Câmara aprova “Lei Joca” com serviços de rastreamento de animais em aviões

Na última quarta-feira (8), a Câmara de Deputados aprovou um conjunto de novas normas que visam a segurança do transporte de animais em viagens aéreas. O projeto foi intitulado como “Lei Joca” em decorrência ao trágico caso de óbito do Golden Retriever Joca, que foi transportado de maneira equivocada durante uma viagem da Gol em abril deste ano.

O deputado Fred Costa, relator do processo, alegou que a as empresas de aviação que estiverem dispostas a disponibilizar o transporte de pets, serão obrigadas a usar um sistema de rastreamento. Uma vez votada pela Câmara, a “Lei Joca” seguirá para uma análise no Senado.

Mais detalhes sobre o projeto

A proposta original veiculada pela Câmara baseia-se que o animal tenha um rastreamento durante todo o trajeto da viagem, desde sua entrega ao tutor, até em implicações técnicas que possam desencadear algum tipo de inviabilização do serviço. O sistema também será ofertado para que o dono do pet possa acompanhá-lo.

O projeto tem por outro objetivo acabar com as viagens de animais em compartimentos de cargas. Sem especificações de tamanho ou peso por enquanto, o pet poderá ser transportado dentro das cabines da aeronave, em acomodações favoráveis e condições de segurança garantidas para o restante dos tripulantes.

Para aeroportos que operam com mais de 600 mil passageiros, a empresa responsável também será obrigada a disponibilizar um médico veterinário para procedimentos rotineiros ou até possíveis emergências no decorrer do voo. Vale ressaltar que em casos de risco à saúde do animal ou situações que apresentem certas questões operacionais, a companhia poderá negar o transporte.

Relembre o caso do Golden Joca


Postagem feita por tutor de Joca, João Fantazzini (Foto: reprodução/Instagram/@JoãoFantazzini/CNN)


O Golden Retriver Joca foi entregue sem vida para seu tutor João Fantazzini no dia 22 de abril, após uma viagem realizada pela Gol Linhas Aéreas. Segundo informações da própria companhia, o cachorro embarcou em Guarulhos, São Paulo, com o destino ao aeroporto de Sinop, no Mato Grosso. No entanto, após uma falha operacional, o animal foi direcionado para Fortaleza, no Ceará.

Joca faleceu por conta da quantidade de horas indevida de viagem. De acordo seu dono, o animal obtinha um atestado médico que alegava suportar duas horas e meia de voo. Entretanto, devido ao erro, Joca permaneceu nos compartimentos de cargas por mais de oito horas. O ocorrido segue em processo de investigação pela Polícia Civil de São Paulo.

RS recebe doação de mais de 550 mil reais de Papa Francisco

Nesta quinta-feira (9), o veículo oficial do Vaticano divulgou que o Papa Francisco destinou cerca de 100 mil euros, equivalente a 550 mil reais, para as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. O RS vem enfrentando fortes enchentes durante as últimas semanas, de forma a mobilizar dezenas de resgates de vítimas todos os dias.

Ainda segundo o Vaticano, o valor foi retirado da Esmolaria Apostólica, departamento responsável por exercer a caridade para com os mais pobres em nome do Pontífice. A doação também já foi confirmada com o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil, Dom Jaime Spengler. Todo o auxílio será repassado para o setor Regional Sul 3 da Instituição, uma vez que abrange a região afetada por completo.

Papa Francisco já havia falado da situação do RS

No último domingo (5), o líder da Igreja Católica citou as tragédias ocorridas no Sul e pediu oração para aqueles afetados. “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.” relatou Papa Francisco. A menção ocorreu durante a recitação do Regina Coeli, na frente de milhares de religiosos que assistiam a cerimônia.

Vale mencionar que em 2022, o Pontífice fez a mesma ação ao prestar solidariedade às vítimas das chuvas torrenciais ocorridas em Pernambuco, região Nordeste do país. Na ocasião, o Papa Francisco também autorizou uma doação de cerca de 150 mil reais, que foi entregue posteriormente para a instituição Cáritas Arquidiocesana. 

A situação do Rio Grande do Sul



Categorizada até então como a pior tragédia climática do estado, mais de 431 municípios do RS já foram afetados em decorrência das fortes chuvas. De acordo com dados expostos ainda nesta quinta-feira pela Defesa Civil, o número de pessoas desalojadas atingiu a faixa dos 327 mil. Além disso, cerca de 107 óbitos já foram confirmados e 134 pessoas ainda permanecem como desaparecidas.

Bruna Marquezine tem presença confirmada no Met Gala

A atriz Bruna Marquezine foi confirmada como uma das convidadas para a edição deste ano do Met Gala. O baile do Met um dos eventos de moda mais importantes do ano e ocorrerá em Nova York, Estados Unidos, na próxima segunda-feira (6).

A informação foi compartilhada na tarde desta sexta-feira (3) por Dani Michelle, stylist da atriz, ao postar um story em seu perfil no Instagram com provas de sapatos da qual Bruna deve experimentar até o dia do evento.


Dani Michelle, stylist de Bruna Marquezine, posta story misterioso sobre possível look para o Met Gala (Foto: reprodução/Instagram/@danixmichelle/Globo.com)

Os rumores de que a atriz de “Besouro Azul” iria comparecer ao Met teve início ainda nesta semana, quando a mesma foi vista em Nova York para compromissos sociais. Na última quinta-feira (2), Bruna apareceu no prêmio “Power of Woman”,  da revista Variety, onde fez um discurso de homenagem para sua amiga Anitta.

Preparativos finais para o Met Gala de 2024

O baile do Met deste ano tem como tema “Belas Adormecidas: Despertando a Moda”, o qual revisita peças do Departamento de Moda e Figurino do Metropolitan Museum of Art. Segundo o próprio Instituto, serão mais de 250 peças raramente expostas ao público antes, principalmente devido à sua fragilidade.

O dress code ficou por conta do conceito “O Jardim o Tempo”, no qual espera-se que os convidados mergulhem em referências e releituras de peças de moda atemporais. Para além do quesito fashion, o evento conta com uma grande arrecadação de fundos para a manutenção do departamento.


Andrew Bolton e Anna Wintour falam sobre a exposição “Belas Adormecidas: O Despertar da Moda” (Foto: reprodução/Dia Dipasupil/Getty Images embed)


Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue americana, é a grande responsável pela celebração, tendo ordens para controlar desde a lista de convidados, até o cardápio que será servido durante o jantar beneficente.

Ademais, os anfitriões famosos deste ano serão: o cantor latino Bad Bunny, a atriz e cantora Jennifer Lopez, o ator Chris Hemsworth e a atriz Zendaya. O tapete vermelho do evento será transmitido ao vivo pelo canal de Youtube e pela conta do aplicativo TikTok da Vogue.

Anitta responde comentários sobre possível romance com Peso Pluma

A cantora Anitta foi homenageada no evento “Power Of Woman”, organizado pela revista Variety, na última quinta-feira (2). Na ocasião, a artista concedeu entrevistas e fez um discurso de agradecimento pelo reconhecimento da mídia. Durante uma conversa com o veículo Entertainment Tonight, a “Girl From Rio” foi questionada sobre sua atual relação com o cantor mexicano Peso Pluma.

Como uma forma de desconversar sobre a situação, Anitta apenas alega que os fãs parecem gostar de vê-los juntos, pois são dois artistas com muita energia. “Nós nos amamos. Quer dizer, eu o amo, acho que ele também me ama. E é incrível. Gostamos de ser naturais com isso” declarou a cantora. Os rumores de um possível envolvimento de Anitta com Peso surgiram em abril.


Anitta fala sobre Peso Pluma em entrevista para o Entertainment Tonight (Vídeo: reprodução/X/@etnow)

Últimas interações de Anitta e Peso levantaram comentários nas redes

As especulações começaram após Anitta aparecer de surpresa na performance de Peso no festival de música Coachella, ocorrido no mês passado nos Estados Unidos. Com uma performance caracterizada como sensual e cheia de química, os internautas logo começaram a pressupor que a amizade entre os dois estaria se desenvolvendo para algo a mais.


Anitta e Peso Pluma durante performance no Coachella de 2024 (Foto: Frazer Harrison/Getty Images for Coachella embed)


No mesmo mês, Anitta e Pluma foram flagrados em um restaurante em Las Vegas. Pelos registros, os cantores estavam apenas abraçados, o que já foi suficiente para mais rumores por parte da mídia. Vale lembrar que a interação entre a brasileira e o mexicano teve início após o lançamento da música “BELLAKEO”, lançada em dezembro de 2023.

Peso também já falou sobre Anitta em entrevista

O artista mexicano também concedeu declarações a amiga de profissão no início de abril. Durante sua presença no iHeart Radio Music Awards, Pluma foi questionado sobre o selinho que compartilhou com a cantora durante um show no México naquela mesma semana.


Peso Pluma falando sobre o selinho entre ele e Anitta ocorrido em abril (Vídeo: reprodução/X/@AnittaPress)

Na ocasião, Anitta estava comemorando seus 31 anos e foi surpreendida no palco por Peso com um bolo de aniversário. No entanto, parece que o momento foi só uma leve descontração, visto que, segundo o cantor, eles continuavam a ser apenas amigos.

Madonna participa de ensaio técnico para show em Copacabana

Na noite da última quinta-feira (2), a cantora Madonna fez sua primeira aparição fora do Copacabana Palace, local onde está hospedada para seu show no Rio de Janeiro. A artista ensaiou pela primeira vez sua performance da “The Celebration Tour” , no palco montado nas areias da praia.

O ensaio chamou atenção da mídia e dos fãs, até mesmo pelo visual inusitado que a cantora escolheu. Em meio a especulações de parecer estar irritada com o calor carioca, Madonna ensaiou partes do show com uma roupa longa preta e uma máscara verde fluorescente.

Rapidamente o look se espalhou pelas redes sociais, transformando-os em memes. Na rede X, por exemplo, internautas resgataram que a cantora estava imitando o personagem “Máskara”, do longa “O Máskara”, interpretado pelo ator Jim Carrey.  


Madonna faz aparição com máscara verde e vira meme nas redes (Foto: reprodução/X/@falamuka)

Pabllo Vittar compareceu ao ensaio

A artista já estava sendo apontada como uma das participações especiais do show da rainha do pop há alguns dias. Segundo o colunista Lucas Pasin, do veículo Splash, Vittar entraria durante a canção “Vogue”. Durante o ensaio, Pabllo foi avistada com uma camisa escrito “Madonna”, além  de um momento exclusivo no qual a própria Madonna pula no colo da drag queen.


Madonna e Pabllo Vittar ensaiando para o show (Foto: reprodução/Delson Silva/AgNews)

Além de Vittar, a cantora Anitta conta com rumores de uma possível aparição no espetáculo. Vale lembrar que a “Girl From Rio” e rainha do pop tem uma música juntas intitulada “Faz Gostoso”, lançada em 2019. A faixa integra o álbum “Madame X” da Madonna.

Detalhes finais do show da rainha do pop

O show de Madonna no Rio de Janeiro acontece neste próximo sábado (4). Segundo autoridades do Estado, a estimativa é de que 1,5 milhão de pessoas se concentrem nas areias de Copacabana para assistir o espetáculo. O ato de abertura contará com a presença do DJ internacional Diplo, que está previsto para começar às 20h.

Por fim, Madonna entrará no palco por volta das 21:45h. Encerrando a “The Celebration Tour” no Brasil, a performance apresenta uma divisão de sete atos e conta 26 músicas principais, das quais percorrem os 40 anos de carreira da artista. O show será transmitido ao vivo pela Rede Globo e pelo canal Multishow.  

Caso Tio Paulo: Érika Souza, sobrinha da vítima, é liberada do presídio no RJ

Na tarde desta quinta-feira (2), a Justiça do Rio de Janeiro constatou a libertação de Érika Souza – sobrinha do Tio Paulo, idoso que foi levado morto até uma agência bancária. A ré estava presa no Instituto Penal Djanira Dolores de Oliveira, localizado em Bangu, Zona Oeste do Rio, e foi recebida na porta por familiares.

Érika estava presa desde o dia 16 de abril e agora responde em liberdade, mas com medidas cautelosas impostas pela justiça. Até o momento, a mulher de 44 anos é investigada pelos crimes de tentativa de estelionato e vilipêndio de cadáver.

Detalhes sobre a sentença de Érika


Registro de Érika Souza saindo do presídio em Bangu (Foto: reprodução/Rogério Coutinho/G1)

A decisão acerca da revogação da prisão preventiva de Érika ficou por conta da juíza Luciana Mocco, responsável pela 2° Vara Criminal da Regional de Bangu. Segundo ela, a ré está proibida de ausentar-se da comarca por mais de sete dias sem autorização judicial e precisará comparecer mensalmente ao cartório para reconhecer atividades rotineiras e comunicar possíveis mudanças de endereço.

Vale ressaltar que uma possível investigação pelo crime de homicídio culposo – quando não há intenção de matar – pode ser aberto contra Érika. A medida ainda passará por avaliações precisas da Polícia Civil, que pode indiciar a mulher com o argumento de “omissão grave de socorro” contra seu tio.

Relembre o caso do Tio Paulo

No dia 16 de abril, um vídeo de um idoso em condições graves de saúde dentro de uma agência bancária em Bangu começou a ser compartilhada nas mídias. Nos registros, Paulo Roberto Braga estava sentado em uma cadeira de rodas ao lado de sua sobrinha, Érika Souza, mas não respondia a mais nenhum comando dado por ela.

A situação causou estranheza nas pessoas ao redor, principalmente na atendente da agência, que prontamente ligou para as autoridades. Após investigações, mesmo com Érika negando o fato, foi constatado que Paulo já estava morto no momento em que foi levado para sacar um empréstimo no valor de R$ 17 mil reais.

Na ocasião, Érika chegou a ser presa em flagrante e uma longa averiguação foi iniciada pela Polícia a fim de buscar de outros possíveis momentos entre a sobrinha e o tio pelas câmeras de segurança.

Governador do RS confirma rompimento da barragem 14 de julho

Na tarde desta quinta-feira (2), a barragem 14 de julho, localizada na Serra do Rio Grande do Sul, sofreu um brusco rompimento devido a grande quantidade de chuvas que vem atingindo o estado. A informação foi reafirmada pelo governador do RS, Eduardo Leite, em seu perfil nas redes sociais.

A barragem está centralizada entre as cidades de Cotiporã e Bento Gonçalves. Até o momento, a maior recomendação cedida pelas autoridades é de que moradores de regiões próximas deixem as áreas de risco e migrem para casas de familiares ou abrigos públicos disponibilizados pela prefeitura.


Comunicado sobre a barragem 14 de julho concedido pelo governador Eduardo Leite (Vídeo: reprodução/Instagram/@eduardoleite45)


Eduardo havia comentado sobre a barragem um dia antes

Durante uma coletiva de imprensa na última quarta-feira (1), o líder citou o risco da ruptura da barragem, de forma que afetaria brutalmente os cidadãos de cidades vizinhas. Eduardo chegou a comparar o nível dos temporais deste mês com a tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul em 2023, além de alegar que o estado poderia não ter todos os recursos disponíveis para o resgate de vítimas.

“Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O estado tem tido dificuldades para acessar as localidades.”

Eduardo Leite

As chuvas intensas vêm atingindo várias parcelas da região Sul desde o dia 26 de abril, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de tempestades. Segundo dados da Defesa Civil do RS, 13 pessoas já morreram por conta das enchentes e 21 permanecem desaparecidas em algumas cidades.

Declaração da companhia responsável pela barragem

A Companhia Energética Rio das Antas, conhecida também como Ceran, prestou esclarecimento sobre a tragédia. Em nota, os responsáveis afirmaram que, para além das chuvas, o rompimento da usina 14 de julho aconteceu devido ao aumento contínuo da vazão do Rio Antas.

“O Plano de Ação de Emergência foi colocado em prática no dia 1 de maio, às 13h50, em coordenação com as Defesas Civis da região, com acionamento de sirenes de evacuação da área, para que a população local pudesse ser retirada com antecedência e em segurança.”

Ceran – Comapanhia Energética Rio das Antas

Por fim, a Ceran mencionou que as barragens de Monte Claro e Castro Alves também seguem em estado de atenção, além de reforçar a população a se informar por meio dos comunicados oficiais das autoridades.

Lady Di no Met Gala: relembre o look usado em sua única aparição no baile

O Met Gala é um dos eventos mais importantes para o mundo da moda. Atrelado a iniciativa de arrecadação de fundos beneficentes, o baile carrega o glamour da alta sociedade, principalmente pela presença de convidados célebres. Em 1996, o Met teve a oportunidade de receber um membro da realeza – a princesa Diana.

Na ocasião, Lady Di já estava separada do príncipe Charles, mas ainda era vista como figura britânica emblemática, além de fazer questão de comparecer a eventos importantes. O vestido azul de seda escolhido por Diana naquele ano permanece como inspiração até os dias de hoje.

Mais detalhes sobre o visual de Diana  

Guiada pelo estilista da grife francesa Dior, John Galliano, Lady Di optou por um slip dress – peça no qual o tecido remete a uma camisola de seda fina. O tom escolhido foi o azul marinho, com detalhes de renda preta em suas alças e na parte superior do busto.

Em adição ao vestido, a princesa de Gales usou um suéter de pele de ovelha em uma coloração puxada para o roxo. Como assessórios, Diana ousou a utilizar bijuterias chamativas, especialmente o colar de pérolas com uma pedra de safira como destaque central.

No quesito maquiagem e cabelo, Lady Di permaneceu com seu clássico corte curto, até nomeado midiaticamente como “The Diana Haircurt”, e optou por um batom escuro, que também realçasse o tom do vestido.

A importância do visual de Lady Di


Lady Di acompanhada de sua amiga Liz Tilberis no Met Gala de 1996 (Foto: reprodução/ Anwar Hussein/WireImage/Getty Images embed)


Para além da questão estética e fashionista que o evento representa para os convidados em geral, o look de Diana apresentava sua libertação da imagem da coroa britânica. Adjacente a humildade e carisma natural de Lady Di com a população, sua imagem de ícone fashion é considerada como algo atemporal.

Uma grande exemplificação disso é o relançamento da bolsa usada pela princesa no evento, também confeccionada pela marca Dior. Na época, o item intitulado como “Lady Dior” apresentou uma edição limitada de apenas 200 peças.

Met Gala: entenda a história e as expectativas para a edição de 2024

Na próxima segunda-feira (6), a cidade de Nova York abre espaço para um dos eventos mais fashionistas do ano – o Met Gala. Também conhecido como Baile do Met, o evento reúne diversas personalidades famosas e data o início da exposição de moda encontrada no Museu Metropolitan. Adjacente a todo o glamour, o baile tem como objetivo arrecadar fundos para o Costume Institute, departamento focado em moda e figurinos.

Neste ano, a exposição escolhida é intitulada “Belas Adormecidas: o Despertar da Moda”. Tal temática também é atribuída às vestimentas dos convidados, o que resulta em grandes expectativas acerca dos looks mais memoráveis da noite.

Breve trajetória do evento

O primeiro baile do Met aconteceu em 1948, já com a mesma finalidade beneficente que percorre até os dias atuais. Na época, a organizadora em questão era a publicitária Eleanor Lambert, também responsável pela criação da Semana de Moda de Nova York. Usando a influência de seu cargo, Eleanor conseguiu agrupar diversas parcelas da alta sociedade de Manhattan para o evento.

Entretanto, foi apenas em 1973 com Diana Vreeland, na época editora-chefe da Vogue, que o Met Gala passou a ser atrelado a cultura pop em geral. Em especial, com a adição de celebridades passando pelo tapete vermelho e apresentadores que estavam em ascensão no momento.

Em relação a periodicidade da celebração, até 1999, o Met era realizado anualmente no mês de dezembro. No entanto, neste mesmo ano, o Costume Institute perdeu um grande curador – Richard Martin. Com isso, a fim de resguardar sua memória, o baile foi reajustado para maio, ressaltando ainda o início da primavera no país.


Anna Wintour e Bill Nighy no Met Gala de 2023 (Foto: reprodução/Jeff Kravitz/FilmMagic/Getty Images embed)


Desde 1995, a mentora oficial do evento é a editora-chefe da Vogue americana, Anna Wintour. Segundo especialistas, Anna é responsável por questões desde lista de presença, permitindo ou não a aparição de certas celebridades, até detalhes imprescindíveis na ornamentação e na comida que é servida durante o jantar.

O que esperar da edição deste ano

Como mencionado anteriormente, o Met Gala de 2024 terá o “despertar da Bela Adormecida” como base para a criação dos visuais. A ideia desta edição é que o público consiga revisitar e apreciar peças icônicas do Costume Institute que raramente são expostas. Desta maneira, a expectativa é de releituras de itens fashion atemporais e a forma da qual elas foram remodeladas para a atualidade.


Atriz Nicole Kidmann e cantor Keith Urban no tapete vermelho da edição de 2023 (Foto: reprodução/Taylor Hill/Getty Images embed)


Já o comando do jantar e do evento beneficente ocorrido dentro do salão do Metropolitan ficará sob comando de famosos, como Zendaya, Jennifer Lopez, Chris Hemsworth e Bad Bunny. Vale ressaltar que a lista completa de convidados pode ser compartilhada até um dia antes do evento.

Em meio ao aniversário, Vivi fala sobre polêmica envolvendo ex-namorado

Na última quinta-feira (25), a influenciadora digital e cantora Vivi Wanderley comemorou seus 23 anos com uma festa repleta de famosos. Na ocasião, Vivi ainda concedeu entrevistas a veículos presentes no local. Em conversa com a revista Quem, a dona da música “Playground” falou sobre a polêmica do suposto envolvimento de seu ex-namorado, Juliano Floss, e a cantora Marina Sena.

“Então, eu acho que não cabe a mim me posicionar em relação a isso, que é uma coisa que não faz mais parte da minha vida. Mas o que posso dizer é sobre mim e essa nova fase, que está maravilhosa. Tivemos muitas coisas maravilhosas por aí.” disse a influencer. Vivi Wanderley e Juliano Floss ficaram juntos por pouco mais de dois anos e a cantora Marina Sena era considerada como uma amiga do casal.

O término conturbado de Vivi e Juliano


Registro antigo de Vivi e Juliano Floss em 2023 (Foto: reprodução/Instagram/@vivi)

O ex-casal de influencers botaram um fim em seu relacionamento em dezembro de 2023. Por meio das redes sociais, Vivi chegou a relatar que ambos tentaram de tudo para se manterem estáveis, mas que apenas um sentimento não sustentaria toda a relação.

Entretanto, a situação que parecia ter sido resolvida por completo, tornou-se logo uma polêmica, uma vez que Juliano foi visto aos beijos com uma outra menina durante uma festa de final de ano. O flagra teria acontecido um dia após o anúncio do término e foi feito por amigos próximos de Vivi.

Depois da situação vir a tona na mídia, a influencer chegou a desabafar em seu perfil no X, antigo Twitter, que aparentemente teria jogado dois anos de sua vida fora ao se relacionar com o TikToker.

O envolvimento Juliano e Marina Sena

A aproximação do influencer e da cantora de hits como “Por Supuesto” não vem de hoje. No entanto, na última quinta-feira (25), uma foto divulgada nas redes provocou ainda mais comentários sobre a relação dos dois.


Juliano Floss e Marina Sena aparecem juntos em registros ao lado de amigos (Foto: reprodução/X/@hugogloss/@subcelebrities)

No registro em questão, Marina e Juliano aparecem abraçados e sorrindo. Além disso, ambos estão rodeados de outras personalidades famosas, como Bruna Marquezine, João Guilherme e Maísa.

Segundo o jornalista Lucas Pasin, do veículo UOL, o suposto casal estaria no estágio inicial do relacionamento e que as pessoas que convivem com eles tem plena consciência do romance.