Sobre Felipe Pirovani

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atualmente cursando o 4° período.

Flórida aprova lei que proíbe redes sociais para menores de 16 anos

A Flórida, estado norte-americano, aprovou um projeto de lei (PL) no congresso que proibiria as redes sociais para os cidadãos menores de 16 anos. A nova legislação precisa apenas da assinatura do governador para entrar em vigor, mas está gerando bastante polêmica. Inclusive o próprio governador do estado defende algumas mudanças no projeto. Em janeiro, o governo dos Estados Unidos promoveu uma ação contra o TikTok.

O projeto

A Câmara aprovou o projeto com 108 votos a favor e sete contra, horas depois da aprovação no Senado. Atualmente, para criar uma conta em uma rede social é necessário ser maior de 13 anos, mas as redes sociais não realizam uma verificação muito rigorosa neste quesito, permitindo que crianças tenham acesso a elas.

O PL não menciona nenhuma rede específica, mas caso seja aprovado, todas as grandes redes sociais serão obrigadas a impedir a criação de contas para menores de 16 anos e a cancelar todas as contas existentes. Elas também terão que tornar mais eficazes a fiscalização da idade dos usuários.


Governador Ron DeSantis quer que a opinião dos pais tenha peso na hora da decisão (Vídeo: reprodução/YouTube/uol)

Polêmicas

Alguns legisladores que são contrários ao projeto de lei entrar em vigor reconhecem a alta periculosidade das redes sociais para os mais jovens, mas afirmam que não é papel do governo estadunidense dizer o que as crianças têm acesso, e sim dos pais. O próprio governador Ron DeSantis afirmou em coletiva de imprensa que, mesmo que ele aprove o PL, os responsáveis devem ter o direito de opinar.

Outra polêmica que surgiu é que a proibição das mídias sociais violaria a primeira emenda americana, que garante a liberdade de expressão para todos. Projetos semelhantes ao do estado da Flórida foram bloqueados em outros estados, como no Arkansas, outro estado norte-americano, onde houve a tentativa de exigir o consentimento dos pais para a criação da rede social.

BBB 24: Beatriz e Isabelle são as últimas a deixarem a prova do líder

Beatriz e Isabelle formaram uma dupla para disputar a prova do líder, que era de resistência. As sisters conseguiram permanecer na disputa por um total de cinco horas e sete minutos, se tornando a última dupla a sair da prova. Com isso, elas ganharam o direito de decidir quem vai ficar com a Liderança no Big Brother Brasil e quem vai levar o prêmio de R$ 44,5 mil. A decisão delas deve ser informada até a noite de hoje, sexta-feira (23), durante o programa ao vivo.

A prova

Apenas seis duplas se enfrentaram na prova de resistência que valia a liderança da casa e um prêmio de mais de R$ 40 mil. MC Bin Laden e Lucas Henrique foram os primeiros a deixar a disputa, abandonando a prova após poucos minutos. Michel e Raquele, assim como Rodriguinho e Leidy Elin, também não resistiram e desistiram antes mesmo de completar 30 minutos.

A disputa continuou entre Wanessa Camargo e Yasmin Brunet, Davi e Matteus, Giovanna Pitel e Fernanda e Beatriz e Isabelle. A dupla de camarotes, Wanessa e Yasmin, não aguentou a pressão e acabou caindo. Davi e Matteus, o alegretense e o motorista de aplicativo, também perderam o equilíbrio e deixaram a prova após mais de três horas.

Restando apenas Giovanna Pitel e Fernanda e Beatriz e Isabelle, Pitel não aguentava mais e pediu desculpas à sua dupla. Fernanda, compreensiva, aceitou a desistência, consagrando Beatriz e Isabelle como as vencedoras da prova.


Algumas semanas no sincerão, Beatriz e Fernanda tiveram uma discussão no programa (Vídeo: reprodução/YouTube/bigbrotherbrasil)

Dinâmica da semana

No programa de sexta-feira, a dupla vencedora da prova de resistência decide quem será a Líder. Logo depois, a nova Líder da casa terá que colocar quatro pessoas na mira. No sábado (24), acontece a prova do anjo e será ofertado o poder coringa, que vale uma indicação para o paredão.

No domingo (25), se formará mais um paredão triplo no Big Brother Brasil. Beatriz e Isabelle indicam, cada uma, uma pessoa para a berlinda. A pessoa que foi indicada pelo poder dado no sábado e o mais votado pela casa disputam o paredão.

No mês da conscientização do Alzheimer, veja sinais que antecedem a doença

O segundo mês do ano, agora é conhecido como Fevereiro Roxo. Essa campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre o Alzheimer, aumentando o conhecimento sobre seus sintomas, formas de prevenção e promovendo o apoio aos pacientes e seus familiares. Alguns sinais do Alzheimer podem ser identificados até décadas antes da perda de memória, que é o principal sintoma dessa enfermidade que afeta os idosos.

Alguns sintomas que precedem a perda de memória

Uso excessivo de palavras de baixo calão

Um estudo americano revelou que pessoas com Alzheimer tendem a pensar mais em palavrões do que pessoas saudáveis. Isso pode ser um sinal precoce da doença.

Doar dinheiro para desconhecidos 

Doar grandes quantias para pessoas desconhecidas, especialmente se for fora do padrão de comportamento habitual da pessoa, pode indicar um declínio cognitivo e ser um sinal de Alzheimer.

Perda de orientação

Se perder em lugares conhecidos frequentemente é um sintoma comum de Alzheimer. A família deve ficar atenta se o idoso começar a ter dificuldade em se localizar em lugares familiares.

Dificuldades com o vocabulário

Esquecer palavras é comum com o envelhecimento, mas se a pessoa começar a ter dificuldade em encontrar palavras simples ou chamar objetos por nomes errados, isso pode ser um sinal de Alzheimer.


O carinho dos familiares é um dos principais passos para a melhora da doença (Vídeo: reprodução/YouTube/drauziovarella)

Tratamento

A doença foi descoberta em 1906 pelo médico alemão Alois Alzheimer. Até hoje, já foram desenvolvidos diversos tratamentos que auxiliam a retardar os sintomas da doença, mas nenhum dos medicamentos consegue curá-la. 

Depois que o cidadão atinge os 65 anos de idade, ele tem uma tendência maior a desenvolver a doença, e a cada cinco anos, a chance duplica. Por isso, é preciso que os familiares estejam atentos a todos os sinais dessa enfermidade.

Israel bombardeia abrigo da ONG Médicos Sem Fronteiras

A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) atua na região da Faixa de Gaza para auxiliar os feridos pela guerra entre Israel e o Hamas. Na terça-feira (20), um abrigo em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, utilizado pela organização para cuidar de cidadãos palestinos, foi bombardeado pelo exército israelense. O ataque resultou em dois mortos e seis feridos.

A atuação da ONG na guerra

A MSF foi fundada na década de 1970 com o objetivo de auxiliar países em estado de calamidade. Presente na Faixa de Gaza desde o início do conflito, a MSF afirmou que o local bombardeado pelo exército israelense servia de abrigo para suas equipes e familiares. A Médicos Sem Fronteiras declarou que as vítimas do ataque eram familiares da equipe que estava no local para auxiliar os feridos.

A Médicos Sem Fronteiras havia emitido um comunicado no dia do ataque pedindo ajuda para evacuar os pacientes de um hospital que fica próximo ao abrigo. Segundo a ONG, 145 pessoas, entre elas pacientes e médicos ou enfermeiros, estão presas desde 15 de fevereiro sem nenhum tipo de energia elétrica e com pouca comida após um ataque feito por Israel na região.


Israel informou que a operação dentro do hospital foi feita para resgatar corpos de reféns israelenses (Vídeo: reprodução/YouTube/cnnbrasil)

Situação da guerra no mundo

Recentemente, o presidente brasileiro Lula comparou as atitudes de Israel com o Holocausto. A fala do chefe de Estado incomodou o país em guerra, Israel, e o colocou como persona non grata. Mas, além disso, há uma pressão internacional para que Benjamin Netanyahu coloque um cessar-fogo no conflito que está causando um genocídio no povo palestino.

Até os Estados Unidos, aliado histórico de Israel, estão a favor de um cessar-fogo, mesmo que temporário. O próprio Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, afirmou ter conversado com o chefe de Estado israelense para colocar um fim na guerra contra o Hamas. O governo norte-americano já havia pedido para que o exército israelense não conduzisse nenhum ataque sem que houvesse a garantia de não ferir civis.

Auxiliar técnico do Vasco elogia comportamento da equipe em clássicos

No domingo (18), o Vasco da Gama venceu o Botafogo por 4 a 2 em partida válida pela nona rodada da Taça Guanabara. Com a vitória, o Cruzmaltino garantiu a entrada no G-4 da competição e também manteve a invencibilidade contra rivais no torneio. Na coletiva de imprensa, Emiliano Díaz, filho do técnico do time carioca, afirmou que os jogadores do Vasco estão com a mentalidade de vencedores e que quando o assunto é clássico para eles é questão de vida ou morte.

Retrospecto em clássicos

Emiliano Díaz começou falando sobre sua própria experiência com clássicos e citou a rivalidade entre Boca Juniors e River Plate, dizendo que foi criado neste mundo e lá a mentalidade é de que quem perde está morto. Ele afirmou que os jogadores podem até não jogar tão bem, mas que é necessário lutar. O auxiliar técnico também mencionou o período em que ele e seu pai faziam parte da equipe do Al Hilal FC e como o clássico contra o Al Nassr era vivido de forma intensa pelos torcedores.

Desde que Ramón Díaz e seu filho chegaram ao Vasco da Gama, o Cruzmaltino já enfrentou rivais seis vezes, saindo vitorioso em três ocasiões e derrotado em apenas uma. Venceu duas vezes por 4 a 2, uma contra o Botafogo e outra contra o Fluminense. A única derrota veio no embate com o Flamengo, em que o time perdeu por 1 a 0. Apenas nos últimos 12 dias, o Vasco enfrentou três rivais.


Veggetti marcou os primeiros gols dessa temporada na partida contra o Botafogo (Vídeo: reprodução/YouTube/tntsportsbr)

A partida

Emiliano Díaz começou falando sobre sua própria experiência com clássicos e citou a rivalidade entre Boca Juniors e River Plate, dizendo que foi criado neste mundo e lá a mentalidade é de que quem perde está morto. Ele afirmou que os jogadores podem até não jogar tão bem, mas que é necessário lutar. O auxiliar técnico também mencionou o período em que ele e seu pai faziam parte da equipe do Al Hilal FC e como o clássico contra o Al Nassr era vivido de forma intensa pelos torcedores.

Desde que Ramón Díaz e seu filho chegaram ao Vasco da Gama, o Cruzmaltino já enfrentou rivais seis vezes, saindo vitorioso em três ocasiões e derrotado em apenas uma. Venceu duas vezes por 4 a 2, uma contra o Botafogo e outra contra o Fluminense. A única derrota veio no embate com o Flamengo, em que o time perdeu por 1 a 0. Apenas nos últimos 12 dias, o Vasco enfrentou três rivais.

LeBron James afirma que aposentadoria está próxima

Se LeBron James é ou não o melhor jogador de basquete da história, nunca saberemos, muitos pontos tem que ser analisados e a conclusão jamais será definitiva, mas incontestavelmente ele é um dos maiores de todos os tempos. Por isso, quando o astro do Los Angeles Lakers anunciou na coletiva de imprensa do “all-star game” que o seu tempo na NBA está perto do fim, o mundo do esporte ficou chocado com o fato de em um futuro próximo, não ver mais o maior pontuador da história da liga americana de basquete em quadra.

Carreira

LeBron Raymone James entrou na NBA como a primeira escolha do draft de 2003, vindo diretamente do ensino médio. Foi escolhido pelo Cleveland Cavaliers e a expectativa em torno do jovem sempre foi muito alta. Revistas da época diziam que, se ele fosse menor que Magic Johnson, o menino seria uma decepção. No entanto, LeBron sempre correspondeu. Logo na primeira temporada, King James ganhou o prêmio de Novato do Ano e ficou em nono na disputa de melhor jogador.

LeBron então iniciou a primeira etapa de sua carreira em Cleveland, tentando levar o time ao topo. Chegou até a final da NBA em 2007 com o limitado time do Cavs, que perdeu de 4 a 0 para o San Antonio Spurs. Nas temporadas de 2009 e 2010, o maior pontuador da história da NBA foi consagrado com o prêmio de Jogador Mais Valioso do Ano.

Depois de não ter conseguido sucesso com o Cleveland Cavaliers, LeBron James uniu forças com Chris Bosh e Dwyane Wade para formar uma dinastia com o Miami Heat, chegando em quatro finais da NBA e sendo campeão duas vezes. King James foi eleito MVP duas vezes durante sua estadia em Miami, em 2012 e 2013.

Em 2014, LeBron deixou o estado da Flórida e voltou para Cleveland para conquistar o tão sonhado anel de campeão da NBA. LeBron bateu na trave em 2015, sendo vencido pelo Golden State Warriors, mas em 2016, contra o mesmo adversário, ele conseguiu vencer o tão desejado título.

No ano de 2018, LeBron começou o que seria a etapa final de sua carreira e se mudou para Los Angeles para defender o Lakers. Lá, durante a pandemia, King James conquistou o título para a franquia, na companhia de Anthony Davis.


“Não sei como isso vai acabar, mas está chegando. Está chegando com certeza”, afirmou o maior pontuador da história da NBA (Vídeo: reprodução/YouTube/nbaonespn)

Fim de uma era

LeBron anunciou durante o fim de semana do All-Star Game que não sabe quantas temporadas ainda lhe restam na NBA, mas que está chegando ao fim. Além disso, ele disse que pensa em fazer uma turnê de despedida para todos os fãs do esporte. O astro afirmou que tem o desejo de se aposentar pelo Los Angeles Lakers e que seria uma honra.

LeBron James já havia dito anteriormente que só sairia da liga no dia em que jogasse com seu filho Bronny, que atualmente está jogando pela faculdade. King James até chegou a dizer que iria para o time que escolhesse seu primogênito apenas para ter a oportunidade de jogar ao seu lado.

BBB 24: Davi reclama de atitudes de Lucas Henrique

Davi conseguiu voltar de mais um paredão do Big Brother Brasil 24, já é o terceiro do baiano em oito oportunidades. O motorista de aplicativo estava conversando com Alane na academia da casa e afirmou que vê uma diferença na maneira em que Lucas Henrique conversa com ele e nas atitudes do professor. Prometeu para a paraense que irá ter uma conversa séria com o brother que foi o responsável por colocá-lo na última berlinda.

Conversa com Alane

Davi começou reclamando do fato de Lucas Henrique ter votado nele e o colocado no paredão, e logo depois disso ter ido conversar com o motorista de aplicativo como se nada tivesse acontecido. O baiano reclamou do fato do professor ter colocado sua amiga, além dele, no paredão e depois ter afirmado que não iria mais pegar no pé de Davi, caso ele fosse líder novamente, mas o brother perdeu a confiança e diz que não acredita mais no capoeirista. 

Alane tentou conformar Davi dizendo que essa era uma estratégia do brother de tentar amenizar as coisas que estão acontecendo. O motorista de aplicativo discordou e disse que se Lucas e Bin Laden estão se aproximando dele é para achar mais defeitos do que tentar realmente ter uma amizade, e que não vai se sentir confortável se aproximando deles. O baiano ainda afirmou que Lucas Henrique vai continuar sendo a primeira opção de voto dos dois e que não vai mudar isso tão cedo.


Davi não chamou Lucas para conversar, mas Beatriz chamou o brother depois de atitudes na casa (Vídeo: reprodução/YouTube/bigbrotherbrasil)

Falsidade

Davi participou do seu terceiro paredão na temporada, de um total de oito que já ocorreram no reality show. Em duas ocasiões, ele foi imunizado, o que significa que participou de 50% dos paredões possíveis. Lucas Henrique e MC Bin Laden são inimigos do motorista de aplicativo desde o início do programa, e Davi está incomodado com o fato de ambos tentarem se aproximar dele agora.

Vladimir Putin afirma que Rússia está perto da cura do câncer

Na quarta-feira (14), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou na televisão que os cientistas de seu país estão próximos de desenvolver uma vacina que combaterá o câncer. O líder da maior nação do mundo declarou que, em breve, o imunizante estará disponível para todos que precisarem. A cura para essa doença tem sido buscada por anos por diversos países e instituições.

Desenvolvimento da vacina russa

Vladimir Putin deu seu discurso durante um fórum sobre futuras tecnologias, em Moscou. O presidente ainda afirmou que espera que o imunizante tenha tanto sucesso que as pessoas possam usá-lo de maneira individual. O comandante não especificou para qual tipo de câncer sua vacina será utilizada, nem deu nenhum tipo de prazo para que ela seja liberada para o público.

Hoje em dia, o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo todo, sendo as doenças cardiovasculares a primeira causa. Em 2022, mais de dez milhões de pessoas morreram por causa da doença no ano todo. A título de exemplo, isso significa que uma a cada seis mortes tem algo relacionado à doença, e aproximadamente 70% dessas mortes ocorrem em países pobres.


Em ano eleitoral, opositor de Putin é encontrado morto na prisão (Vídeo: reprodução/YouTube/tvcultura)

Esforço global

Combater o câncer não é uma prioridade apenas do país comandado por Vladimir Putin; todas as nações do mundo estão atrás de uma cura para esta doença. O Reino Unido chegou a firmar um acordo com a empresa BioNTech para realizar testes em pacientes que possuem melanoma e reunir dez mil pessoas até 2030. As empresas Moderna e Merck estão desenvolvendo um imunizante que já comprovou ser eficaz para diminuir pela metade a chance de morte depois de três anos de tratamento.

Já estão disponíveis imunizantes para doenças como HPV e Hepatite B, doenças que podem levar ao câncer. A Rússia já provou ter uma boa equipe de cientistas quando, durante a pandemia de Covid-19, o país conseguiu desenvolver sua própria vacina e vender para outros países que queriam combater a doença.

BBB 24: Marcus Vinicius se despede dos participantes do reality

Na noite de terça-feira (13), aconteceu o oitavo paredão do Big Brother Brasil entre Davi, Isabelle e Marcus Vinicius. O comissário de voo levou a pior e acabou sendo eliminado da disputa que pode valer até três milhões de reais. O paraense se despediu de todos os colegas de confinamento e afirmou que não se arrepende de ter ajudado Lucas Henrique a vencer a prova do líder.

Despedida de um sonho

Ao entrar na casa, a história de Marcus Vinicius comoveu o público. O comissário de voo, natural de Belém do Pará, tentou entrar no reality show durante 13 anos. Ele foi eliminado com a porcentagem mais alta da edição, 84,86%. No entanto, não saiu odiado e apenas teve o azar de cair em um paredão com dois queridos dos fãs do Big Brother Brasil, Davi e Isabelle.

Marcus se despediu de todos os companheiros e deixou claro em seu discurso que não guardava mágoas de ninguém e que tinha consciência de que tudo era uma competição. Ele ainda disse que amava e admirava todos. Ao se despedir de Leidy Elin, o brother foi às lágrimas. A trancista foi a maior aliada do ex-BBB no jogo, e ele afirmou que quer continuar a amizade fora da casa.


Dos oito paredões que aconteceram no BBB24, Davi esteve em três e imune em outros dois (Vídeo: reprodução/YouTube/bigbrotherbrasil)

A história poderia ser outra

Durante a última prova do líder, Marcus Vinicius salvou Lucas Henrique. Quando o tempo da fase estava acabando, ele encontrou a caixa que o professor precisava para avançar de fase e a entregou para o colega de confinamento, que o agradeceu na hora.

A ironia do destino é que Lucas Henrique veio a se tornar o líder da semana. Apesar de não ter indicado Marcus Vinicius para o paredão, ele teve a oportunidade de salvar o brother, mas preferiu tirar sua amiga, Wanessa Camargo, da berlinda. Com isso, o comissário de voo acabou indo para o paredão com Davi e Isabelle e perdeu a disputa.

BBB 24: Marcus Vinicius é o oitavo eliminado do reality

Nesta terça-feira (13), aconteceu mais uma eliminação no BBB, e neste fim de Carnaval, quem levou a pior foi Marcus Vinícius, que foi eliminado no oitavo paredão do Big Brother Brasil. O paredão foi formado entre o comissário de voo Davi e Isabelle. O paraense recebeu 84,86% dos votos. O brother havia dito que o dia de hoje estaria lindo e com um clima leve.

Trajetória no programa

Marcus Vinicius é um comissário de voo natural de Belém do Pará, que se mudou para Guarulhos cinco anos antes de iniciar sua trajetória no reality show mais assistido do Brasil. O paraense teve uma participação meio apagada aos olhos do público, destacando-se apenas no final da sua participação no programa.

Marcus Vinicius se envolveu em uma discussão com Raquele no “sincerão”, em que chamou a sister e seus aliados no jogo de coadjuvantes. O comissário de voo logo se arrependeu e pediu desculpas.


Marcus Vinicius foi apresentado junto com Beatriz e a sister foi uma das pessoas que não votou no comissário. (Vídeo: reprodução/YouTube/bigbrotherbrasil)

Última tentativa

Antes de ser eliminado nesta terça-feira, Marcus Vinicius foi até a academia e implorou para ficar no programa, afirmando que ainda não era hora de deixar o programa. “Tanto que eu quis estar aqui, tanto que eu quis viver isso. Todos os anos com vontade de estar aqui e vivenciar tudo isso. Não deixem esse sonho acabar agora. Tenho muito mais história para viver aqui dentro”, pediu o comissário de voo.

Sobre o reality

Comandado por Tadeu Schmidt, o “Big Brother Brasil 24” vai ao ar de segunda a domingo, após às 22h45min. Pelo GloboPlay, o público também consegue acompanhar o reality que acontece no confinamento 24 horas por dia, com acesso a momentos exclusivos.