa. Martin Lorentzon fala sobre isso.

  • Ideias não surgem do nada. Perceba os insights e faça um mix de ideias 

Também no capítulo quatro, Andreas Ehn é CTO da plataforma e tinha um grande desafio à sua frente. Neste capítulo esquecemos a ideia de que tecnologia é feita de 0 e 1 pois quem desenvolve o projeto precisa ser muito criativo. Em uma conversa sobre células com a namorada que trabalha na área de saúde, Andreas teve diversos insights para resolver a questão.

  • A importância de escolher muito bem o seu sócio!

Sim, sociedade é igual a casamento. Escolher bem quem estará com você durante os desafios e os dias bons do seu negócio é uma das premissas mais importantes. No episódio número 5, Martin Lorentzon diz – “Confie quando estiver no poço. Confie quando estiver no fundo do poço.” 

  • Observe as tendências, observe o seu público e o seu comportamento!

Quando o Spotify foi construído, a pirataria era muito presente no mercado onde os usuários tinham acesso às músicas gratuitamente. E como não tem como uma empresa fugir das tendências, o Spotify entendeu essa questão e conseguiu contornar diferente da sua concorrente, a Apple Music. O seu negócio precisa conhecer muito bem o seu público e falar diretamente com eles, isso gera proximidade e empatia!

  • O mercado está em constante mudança, não congele!

Para que resultados ocorram, precisamos ter constância nas nossas atitudes. Novos modelos de negócios precisam ser criados. 

As outras lições são: tenha um modelo de negócio e um diferencial, e é claro, não desista.

Foto destaque: Divulgação da série “Som da Faixa” na Netflix Reprodução/oficinadanet.

 

Duas Startups brasileiras são finalistas no SXSW PITCH 2023

Pela primeira vez, duas startups brasileiras estão participando da final do evento SXSW que encontra-se na 15° edição, as datas do evento já estão definidas e ocorrem entre 10 e 19 de março. O evento acontecerá na cidade de Austin localizado no Estado do Texas, Estados Unidos.

O SXSW PITCH 2023 terá a participação de 40 empresas, sendo 20 empresas no sábado e mais 20 no domingo. As startups são da área de tecnologia e representam oito categorias distintas, nos dois dias de apresentações ao vivo para um público que irá participar do SXSW, que inclui a mídia de alto nível, investidores de capital e um painel de jurados especializados.

Os juízes desta edição foram escolhidos a dedo para determinar a viabilidade das startups com base nas experiências que adquiriram no mercado. A lista de juízes inclui magnatas da indústria como Jaqueline Jennings (Raven Indigenous Capital Parthers) – ela é coach de empreendedores, consultora de startups e facilitadora de grupo comumente chamada de Biz-Witch. Stacy Feld (Johnson &  Johnson) Mingu Lee (Cleveland Avenue) Trish Costello (Portfolia), Kay Koplovitz (USA Networks) e muito mais.


 SXSW Pitch é um Evento direcionado para fomentar as startups em todo o mundo. (Foto: Reprodução/Instagram)


As empresas participantes vêm de todo o mundo, com os finalistas deste ano representando Alemanha, Noruega, Irlanda, Brasil, Taiwan, Emirados Árabes e Londres. As startups falam sobre Inteligência Artificial, Robótica e Voz, Dados empresariais e inteligentes, Entretenimento mídia e conteúdoAlimentos Nutrição e Saúde, Futuro do Trabalho, Tecnologias Inovadores do Mundo, Metaverso & Web3, Cidades InteligentesTransportes e Sustentabilidade, onde surge uma das  startup finalistas brasileiras AMA – Agente Ambientais localizada em Curitiba. Já a Lyga concorre na categoria que fala sobre o Futuro do Trabalho. A Lyga está localizada em São Paulo.

Um vencedor será premiado por categoria durante a cerimônia de premiação do SXSW Pitch no domingo dia 12. O projeto mais promissor do evento 2023 receberá o prêmio Best in Show.

Capa Destaque: O Evento conta com a participação de duas startups brasileiras pela primeira vez Foto: Reprodução/Instagram.

Microsoft: Demissões no mercado de tecnologia continuam

Seguindo os anúncios de demissões globais, a Microsoft planeja demitir cerca de 5% da sua força de trabalho dos setores de engenharia e recursos humanos. Tal porcentagem é similar à 10 mil colaboradores que serão desligados. A informação foi publicada pela imprensa no dia 17 (terça-feira) deste mês.

“De uma perspectiva mais ampla, outra rodada de demissões na Microsoft sugere que o ambiente da indústria de tecnologia não está melhorando e provavelmente irá piorar.” – escreveu o analista sênior de pesquisa de ações na equipe de tecnologia da Morningstar, Dan Romanoff. 

A Microsoft planeja reduzir o quadro em uma série de divisões de engenharia no dia 18 deste mês (quarta-feira) foi o que publicou a Bloomberg News, citando a fonte. A Insider afirmou que a empresa pode demitir até um terço da equipe de recrutamento de pessoal. 


A Microsoft planeja demitir cerca de 5% da sua força de trabalho. (Foto/Reprodução/EstadodeMinas)


A empresa tinha cerca de 221 mil colaboradores que atuavam em tempo integral até 30 de junho, destes 122 mil somente nos Estados Unidos e 99 mil  dos demais trabalhadores, são de outros países. 

Com as demissões, a transnacional espera reduzir os custos em meio a incerteza econômica do mercado de tecnologia. As mudanças na Microsoft envolvem outras despesas de reestruturação que irão gerar um impacto de US$ 1,2 bilhão no segundo trimestre de 2023. A Microsoft não afirmou que as demissões podem atingir os trabalhadores brasileiros e, em outubro de 2022, a empresa demitiu 1.000 funcionários em várias divisões. 

A Microsoft divulgará, no dia 24 de janeiro, um relatório com os resultados do segundo trimestre. O negócio de computação na nuvem da empresa de software Azure impulsionou o crescimento da receita em três meses até setembro, já que as vendas em sua divisão de computação de pessoal diminuíram rapidamente. As demissões em todo o mercado infelizmente, permanecem em alta. Porém, no setor de tecnologia, as demissões aumentaram em um ritmo frenético. A empresa de recolocação a Challenger, Gray Christmas constatou que as demissões no mercado de tech aumentaram 649% no ano de 2022.

Capa Destaque: No Brasil, a empresa não se pronunciou sobre as demissões Foto: Reprodução/DataCenterdynamics

Confira os principais destaques da Moda masculina

As grifes Fendi, Giorgio Armani e a grife italiana Prada apresentaram suas coleções para o outono-inverno 2023/2024. No último dia da Semana de Moda em Milão, a maioria das peças apresentadas foram minimalistas e confortáveis. 

A coleção da Emporio Armani foi inspirada nos aviadores que viviam na década de 1930, o predominante da coleção foram peças de couro que se destacavam em calças, jaquetas e sobretudo. As peças apresentam silhuetas clássicas e com uma paleta de cores bem específicas:Preta e cinza. Mesmo com essas cores predominantes, as peças apresentam texturas e toques de cores como bordô e roxo. Os acessórios também se inspiram na aviação. A Empório Armani apresentou o total de 100 looks que contém veludo, cristais brilhantes e tricô. 


Durante a apresentação das peças, a Prada apresentou uma coleção mais objetiva para o outuno-inverno 2023/2024 (Foto: Reprodução/uol)


A Fendi, que atualmente está sobre a direção criativa da diretora artística Silvia Venturini Fendi, misturou o sofisticado com o inusitado trazendo para a coleção um olhar mais divertido e moderno para os clássicos das peças masculinas. A marca apresentou blazers assimétricos, calças cortadas, sobretudo com franjas e uma saia drapeada. Os ponchos, apresentaram ao público a alfaiataria. 

Já a coleção da marca italiana Prada, foi desenhada por Miuccia Prada e Raf Simons são determinados a apresentarem peças com foco na utilitarismo e realidade. “A coisa mais honesta que podemos fazer é criar algo útil para as pessoas de hoje.” Apresentando ternos secos em tonalidade que variam entre preto e azul marinho.Mas, também foram apresentadas peças coloridas como cardigans que tinham golas pontudas que remetem a década de 70. Durante o desfile, a Prada, apresentou também garrafas térmicas e bolsas totes.

Miuccia Prada e Raf Simons, codiretores de criação da Prada, têm um interesse em como a ocupação de cada um influi no vestiário individual e no que é vivido no coletivo. Para promover a coleção de inverno 2023, eles utilizaram o termo arquétipos para abordarem as peças que servem como demarcadores e identificadores sociais.

Capa Destaque: Durente o desfile, a Armani apresentou peças inspiradas na aviação. Foto: Reprodução/instagram

Bruno Mars recebe mais um certificado de diamante com “Locked Out Of Heaven”

O cantor é o primeiro a receber seis certificações de diamante por single na história da RIAA (Recording Industry Association of America) associação norte-americana que representa as gravadoras e distribuidoras da indústria fonográfica com a música  ‘Locked Out Of Heaven’, lançada em 2012, que compõem o álbum Unorthodox Jukebox.

A música ‘Locked Out Of Heaven’ foi composta por Ari Levine, Philip Lawrence e pelo próprio cantor e a sua produção foi feita por Emile Haynie, Jeff Bhasker e Mark Ronson. A canção chegou ao topo Billboard Hot 100 e permaneceu por seis semanas nas paradas de singles dos Estados Unidos. 


Foto do cantor Bruno Mars. (Foto:Reprodução/radiomixfm).


Os outros sucessos do cantor norte-americano que receberam as certificações de diamante foram: Just the Way You Are, Grenade e Uptown Funk, música com a participação de Mark Ronson. Além do certificado de diamante, Just the Way You Are, é 12 vezes multi-platina,  Uptown FunkWhen I Was Your Man são 11 vezes multi-platina cada e as músicas Grenade e That´s What I Like contabilizam dez vezes multi-platina cada. Confira os outros artistas que mais receberam certificados de diamante, são eles: Imagine Dragons com quatro certificações, Katy Perry, Cardi B, The Weeknd, Justin Bieber, Drake, Eminem, Ed Sheeran, Post Malone, Maroon 5 receberam até agora 3 certificações cada. 

Peter Gene Hernandez, mais conhecido como Bruno Mars, é cantor, compositor e multi- instrumentista norte-americano nascido no dia 8 de outubro de 1985 em Honolulu no Havaí, Estados Unidos. Ao terminar o colegial, o cantor mudou-se para Los Angeles  e tentou viver como produtor musical na Motow Records. Não foi bem sucedido mas, não desistiu e não desacreditou de si mesmo e, em 2010 lançou o seu primeiro álbum de estúdio e virou febre nos Estados Unidos.

O cantor vendeu mais de 1 milhão de cópias do seu disco. Just The Way You Are. Logo, o artista no estilo pop ganhou notoriedade da imprensa e tornou-se um ídolo. Bruno Mars, até o momento é o cantor que possui mais de 10 Grammy Latinos e as suas músicas estão entre as mais vendidas de todos os tempos.

Foto destaque: Bruno Mars/ popnow

Confira artistas que apostaram na tendência barbiecore nas premiações

Para quem gosta de rosa, brilho pode comemorar que a nova tendência que promete bombar no verão,a barbiecore destacou-se não apenas no mundo da moda mas, também chegou com tudo nos red carpets.Esse novo hype não é apenas herança das meninas malvadas, mas sim da própria boneca e é inspirado no seu modo de vestir. E, é claro que as artistas não deixam de aproveitar o rosa nos últimos dias de reds carpets. E agora, fica a grande questão, será que o rosa irá ocupar o lugar do preto nos desfiles de gala? 

A atriz Michelle Yeoh, que foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Critics Choice Awards 2023 devido a sua interpretação no filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo apostou em um look com detalhes barbiecore que foi assinado pela grife Carolina Herrera, o vestido contava com manga e caudas rosas, enquanto o restante do vestido era preto.

Já no Globo de Ouro de 2023, foi a vez da estrela Julia Garner. A mesma irá interpretar a cantora Madonna nas telonas do cinema. Seu vestido era totalmente rosa com uma tonalidade suave, que remete a uma outra tendência muito conhecida no mundo das famosas, o balletcore. Vale ressaltar que Julia Garner já é premiada como Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel na série Ozark, série exibida pela Netflix. 


A atriz Quinta Bruson foi uma das artistas que aderiram a tendência barbiecore (Foto: Reprodução/YahooNews.)


E é claro que não podemos falar sobre o sucesso da tendência sem mencionar uma das suas grandes impulsionadoras, Margot Robbie. Ela surgiu com o look no Globo de Ouro de 2023. E não podemos deixar de fora a vencedora da categoria Melhor atriz por série de comédia do Globo de Ouro, a Quinta Brunson também apostou na tendência barbiecore apresentando um vestido preto que dava destaque ao busto e a cauda com a cor rosa. E como a temporada de premiações ainda não chegou ao fim, novas artistas apaixonadas pela tendência podem surgir!

Capa Destaque: As artistas apostaram na tendência barbiecore para se apresentarem no evento Foto: Reprodução/Altoastral.

“Filho da mãe”: Último projeto de Paulo Gustavo será lançado neste ano

O Prime Video, serviço de vídeo oferecido pela Amazon, divulgou o trailer do documentário Filho da Mãe sobre o Paulo Gustavo, comediante que morreu aos 42 anos após complicações devido a Covid-19 em maio de 2021. O filme completo será disponibilizado no serviço de streaming em 16 de dezembro.

Filho da Mãe é o último projeto do comediante que acompanha parte da trajetória de Paulo Gustavo nos bastidores da turnê nacional do show do hormônio que ele fez com a participação da mãe, Déa Lúcia. Além de acompanhar a intimidade de mãe e filho, o longa também irá apresentar o ator e comediante como marido e pai ao lado de Thales Bretas, em várias fases da vida. A obra foi dirigida por Susana Garcia, ela também roterizou e dirigiu Minha vida em Marte e Minha Mãe é uma Peça 3 e codirigido por pela irmã do comediante Jú Amaral.

O primeiro trailer foi exibido ontem, dia 16 de novembro e contou com cenas inéditas e com falas emocionantes dos participantes do documentário, inclusive com a mãe do comediante: “Ele começou a vida debochando de mim, rindo, brincando e me imitava em tudo. E terminou com Filho da Mãe, fazendo uma homenagem para mim.” diz Déa Lúcia no trailer. 


Filho da Mãe é uma produção que mistura música com o mundo do stand up comedy. Na foto, Paulo Gustavo e sua mãe Déa Lúcia (Foto: Reprodução/diariodorio)


No instagram, o viúvo Thales Bretas também se posicionou sobre o documentário compartilhando o vídeo dizendo “Como disse Bial, um buraco que não vai ser tampado, e nem deve? esse filme será um reencontro com alguns momentos incríveis que fizeram da minha vida um filme! E essa saudade que fica não tem que ir embora ou mudar, ela vai ficar para sempre no lugar especial que ela merece! Ansioso pela estreia! Muito lindo, divertido e emocionante como sempre foi, e é será o nosso eterno.”

Paulo Gustavo iniciou a sua carreira no teatro em 2004, participou de inúmeros trabalhos muito antes de se formar.  Porém, a sua carreira ganhou mais visibilidade quando passou a interpretar o papel de Dona Hermínia inspirado na sua mãe, além de encarar os palcos do teatro, Paulo Gustavo fez pequenas participações na emissora Globo nas séries A Diarista e no Sítio do Pica Pau amarelo. 

Foto Destaque: Divulgação do filme Filho da Mãe dirigido por Susana Garcia está com lançamento previsto para 16 de dezembro. Foto: Reprodução/ofuxico

Coinbase realiza segundo grande layoff demitindo 20% dos colaboradores

A Coinbase anunciou uma outra rodada de demissão. O planejamento é cortar em 20% a força de trabalho, o que corresponde ao número de 950 pessoas. A corretora reduziu também em 25% de suas despesas operacionais. A Coinbase cortou 1.100 empregos, ou seja 18% da sua força de trabalho em junho de 2022. E em novembro  foram demitidos mais 60 funcionários.

Após examinar a situação da empresa para o ano de 2023, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, disse: ”Ficou claro que era preciso reduzir as despesas para aumentar as chances de ter um bom desempenho em todos os cenários.” Brian Armstrong ainda ressalta:“Não havia como reduzir as despesas de maneira significativa, sem considerar mudanças no quadro de funcionários.”


o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, deixou uma mensagem no blog da corretora (Foto:Reprodução/Cointimes)


A corretora de criptomoedas estima que o seu plano custará entre 149 milhões de dólares e até 163 milhões em despesas de reestruturação relacionadas às ações de acordo com seu arquivo 8k. Desse total, entre US$ 58 milhões e  US$ 63 milhões, consistem em indenizações relacionadas aos funcionários da corretora, além de outros benefícios de rescisão. As despesas com remuneração baseada em ações relacionadas à demissão ficaram entre US$ 91 milhões e US$ 95 milhões.

O CEO e co-fundador, Brian Armstrong, deixou uma mensagem no blog da corretora aos funcionários no dia 10, na última terça-feira. “ Compartilhei uma atualização com nossos funcionários hoje que também quero compartilhar publicamente. Consulte detalhes adicionais sobre o impacto financeiro desses eventos em nosso 8k arquivado na SEC esta manhã”. – disse Brian Armstrong. A Coinbase surgiu em 2012 é oferece uma plataforma digital e intuitiva para quem deseja investir em criptomoedas. “Nossos projetos continuarão funcionando normalmente, apenas com menos pessoas na equipe. Compartilharemos mais detalhes publicamente sobre a perspectiva de despesas e arquivamento público 8k e em nossa teleconferência de resultados no quarto trimestre em fevereiro.” – diz Brian Armstrong

Capa Destaque: A Coinbase é uma das plataformas mais recomendadas para negociações de criptomoedas Foto: Reprodução/Forbes.