Veja as principais notícias e manchetes do Brasil e no Mundo hoje. Textos feitos por especialistas e assista a vídeos de Política, Celebridades e mais.
José Adilson dos Santos Rodrigues mais conhecido como Maguila relatou em entrevista o que tem vivido após receber o diagnóstico de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), conhecida como ‘demência pugilística’. O ex-lutador e astro do Boxe recebeu tal diagnostico por ter recebido vários golpes diretos em sua cabeça ao longo de sua carreira.
Maguila mora há cinco anos em uma clínica na cidade de Itu, interior de São Paulo, para que recebe um atendimento mais específico para sua doença que é de ordem neurodegenerativa evolutiva e incurável, o tratamento na clínica tem como objetivo melhorar e prolongar a qualidade de vida do ex-atleta.
O ex-boxeador que está com 63 anos vive há anos com a doença. Maguila foi boxeador entre os anos de 1983 até 2000. Participou de 85 lutas oficiais, obteve um número extraordinário de 77 vitorias, sendo 61 por nocaute. Lutou com nomes lendários do Boxe, entre eles Evander Holyfield e George Foreman.
Na entrevista Maguila diz: “Quero mandar um abraço para todo o povo brasileiro que me viu lutar. Estou bem e fiquem tranquilos. Só não posso mais lutar, mas estou bem. Essa doença que nem sei falar o nome, mas é difícil. É para o povo ficar tranquilo que estou bem.”
Irani, Maguila e trabalhadores da clínica (Foto: Arquivo pessoal Irani)
O tratamento que Maguila faz é paliativo e apresenta uma rotina constante de atividades programadas para que o corpo do boxeador responda. Faz uso de canabidiol que auxilia no tratamento para que Maguila recupere funções motoras, memoria, além de melhorar o humor no dia a dia.
Sua esposa, Irani Pinheiro é visita constante na clínica. Maguila chegou até conhecer duas netas em visita da família.
“O Maguila está bem, ele tem uma doença degenerativa e progressiva, mas temos uma equipe que cuida dele 24 horas. É uma equipe que vem trabalhando para que ele tenha uma qualidade de vida melhor. A cada dia a gente vê o carinho que as pessoas têm pelo Maguila” relata Irani.
Apesar de muitos progressos, Maguila precisa se manter internado na clínica, por ter a necessidade de cuidados e controle médico especializado 24 horas por dia.
Foto destaque: Maguila na clínica. Reprodução/RedeGlobo
A diva de Easy on Me, 33, mostrou a empolgação em uma competição camada Porn idol. O evento acontecia em uma boate de strip-tease chamada G-A-Y em Londres na quinta-feira, 10, Adele estava mega empolgada e decidiu fazer um show um tanto diferente do que é acostumada para o público.
Adele, que ganhou 3 prêmios do BRIT Awards, prêmio anual de música britânica, era 1 de muitos fãs que admirava o evento. A diva foi flagrada curtindo a vida enquanto a competição acontecia.
Em certa parte do evento, a cantora foi filmada dançando e cantando com seus amigos ao som de It’s raining men.
{slide}
O público foi à loucura quando Adele decidiu que queria ir mais próxima da ação após assistir ao evento do camarote que ficava ao lado do palco. De repente, a poderosa cantora decidiu que ia fazer parte do show também e foi em direção ao palco.
Uma das testemunhas oculares do evento disse: “Adele estava com toda certeza adorando o evento. Ela estava se divertindo com seus amigos e adorando assistir o evento.”
Adele no palco do evento com Cheryl (Foto: Reprodução/dailymail)
Já no palco, Adele encontrou com a apresentadora Cheryl Hole, que faz parte do programa RuPaul’s Drag Race Uk, um reality que procura a melhor drag queen do Reino Unido. A apresentadora demostrou grande admiração por Adele e postou fotos em seu Instagram nessa madrugada.
A diva, que estava com um terninho, arriscou alguns passos no pole dance e todos os presentes vibraram com sua tentativa. Definitivamente algo inesperado vindo da cantora de Hello.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>adele pole dancing at heaven who had this on their 2022 bingo card <a href=”https://t.co/bJsKbE0xiL”>pic.twitter.com/bJsKbE0xiL</a></p>— maddi (@lilredmaddi) <a href=”https://twitter.com/lilredmaddi/status/1491955163619287059?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 11, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Adele pediu para Cheryl se poderia dar a palavra final na competição, enquanto pedia para apresentara segurar seu blazer, mostrando seu top preto maravilhoso. Cheryl informou que a cantora poderia fazer o que quisesse, porque ela era simplesmente Adele.
Para essa noite bem selvagem, Adele estilizou suas madeixas loiras e fez sucesso com a make completa, com direito até de olhos com delineador em formato de gatinho deixando um olhar dramático. Usava um colar de contas e o deslumbrante anel de noivado foi visto novamente.
Foto destaque: Adele e apresentadora Cheryl Hole. Reprodução/ Instagram
Mas uma vez a família Kardashian está em destaque, Kylie Jenner quer que seu parceiro Travis Scott corte de vez as relações com o ex de sua irmã Kim, o Ye West. Jenner afirma que Travis tem que ser leal a família Kar/Jenner devido a alguns incidentes recentes acontecidos com Kim Kardashian.
Fontes afirmam que Travis entrou para lista negra de Kylie por dizer a West o endereço do aniversário de 4 anos da filha de Kim e West, Chicago, no mês passado.
“Kim sentou pessoalmente com Travis e Kylie, isso deixou claro que ele precisa de cortar os laços.”
A fonte ainda afirmou: “Sua lealdade tem que permanecer com a família e ele tem plena consciência do que aconteceu entre Kanye e a família.”
Na época do ocorrido West fez uma live no Instagram e disse em desabafo estar furioso que Kim tinha se recusado dizer onde seria a festa de aniversário de sua filha.
Algumas horas depois, Ye apareceu na festa, e quando saia disse que foi o Travis que tinha dado o endereço do evento para ele.
Ye West no aniversário de Chicago (Foto: Reprodução/AP)
“Eu só tenho que agradecer ao Travis Scott por ter me enviado o endereço a tempo e garantir que eu pudesse guardar essa memória do aniversário de minha filha,” disse West.
No início desse mês, Travis e Kylie tiveram seu segundo filho. Os dois já são pais da pequena Stormi de 4 anos.
A acusação de West contra a Kim de ter barrado a participação do aniversário da filha não são as únicas acusações do Rapper contra a empresária.
No último fim de semana, ele atacou verbalmente Kim e a família, que deu até indícios de que Kanye tenha batido em Kim no famoso reality Keeping Up With the Kardashians.
Em seu post de fúria West disse que “queria esclarecer” e adicionou: “Eu imploro para ir no aniversário de minha filha e sou acusado de usar drogas aí eu vou brinco com meu filho e pego minha manga Akira e sou acusado de roubo. Agora estou sendo acusado de agredir ela, essas ideias podem fazer com que alguém seja preso, como eles brincam com a vida de homens negros não importam se os deixaram livres ou presos. Não brincarei com meus filhos mais.”
Em seguida a esse poste as irmãs de Kim, Khloe e Kendal pararam de seguir o rapper. Kim ainda respondeu: “Os ataques constantes de Kanye contra mim em entrevistas e nas mídias é, na verdade, mais doloridos do que os TikTok que o North pode criar.” Kim faz menção sobre quando West ficou furioso ao ver sua filha no TikTok.
O que resta saber agora é se Kylie vai conseguir que Travis se distancie de West para que as Kardashians tentem seguir em paz.
Na última segunda-feira, 7, o governo brasileiro anunciou que se deu início a terceira, e última fase do acordo firmado com os Estados Unidos para facilitar a entrada dos brasileiros no país chamado de programa Global Entry.
As negociações para que o Brasil fizesse parte do programa se iniciaram em 2013, e foram oficializadas em novembro de 2019, poucos meses após a visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.
Um decreto foi assinado em março de 2020 pelo presidente e o então ministro de segurança pública Sergio Moro. O esquema teve que ser primeiramente testado com 20 participantes brasileiros que eram parte do fórum de executivos entre o Brasil e os Estados Unidos.
Depois disso, um número limitado de pessoas seria autorizado a participar, a fim de que um sistema online desenvolvido pela SERPRO (Federal Data Processing Service) pudesse ser testado e melhorado.
Nessa última fase da implementação do programa, os formulários para participação do Global Entry podem ser preenchidos por qualquer cidadão brasileiro interessado em simplificar o processo de checagem dos passaportes nos Estados Unidos.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Brasil agora faz parte do programa Global Entry, que vai conceder entrada facilitada a brasileiros nos EUA. Essa medida vai estimular contatos empresariais, interação acadêmica e turismo, além de fortalecer as relações entre os nossos dois países. <a href=”https://t.co/pLZfYtymJe”>https://t.co/pLZfYtymJe</a></p>— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) <a href=”https://twitter.com/ciro_nogueira/status/1490688660521553923?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 7, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Para fazer parte do programa é necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100 reais para a Alfândega e Proteção de Fronteira estado unidense (CBP) que lidera o programa. A taxa é valida por 5 anos.
Vale ressaltar que o programa Global Entry não dispensa o uso do tradicional visto, mas ele pode acelerar os procedimentos enfrentados por estrangeiros que são autorizados a entrarem no território americano. O programa permite que os brasileiros furem filas de imigração nos aeroportos trocando por um serviço automático onde não há contato com agentes de imigração e tudo é feito por leitura digital.
Diante do acordo, as solicitações serão consideradas pela Polícia Federal e o serviço da Receita Federal antes de serem avaliadas pelo CBP, que é quem toma a decisão final de quem receberá o benefício do programa.
Aqueles que tiverem interesse devem apresentar um pedido na plataforma do programa, no site da CBP.
Apesar de ainda não constar na lista de nações autorizadas a participarem do programa, o governo brasileiro declarou que a lista será atualizada e incluíram o Brasil.
Em um vídeo divulgado pelas mídias sociais, o chefe de equipe do presidente, Ciro Nogueira, disse que a medida deve estimular os negócios entre os dois países e alavancar o intercambio acadêmico assim como o turismo, fortalecendo os laços.
“A inclusão do Brasil entre as poucas nacionalidades que participam deste programa confirma o respeito compartilhado pela comunidade internacional ao nosso país,” acrescenta Nogueira.
Foto destaque: Totem da Global Entry nos Estados Unidos. Reprodução/Reed Saxon/AP
Políticos e o primeiro-ministro australiano fazem um pedido formal de desculpas nessa última terça-feira, para as empregadas do parlamento federal, por existir uma cultura tão perversa contra elas de abusos sexuais nos corredores do prédio do parlamento.
O pedido de desculpa, aprovado por toda a comissão partidária política, foi reconhecido, de forma tardia de acordo com ativistas, por diversos pedidos por uma melhora depois que o parlamento foi considerado um local tóxico para se trabalhar.
O relatório, feito por uma ex-parlamentar estuprada no próprio ministério de defesa, descreve um cenário horripilante cercado de homens poderosos que receberam quase nenhuma punição por seus atos, onde extrapolaram barreiras com diversas jovens trabalhadoras do parlamento que tinha até álcool envolvido.
“Nenhum bullying, assédios sexual ou moral é inaceitável e incorreto, pedimos desculpas,” disse Andrew Wallace representante do parlamento.
O primeiro-ministro Scott Morrison repetiu o que Wallace mencionou: “Desculpas é um começo,” disse Morrison ainda acrescentando que seu desejo era de que a política é um lugar para que jovens moças possam seguir seus sonhos, ao invés de “terem eles brutalmente arrasados por um abuso de poder.”
O reconhecimento que os líderes parlamentares tenham falhado em garantir um ambiente seguro de trabalho foi o primeiro de uma série de medidas sugeridas pelo relatório, compilado por Kate Jenkins, comissária australiana de discriminação sexual.
O relatório mostra que um terço dos trabalhadores do parlamento já sofreram algum tipo de assédio sexual, com taxas que chegam a 40% para mulheres. Cerca de 1% de 1,700 pessoas entrevistadas disseram que já houve tentativa de assédio contra elas.
O relatório saiu oito meses depois que Brittany Higgins, que era do partido de direita liberal, acusou um colega de estupro em 2019. Na época a acusação mexeu com todo o país e motivou outras mulheres a fazerem novas acusações promovendo até protestos em toda a Australia.
O homem acusado por Higgins, Bruce Lehrmann, não foi condenado culpado e aguarda por julgamento até hoje.
No discurso do primeiro-ministro Brittany Higgins foi mencionada.
“Peço desculpas a senhorita Higgins pelas coisas terríveis que aconteceram bem aqui, lugar esse que deveria ter sido um lugar seguro e cooperativo, se tornou um pesadelo.” Afirmou Morrison.
Desculpas de Morrison para Higgins (Vídeo/Reprodução/Guardian Australia)
Morrison já tinha pedido desculpas para Higgins no ano passado, um dia depois que ela decidiu fazer sua denúncia em público. Foi fortemente criticado por dizer que só havia entendido a gravidade do assunto quando sua esposa pediu para ele imaginar se tivesse sido as suas próprias filhas as assediadas.
Jenkins, comissária australiana de discriminação sexual, descreveu o pedido de desculpas do parlamento como: “um passo importante”.
“Estou confiante que estamos no início de mudanças reais.” Acrescenta Jenkins além de dizer que as desculpas não são suficientes para trazer credibilidade, e espera que as recomendações do relatório sejam contínuas. Em seu relatório Jenkins propõe uma série de medidas que relata desigualdades, como a desigualdade de gênero e falta de prestações de conta do parlamento.
Após pedidos de desculpas diversas críticas e protestos surgiram. “Na verdade, não importa o que o primeiro-ministro diz, o que importa é como o parlamento fará a implantação das recomendações de Jenkins.” Protestou uma das líderes de uma organização protetora das mulheres.
Foto destaque: Primeiro-ministro australiano Scott Morrison se desculpando. Reprodução/BBCNews
Um pai que escolheu não receber a vacina contra a Covid-19 de Nova Brunswick, Canadá, perdeu a guarda temporária de seus 3 filhos, sendo uma delas imunocomprometida de 10 anos.
O pai apresentou pesquisas para a juíza em que demonstra sua descrença na segurança e eficácia da vacina da Pfizer-BioNTech, porém tendo o argumento negado pela juíza.
“Sua própria pesquisa anedótica sobre um tópico tão altamente especializado tem pouco ou nenhum peso na análise geral quando comparada com os conselhos médicos de nossos especialistas de saúde pública”, escreveu Nathalie Godbout, a juíza do caso.
O veredicto permite que o pai converse com os filhos através do Zoom e poderá ser reavaliado caso o pai opte por tomar a vacina. A mãe também pôde cancelar o não consentimento do pai sobre a não aplicação da vacina nas crianças, ganhando o direito de imunizar seus filhos também.
Godbout ainda escreveu que a recusa do pai de não se vacinar contra a Covid traz sérios riscos, especialmente para a criança do meio que faz tratamento contra tumores. Os nomes tanto dos pais quanto os das crianças não foram mencionados na decisão de 26 páginas.
O advogado da mãe, Grant Ogilvie, disse que todas as crianças já receberam a primeira dose da vacina. “Ela está em êxtase com a decisão, mas não foi uma tentativa onde ela queria tirar os filhos do pai. Isso é o que era o melhor para seus filhos e ela sabe o quanto impactava as crianças, e ela ainda afirmou ‘Eu tenho que fazer o que é melhor para os meus filhos.’”
Cidades do Canadá estão enfrentando fortes protestos contra a obrigatoriedade de vacinas e restrições mais severas por semanas.
O número de crianças que estão testando positivo para a Covid-19 teve um aumento significante no mundo todo. A nova onda do vírus foi causada pela variante Ômicron, que causa menos danos a saúde, porém é muito mais transmissível.
Muitos pais estão em dúvidas quanto a imunização de seus filhos, impondo barreiras e demonstrando preocupação com muitas notícias, que em grande maioria são falsas.
Em um relatório feito no mês passado pela Organização Mundial da Saúde, especialistas recomendaram que mesmo que as crianças não apresentem sintomas graves de Covid, elas devem sim, ser vacinadas para que isso, pelo menos, não as prejudique em sua educação. Ainda recomendam que principalmente crianças com comorbidades se vacinem com direito a doses extras o mais rápido possível para redução de riscos mais graves.
Vale ressaltar que o caso do pai do Canadá não foi o primeiro a acontecer, em agosto de 2021, um juiz de Chicago nos EUA proibiu Rebecca Firlit, mãe de um menino de 11 anos, de ver seu filho na guarda compartilhada, porque ela não tinha se vacinado contra a Covid-19.
O caso acabou sendo revertido por Firlit que alegou que o juiz estava usando sua própria visão para tomar tal decisão.
Sim, “é verdade!” Sabrina Sato chega aos 41 anos esbanjando beleza. Ela iniciou as comemorações ontem com familiares e amigos do seu aniversario que é hoje, 4. A festa aconteceu no Bar dos Arcos, localizado no Theatro Municipal no centro de São Paulo.
A apresentadora é sempre destaque no carnaval, é bem conhecida por seus looks fabulosos. Sabrina ousou usando uma blusa frente única dourada, uma saia midi em vinil e belíssimos sapatos de salto combinando com sua saia.
Com seu look arrasador foi clicada com os familiares e curtindo muito na pista com os amigos. Entre os familiares de Sabina que prestigiaram o evento estava: sua mãe, Kika Sato e os irmãos, Karina e Karin Sato. Sua sogra Leda Nagle também fez questão de parabenizar a nora.
Já a lista de amigos de Sato era extensa e contou com a presença de: Jade Magalhães, Mariana Rios, Mirella Santos e Ceará (Wellington Muniz), colega de longa data de Sabrina desde o programa Pânico na rádio Jovem Pan, Carol Ribeiro, Matheus Mazzafera, entre outras personalidades.
{slide}
Sabrina aproveitou muito cada momento de sua festa com direito a bolo decorado no estilo Cake Boss e tudo. Além de estar soltinha na pista de dança, Sabrina espalhou felicidade.
Sabrina já está prontinha para ser Rainha de Bateria, recentemente ela se apresentou na quadra da escola Unidos de Vila Isabel e mostrou toda sua determinação e preparo.
Com o avanço da variante Ômicron no país e casos de Covid aumentados, o Carnaval teve que ser adiado para o mês de abril no país inteiro. Sabrina encontra um duro impasse pela frente quando terá que decidir se desfilará pelo Rio de Janeiro ou por São Paulo, já que as escolas que a apresentadora é Rainha de Bateria desfilarão no mesmo dia.
A mãe da doce Zoe é Rainha de Bateria das escolas Vila Isabel, no Rio de Janeiro, e da Gaviões da Fiel de São Paulo.
Foto Destaque: Sabrina Sato faz 41. Reprodução/Manuela Scarpa e Marcus Ribas/Brazil News
Em festa de lançamento de seu mais novo álbum chamado Luan City, Luan chega acompanhado de sua belíssima namorada Izabela Cunha. A festa aconteceu na Vila JK em São Paulo na quinta-feira, 3. O lançamento contou com a presença de diversas celebridades.
O lançamento foi uma festa grandiosa com direito a tapete vermelho, atrações surpresas, e show de Luan com convidados mais que especiais. Entre as celebridades presentes estavam: Henri Castelli, Dilsinho, Gil do Vigor, Gustavo Mioto, Maira Cardi, Renata Dominguez, Solange Almeida, Viih Tube, Wagner Santisteban, Lucas Selfie entre outros.
Looks de Luan Santana e Izabela Cunha (Foto:Reprodução/Instagran)
Na noite de ontem, o cantor postou em suas redes sociais uma foto com a amada, ambos com looks dignos de Hollywood:“Prontos pra inaugurar Luan City”, escreveu ele. Luan usava uma roupa toda preta enquanto sua namorada Izabela arrasava em um vestido todo decotado e sandálias, ambos vermelhos, com uma bolsa verde-escuro combinando com detalhe do vestido.
Teve direito até a declaração de amor na foto de Luan feita por Iza “Te amo! Que Deus te ilumine sempre”, comentou ela toda apaixonada. Durante o show de Luan no lançamento do album, Izabela até subiu no palco trocando beijos e declarações de amor com o cantor.
{slide}
Izabela Cunha, 25, que é influenciadora, estudante de moda, natural de Poços de Caldas, interior de Minas Gerais foi assumida como namorada de Luan no início de novembro de 2021.
Luan city foi gravado no ano passado e tem 16 músicas inéditas contando com a participação especial de alguns artistas como Luísa Sonza, Henrique e Juliano e os clássicos Chitãozinho e Xororó.
O DVD é garantia de sucesso para Luan Santana, cada parte do projeto levará o nome de uma rua que faz parte da história do cantor. O primeiro volume foi intitulado “Avenida Amarildo Santana”.
Faixas intituladas “Me usa”, “Seu Doutor” e “Abalo Emocional” são partes desse projeto. “Abalo Emocional” já ganhou até vídeo com um registro ao vivo que foi realizado em um patrimônio cultural de São Paulo e estreará ainda hoje.
Foto destaque: Luan e namora Izabela. Reprodução/Instagram
O cantor sertanejo Eduardo Costa, 42, se tornou réu após Justiça aceitar a denúncia de estelionato do Ministério Público de Minas Gerais. O caso foi confirmado na última quinta-feira, 03, pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
O caso se deu início em 2017, conforme a Polícia Civil, quando Eduardo Costa tentou negociar uma residência avaliada em R$ 9 milhões em Capitólio, com um casal que morava na Região da Pampulha em Belo Horizonte.
A residência em Capitólio na época valia entre R$ 6,5 milhões e R$ 7 milhões, porém segundo o MPMG a casa foi avaliada em R$ 5,6 milhões, sendo assim o sertanejo usaria uma lancha, uma moto aquática e um carro de luxo para compor o valor de R$9 milhões.
Ao tentar registrar o bem de Capitólio, que tem 4 mil metros quadrados, o casal descobriu que o imóvel era alvo de uma ação civil pública do Ministério Público Federal, além de apresentar uma ação de reintegração de posse com pedido de demolição da residência feita por Furnas Centrais Elétricas.
Agora conforme a denúncia do MPMG contra Eduardo Costa e seu cunhado e socio, Gustavo Caetano Silva, quando os dois negociaram o imóvel de Capitólio eles esconderam o fato que o imóvel era já alvo de ações judiciais tentando ganhar vantagem de forma ilegal.
Mansão de Eduardo Costa na Pampulha Belo Horizonte. (Vídeo:Reprdução/Youtube)
“Preenchidos os pressupostos processuais e as condições para o exercício da ação penal, não estando inepta a denúncia e presente a justa causa, recebo a denúncia, nos termos do art. 395, do CPP”, afirmou o juiz José Xavier Magalhães Brandão, em decisão divulgada na última segunda-feira (31).
O juiz também determinou que os acusados apresentem resposta no prazo de 10 dias. “Determino a citação pessoal dos acusados e se for o caso, por carta precatória, para apresentarem resposta à acusação no prazo de dez dias. […] Apresentada a resposta inicial, remetam-se os autos ao Ministério Público para pronunciamento, caso sejam arguidas preliminares e apresentados documentos, em cinco dias” parte da decisão.
Em 2018 Eduardo Costa deu um depoimento ao Departamento Estadual de Investigação de Fraudes em Belo Horizonte e disse que não teria agido de má-fé e que o casal que estava negociando o imóvel sabia das condições do terreno. Porém, o advogado do casal disse que eles não tinham esse conhecimento sobre o imóvel.
Já em 2021 o advogado do casal afirmou que o sertanejo confirmou em contrato de negociação redigido com seus advogados, que todos os bens que estavam sendo usados para negociação “estavam livres e desembaraçados de qualquer ônus”.
Não houve nenhum contato da defesa de Eduardo Costa até o momento.
O Ano Novo Lunar se inicia hoje, 1 de fevereiro, e pode durar por mais de duas semanas. A celebração ocorre pelo mundo todo tendo aproximadamente 2 bilhões de pessoas participando. A festividade é mais conhecida como Ano Novo chinês, ou como o festival da primavera na China. Esse será o ano do Tigre.
Ano do Tigre (Foto: Reprodução/oltnews.com)
A data de hoje marca o fim do ano do Boi e início do ano do Tigre. Quem acessou o a ferramenta de busca do Google hoje pode até notar essa referência.
Tradicionalmente é tempo de honrar as divindades e os ancestrais, com reunião familiar, desfiles nas ruas, e muitos fogos de artifícios para espantar os espíritos maus. Vale lembrar que a China promove no momento uma tolerância 0 contra Covid-19 mesmo tendo milhares de pessoas vacinadas. Sendo assim, pelo terceiro ano consecutivo as festividades serão reduzidas.
Apesar de ser baseado no calendário lunar chinês, o Ano Novo Lunar também é comemorado na Coreia, Singapura, Mongólia, Tibete, Vietnã e por algumas comunidades asiáticas do mundo todo.
Em um depoimento sobre o Ano Novo o embaixador da China nos Estados Unidos Qin Gang convidou americanos e chineses para “promover nossa amizade nessa nova era.” Confira alguns fatos sobre o Ano Novo Lunar e o Ano do Tigre:
Quando é o Ano Novo Lunar em 2022?
A cultura asiática segue um calendário lunar ao invés do solar, assim o Ano Novo Lunar cai sempre em um dia diferente do tradicional calendário gregoriano todo ano. Em 2022, O Ano Novo Lunar caiu dia 31 de janeiro e o ano novo iniciou hoje, 1 de fevereiro.
Apesar das comemorações serem iniciadas uma semana antes e continuarem por semanas depois, apenas os primeiros sete dias, de 31 de janeiro até 6 de fevereiro, são considerados feriados.
O Festival da Lanterna, uma tradição chinesa comemorada na primeira lua cheia do ano, marca o fim da temporada de Ano Novo. Nesse ano ela acontecerá no dia 15 de fevereiro.
O que é o Ano Novo Lunar?
Mais do que só o início de um ano, o Ano Novo Lunar é visto como um tempo de reunião e renascimento marcando o final do inverno e o começo da primavera.
De acordo com uma lenda, um mostro vai surgir debaixo da Terra no início de todo Ano Novo e se alimentar dos aldeões. Já que esse monstro chamado Nian (chines para ano) tinha medo de luzes brilhantes, barulhos altos e a cor vermelha a tradição dos fogos de artificio está sempre ligada a festividade.
Qual é o animal que representará 2022?
O calendário chinês tem um ciclo de 12 anos, e cada um é atrelado a um animal: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, bode, macaco, galo, cachorro e o porco.
O Tigre representa o ano de 2022. “Na cultura chinesa, o tigre, representa um símbolo de coragem, sabedoria e força. Mas curiosamente, o tigre não é citado na bíblia, enquanto o leão, que é representado na astrologia, está fora do zodíaco chines.” Qin disse. “Lugares e pessoas têm culturas diferentes. Isso é natural, mas tais diferenças não devem impedir nossa compreensão, respeito e apreciação de cada história, cultura e tradição,” complementa o embaixador.
Quais são as características das pessoas nascidas no ano do Tigre?
Na cultura asiática o tigre é o rei da floresta, pessoas nascidas no Ano do Tigre são líderes natos, pois são ambos corajosos e caçadores de emoções e buscam sempre chamar atenção.
Trazem muita energia, amam desafios e competições e são preparados para se arriscarem. Também são rebeldes, mal-humorados e acessíveis, preferem dar ordens a recebê-las, o que causa muito conflito.
Pessoas que nasceram nos anos 1926, 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998 e 2010 são do signo chines de Tigre.
Algumas celebridades nascidas no ano do Tigre são: Rainha Elizabeth II, Fidel Castro, Marilyn Monroe, Tom Cruise, Lady Gaga e Shawn Mendes.
Como as pessoas comemoram o Ano Novo Lunar?
Cada lugar tem sua maneira de comemorar o ano novo. No Vietnã é comemorado com bolinhos de arroz chamados bánh chung, flores amarelas e visitas dos amigos, vizinhos e parentes. Na Malásia eles comemoram com um prato chamado yeesang, prato com legumes e peixe cru.
Os americanos adoram celebrar esse feriado chines, sempre há grandes desfiles com dragões em espaços públicos, corridas de barcos e fogos de artifício para espantar a má sorte.
{slide}
Vermelho e dourado são símbolos de boa sorte no Ano Novo Lunar, com muitas pessoas usando vermelho e crianças recebendo envelopes vermelhos recheados com dinheiro.
O Festival da Lanterna simboliza o final do Ano Novo e é marcado por lanternas de papel voando no céu e todos comem bolo de nabo e os tradicionais tangyuan, uma sobremesa chinesa de bolinho de arroz doce.
Muitos lares fazem uma grande festa, outros limpam toda a casa para honrar os parentes já falecidos.
Foto destaque: Ano do Tigre. Reprodução/Jeff J. Mitchell/gettyimages