Nesta quinta-feira (9), o veículo oficial do Vaticano divulgou que o Papa Francisco destinou cerca de 100 mil euros, equivalente a 550 mil reais, para as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. O RS vem enfrentando fortes enchentes durante as últimas semanas, de forma a mobilizar dezenas de resgates de vítimas todos os dias.
Ainda segundo o Vaticano, o valor foi retirado da Esmolaria Apostólica, departamento responsável por exercer a caridade para com os mais pobres em nome do Pontífice. A doação também já foi confirmada com o arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil, Dom Jaime Spengler. Todo o auxílio será repassado para o setor Regional Sul 3 da Instituição, uma vez que abrange a região afetada por completo.
Papa Francisco já havia falado da situação do RS
No último domingo (5), o líder da Igreja Católica citou as tragédias ocorridas no Sul e pediu oração para aqueles afetados. “Quero assegurar a minha oração pelas populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, atingidas por grandes inundações. Que o Senhor acolha os mortos e conforte os familiares e quem teve que abandonar suas casas.” relatou Papa Francisco. A menção ocorreu durante a recitação do Regina Coeli, na frente de milhares de religiosos que assistiam a cerimônia.
Vale mencionar que em 2022, o Pontífice fez a mesma ação ao prestar solidariedade às vítimas das chuvas torrenciais ocorridas em Pernambuco, região Nordeste do país. Na ocasião, o Papa Francisco também autorizou uma doação de cerca de 150 mil reais, que foi entregue posteriormente para a instituição Cáritas Arquidiocesana.
A situação do Rio Grande do Sul
Categorizada até então como a pior tragédia climática do estado, mais de 431 municípios do RS já foram afetados em decorrência das fortes chuvas. De acordo com dados expostos ainda nesta quinta-feira pela Defesa Civil, o número de pessoas desalojadas atingiu a faixa dos 327 mil. Além disso, cerca de 107 óbitos já foram confirmados e 134 pessoas ainda permanecem como desaparecidas.