Veja as principais notícias e manchetes do Brasil e no Mundo hoje. Textos feitos por especialistas e assista a vídeos de Política, Celebridades e mais.
Quando a glicose está em um nível alto no sangue pode ter relação com dietas desequilibradas e sedentarismo, ou seja, hábitos de vida não muito saudáveis, porém nosso corpo precisa da glicose para gerar energia, mas seu excesso pode ser um grande risco à saúde podendo desenvolver diabetes.
Cerca de 8,9% da população brasileira tem diabetes. Os sintomas da doença podem parecer despercebidos, no entanto é muito importante manter hábitos saudáveis e fazer exames regulares para prevenir a doença que não tem cura.
Fazer exercicios fisicos e ingerir muitas agua ajuda a controlar a glicose(Foto:Reprodução/Prexels)
Existem seis hábitos saudáveis que ajudam a diminuir os níveis de glicose no sangue.
1- Consumo de macronutrientes: consumir alimentos como carboidratos, proteínas e gorduras que combinados desaceleram a digestão e consequentemente diminuem picos de glicose no sangue.
2- Frutas: Suco natural e muito saudável, mas consumir o próprio fruto faz diferença na alimentação, e é o mais indicado neste caso, pois ajuda na redução do açúcar no sangue
3- Vegetais: Além de ser amplamente recomendado em vários casos, aumenta o consumo de vegetais que são grandes aliados na luta pela redução da glicose no sangue.
4 -Vitamina D: Pegar um solzinho. O isolamento social devido a pandemia diminuiu a incidência em que os brasileiros tomavam sol, com isso tiveram uma redução nos índices de vitamina D no organismo. Também é possível encontrar a vitamina em sardinhas e cogumelos.
5-Atividade física: Ter o hábito em sua rotina de se exercitar ajuda a ser mais saudável, encontre práticas esportivas de seu agrado e o pratique regularmente.
6- Água: A ingestão de água é importantíssimo para o controle da glicose no sangue. É recomendado um consumo médio de água de dois litros por dia. Fique atento e não esqueça de se hidratar
Foto Destaque: Cubos de açucar. Reprodução/Mikhail Nilov/Prexels
O Governo da Bahia decretou situação de emergência em várias cidades do estado devido aos alagamentos causados pelas chuvas. Nesta sexta-feira (11) no, o governo federal publicou Diário Oficial da União, junto ao secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, reconhecendo a situação de emergência do estado, através do Ministério de Desenvolvimento Regional. São 17 cidades na Bahia e 32 cidades no estado de Minas Gerais, dois estados que mais sofreram com as chuvas. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves reconheceu
As cidades que foram reconhecidas foram:Anagé, Canavieiras, Camacan, Vereda Guaratinga Teixeira de Freitas Ibicuí Santanópolis Medeiros Neto, Mascote Itabela Itacaré Jucuruçu Itapetinga, Marcionílio Souza, Itamaraju e Jiquiriçá
Alagamento em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Os decretos de homologação de Situação de Emergência em três municípios de Eunápolis, Encruzilhada e Ibicuí foram publicados na edição deste sábado (11), de acordo com a divulgação do governo da Bahia. Terá validade de 180 dias os decretos que o governador Rui Costa. Os órgãos estaduais devem se mobilizar para apoiar ações de socorro à cidade.
As cidades; Alcobaça,Vereda,Belo Monte,Teixeira de Freitas ,Caravelas,Santa Cruz Cabrália,Guaratinga,Prado,Ibirapuã,Porto Seguro,Ilhéus,Nova Viçosa,Itabela,Mucuri,Itagimirim,Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Jucuruçu, Lajedão, Macarani e Medeiros Neto.
Por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento da Bahia (SJDHDS), o governo da Bahia autorizou o repasse de verba para municípios do interior baiano que estão em situação de emergência devido às fortes chuvas , onde foram destinados R $705.120 para 32 cidades. Aproximadamente 4.650 famílias que estão em situação de vulnerabilidade serão beneficiadas
Como Ajudar
Há muitas arrecadações de doações para desabrigados. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Itamaraju recebem donativos em todos os quartéis para ajudar os desabrigados e desalojados. Em Itamaraju e Jucuruçu, a polícia militar faz campanha de doação de alimentos. A sede da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar (43ª CIPM/Itamaraju) e o quartel do 4° Pelotão, em Jucuruçu, estão recebendo as doações.
Ainda em Jucuruçu que sofreu com fortes chuvas a prefeitura pediu doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e roupas. Os pontos de recebimento são no CRAS, Igreja Católica São Sebastião e na Igreja Adventista do bairro Califórnia.
Foto Destaque: Cidades do estado da Bahia ficam alagadas. Reprodução/TV Bahia
Em Santa Catarina foi confirmado nesta sexta-feira (10) a morte de um macaco devido ao vírus da febre amarela. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o caso ocorreu na cidade de Pedras Grandes, no Sul do Estado. Foi coletada uma amostra da espécie bugio no dia 24 de novembro para a realização de exames. Cidade possui baixa cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde.
Foram mais de 625 casos notificados de epizootias no ano, e desses casos 137 foram confirmadas com febre amarela. Em humanos foram registrados oito casos com três óbitos, e em nenhum desses casos humanos haviam registros de vacina contra a doença. Dezembro a maio são os meses que ocorrem maior incidência da doença, há um maior número de transmissão da febre amarela, afirma o diretor da Dive/SC, João Augusto Brancher Fuck: “E mais uma vez acende um alerta para toda população e para o poder público. É momento de reforçar as medidas de vigilância e prevenção da doença”
Doses da vacina para febre amarela.(Foto:Reprodução/Geovana Alburquerque/Agência Saude/DF)
A febre amarela origina de mosquitos transmissores da doença (Haemagogus e Sabethes), os macacos se tornam sua primeira vítima porque vivem em mesmo ambiente.A médica veterinária da Dive/SC, doutora Aysla Matsumoto, alerta que a vacina :“Ao encontrar um macaco morto ou doente é importante notificar o serviço de saúde para que as equipes de vigilância se desloquem até o local para coletar uma amostra do animal e realizar o diagnostico’’
Doses da vacina estão disponíveis no posto de saúde, e todos os moradores do estado devem se vacinar contra a doença a partir dos nove meses de idade.
O Ministério da Saúde recomenda uma cobertura vacinal de 95% e o estado de Santa Catarina estava até o mês de novembro deste ano com apenas 79,57%, possibilitando o maior número de casos. O gerente de imunização da Dive/SC ressalta a importância da vacinação: “É muito importante que as pessoas que ainda não receberam a vacina, procurem uma unidade de saúde. A cobertura vacinal ainda está abaixo do recomendado, e com a circulação do vírus, pessoas não protegidas podem contrair a doença’’
Os indícios de febre amarela aparecem com início abrupto de febre,icterícia (pele amarelada), calafrios, dores nas costas e no corpo, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, dor abdominal e fraqueza e cansaço. Em casos graves podem causar hemorragia interna e insuficiência hepática.
Foto Destaque: Mosquito transmissor de febre amarela. Reprodução/Josué Damacena/Fiocruz
De acordo com a estimativa da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada no setor elétrico, a conta de luz pode aumentar em média 19% em 2022 devido à disparada dos custos de geração de energia elétrica. Segundo dados do IPCA (Índice Oficial de Inflação ao Consumidor), calculado pelo IBGE, o país teve uma alta da energia elétrica residencial atingiu de janeiro a outubro justamente 19,13% no ano de 2021.
Cabos de energia(Foto:Pixabay/Prexels)
O aumento na conta de luz vem do déficit entre os custos com a geração de energia e também sobre as bandeiras tarifárias, valores que são repassados para a conta de luz. Deve chegar a 17,8 bilhões de reais o saldo negativo da Conta Bandeiras, considerando os eventos tarifários das distribuidoras de 2022, de acordo com as projeções da TR. Outro impacto que a conta de luz irá sofrer são os aumentos das tarifas das distribuidoras nos processos de revisão, que levam em conta índices inflacionários, já previstos no primeiro semestre.
A Aneel atenta aos aumentos e prepara medidas para atenuar o reajuste tendo em vista a perspectiva de elevação de dois dígitos nas tarifas do próximo ano. Uma das ações que o órgão regulador poderá aplicar será um novo empréstimo às distribuidoras de energia, que auxiliará na redução do déficit da Conta Bandeiras, além de ações emergenciais tomadas no gerenciamento da crise hídrica.
De acordo com o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, o número não considera ações de gestão tarifária que já estão na agenda, dentro dessas ações está a antecipação de um aporte de 5 bilhões de reais em recursos da capitalização da Eletrobras (ELET3, ELET6) e também na redução do serviço da dívida da usina hidrelétrica de Itaipu. O diretor ainda afirmou que o aumento médio das tarifas será “muito inferior” em relação à projeção de 21% que consta em documento oficial da Aneel.
Com o novo Auxílio Brasil de R $400, o governo terá uma menor distribuição de renda em 2022 em relação a este ano. Deixando 22 milhões de famílias ficarem sem proteção social, serão R $11 bilhões a menos que o governo investirá.
Foram aprovadas esta semana no Senado a medida provisória que cria o Auxílio Brasil e também a PEC dos Precatórios,que abre espaço fiscal para a nova despesa. O Senado manteve o dispositivo que garante o pagamento a quem se encaixa nos critérios ao aprovar o auxílio, mas vinculou a fila à disponibilidade de orçamento. O governo quer liberar o pagamento do benefício antes do Natal.
Modelo do cartão Auxilio Brasil.(Foto:Divulgação/Governo)
Somando o auxílio emergencial, o programa Bolsa Família e o novo Auxílio Brasil, o executivo deve encerrar este ano com um gasto de R $96,8 bilhões conforme a projeção do consultor de orçamento do Senado Vinicius Amaral.
Os recursos direcionados para o Auxílio Brasil devem atingir R $85,8 bilhões no ano que vem a partir da aprovação da PEC. Ainda gerando uma queda real no repasse de renda de R $11 bilhões em relação a 2021, considerando a inflação.
O Senador Vinicius Amaral disse que:”Só podemos esperar um agravamento da situação. Em torno de 20 milhões de beneficiários vão perder o acesso e ainda não surgiu nenhuma proposta sobre que tipo de auxílio terão essas pessoas. Tem se falado em zerar a fila, mas essa fila é só anterior, e vai se formar uma nova”
Em resposta a reportagem a pasta afirma que: “É compromisso desta gestão ampliar de forma contínua o alcance das políticas socioassistenciais e atingir, com maior eficácia, a missão de superar a pobreza e minimizar os efeitos da desigualdade socioeconômica”. O auxílio emergencial contemplou 39,4 milhões de famílias em 2021 e o Auxílio Brasil atenderá a 17 milhões a partir de dezembro deste ano de acordo com o Ministério da Cidadania.
Foto Destaque: Auxilio Brasil.Reprodução/Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
A pesquisadora afirmou nesta sexta-feira (3) na entrevista coletiva virtual semanal do escritório da Organização Mundial da Saúde (OMS) na África, que os anticorpos resultantes de uma primeira infecção de covid-19 não impediria a pessoa de contrair o novo vírus. A pesquisadora, especialista em doenças infecciosas do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul, Anne von Gottber acredita “que a infecção anterior não protege contra a ômicron”.
Matshidiso Moeti, diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).(Foto:Divulgação/OMS)
Anunciado semana passada há inúmeras incógnitas a serem descobertas, essa nova forma de coronavírus possui 32 mutações, alto potencial de propagação e resistência às vacinas. A especialista revelou que pessoas que foram infectadas anteriormente podem contrair a nova mutação porém com sintomas menos graves.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a variante foi detectada inicialmente na África do Sul e em Botsuana e até agora a variante está presente em pelo menos 22 países. Os casos de Covid-19 no continente aumentaram 54% nos últimos 7 dias em comparação ao período anterior. Nas outras sub-regiões os casos diminuíram.
A África do Sul registrava cerca de 300 casos por dia, há 15 dias, na terça-feira registrou 4.373 no dia e na quarta já estava em 8.561 novos casos. O especialista da OMS Ambrose Talisuna, disse que nesta fase “não sabemos de onde vem a variante”
Depois do anúncio da detecção da nova variante B.1.1.529, denominada ômicron, a África do Sul e países vizinhos foram alvo de proibições de viagem por parte de muitas nações. A OMS considerou “injustas” e sem explicação científica as restrições que países da África vem recebendo.
Um comunicado da organização, divulgado após a coletiva feita pela diretora regional da OMS para África afirma que: “A detecção e a comunicação da nova variante por parte de Botsuana e da África do Sul mobilizaram o mundo. Temos uma janela de oportunidade, mas temos de agir rapidamente e aumentar as medidas de detecção e prevenção”-“Os países devem ajustar sua resposta à covid-19 e impedir que um surto de casos se espalhe por toda a África e sobrecarregue eventualmente instalações de saúde já saturadas”.
Comparada a outras variantes preocupantes, a ômicron possui um elevado número de mutações (32) em sua proteína spike que sugerem um maior risco de infecção. Ainda de acordo com o comunicado da OMS, os cientistas da África do Sul e região “estão intensificando as pesquisas para compreender a transmissibilidade, gravidade e impacto da ômicron em relação às vacinas, aos diagnósticos e aos tratamentos disponíveis e se ela é responsável pelo mais recente surto de infecções de covid-19”.
Para ajudar a nas atividades de resposta crítica em países de toda a região, a OMS mobilizou cerca de 12 milhões de dólares, pelos próximos três meses
Foto Destaque: Imagem ilustrativa de um vírus. Reprodução/Pixabay
Na Itália um homem de 50 anos, teve uma ideia um tanto quanto inusitada para obter o passaporte de vacina. As medidas restritivas na Europa se endureceram com a obrigatoriedade de vacinação, mas existem muitos movimentos antivacina. O cidadão utilizou de um braço falso de silicone para conseguir viajar sem ter tomado a vacina devidamente.
O caso foi divulgado sexta-feira (3) pelas as autoridades italianas, um dia depois do ocorrido na região de Piamonte, noroeste do país. O governador Alberto Cirio lamentou o ocorrido em suas redes sociais: “O caso beirava o ridículo se não estivéssemos falando de um gesto de enorme gravidade, inaceitável diante do sacrifício que a pandemia está fazendo toda a nossa comunidade pagar, em termos de vidas humanas e custos sociais e econômicos”.
Homem sendo vacinado contra a covid-19(Foto: Reprodução/Heng Sinith/AP
Em busca do passaporte anticovid, o senhor se apresentou na quinta-feira (02) a noite em um centro de vacinação na cidade de Biella, já com a intenção de enganar os profissionais de saúde. Visualmente a prótese estava bem feita, mas alguns detalhes de sua cor e também a sensação do tacto chamou a atenção da enfermeira, desconfiada ela pediu que ele levantasse sua camiseta, o que revela sua “tática” para falsificar o passaporte.
A enfermeira Filippa Bua disse que “a cor da pele era diferente, muito mais clara em comparação com as mãos ou o rosto do paciente”. O Senhor ainda pediu que a enfermeira agisse como se não tivesse visto nada de errado, porém ela se recusou a fazer e de imediato avisou seus colegas sobre o ocorrido, todos ficaram chocados com a situação.
Bua ainda revelou o que sentiu: “A princípio, senti pena do homem, pensando que ele tinha uma prótese e me perguntando se de alguma forma eu o havia forçado a me dar o braço errado, mas então ele admitiu que estava usando o braço falso de propósito para evitar tomar a vacina!”, e completa dizendo que “No começo fiquei surpresa, depois fiquei com raiva, me senti ofendida profissionalmente. Ele não mostrou respeito por nossa inteligência e nossa profissão”. O homem responderá o caso na justiça segundo informações do próprio Governador.
Foto Destaque:Pessoa recebendo dose contra Covid-19.Reprodução/Ricardo Morais/Reuters
Nesta sexta-feira (03) o porta-voz da Casa Branca Jen Psaki afirmou que Biden está preparado para impor sanções ou outras medidas à Rússia caso o país decida invadir a Ucrânia. Segundo as autoridades ucranianas, há um temor que a tensão no leste europeu de origem a um grande conflito armado.
“É por isso que queremos estar preparados em uma área sobre a qual expressamos sérias preocupações” Psaki sobre a possibilidade do presidente russo Vladimir Putin tomar medidas que lhe permitirão invadir o país vizinho. Segundo o porta voz , os Estados Unidos está se organizando para fazer uma ligação com o presidente Putin e discutir o assunto.
Soldados ucranianos patrulham fronteira com a Rússia após aumento da tensão na região(Foto: Ukrainian Armed Forces – 12.abr.2021/ Anadolu Agency/Getty Images
De acordo com relatórios da Inteligência Ucraniana, o ministro da Defesa da Ucrânia Oleksii Reznikov revelou ao parlamento de sexta-feira que a Rússia reuniu mais de 94 mil soldados perto da fronteira com o país e uma possível preparação para uma ofensiva militar em grande escala no final de janeiro:“Nossa inteligência analisa todos os cenários, incluindo o pior”.
De acordo com Reznikov, o país está avançando com a construção de duas bases navais em sua costa sul, e que a Ucrânia não provocará a situação de conflito porém estará pronta para contra-atacar caso a Rússia lance um ataque
Moscou se manifestou acusando os Estados Unidos e a Ucrânia de terem um “comportamento desestabilizador” , e afirmou que Kiev pode estar se preparando para lançar sua própria ofensiva no leste da Ucrânia, as autoridades ucranianas negaram veementemente.
Segundo a agência de notícias Interfax, o vice-presidente da Câmara Alta do Parlamento da Rússia negou que o país esteja planejando qualquer operação ofensiva e garantiu que a Rússia fará tudo o que puder para evitar uma grande escalada na região.
Foto Destaque: Tropas Russas avançando para o leste da Ucrânia.Reprodução/Made fr Minds/Reuters.
Ficar longos períodos sem alimentos pode causar diferentes sintomas, algumas pessoas ficam enjoadas, com tonturas, dor de cabeça e mal-estar quando ficam um longo período sem se alimentar, no geral são gerados pela hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). Porém há pessoas que ficam até duas horas após seu período regular de alimentação e acabam perdendo completamente seu apetite.
Perder o apetite significa que o organismo de algumas pessoas tem reservas de energia, pular uma alimentação é muito individual e não significa que o corpo precisa realmente se alimentar.Quando nos alimentamos a glicose permanece alta no sangue, e quando ficamos muito tempo sem comer ela começa um cair. Quando isso ocorre, o corpo precisa recorrer à glicose que está armazenado no fígado e nos músculos, sob a forma de glicogênio para obter energia. Quando pulamos, uma refeição o organismo gasta uma glicose circulante.
(Foto: Reprodução / Freepik)
Quando se corta os carboidratos no jantar e segue sem se alimentar até o almoço do dia seguinte, o corpo começa a queimar as reservas de gordura (energia), porque houve pouca ingestão de alimentos. Após o esgotamento da glicose o corpo passa a queimar gordura para gerar energia (cetose).
Andressa Heimbecher Soares, médica endocrinologista, membro da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), explica que “quem faz intermitente ou uma dieta baixa em carboidratos fica com pouco estoque de glicose no organismo. Nessas pessoas, uma gliconeogênese mais fácil acontece, ela não precisa de 8 horas para acontecer – 2 ou 3 horas sem comer nada já basta “
O corpo possui 85% da energia estocada, quando na gordura do tecido adiposo, o restante de energia fica em 14% com as proteinas e os carboidratos (açúcares) ficam com apenas 1%. Carboidratos e proteínas são as principais fontes de energia. O organismo precisa degradar o glicogênio e transformá-lo em glicose, para que essas reservas sejam utilizadas, quebrando as proteínas para que se transformem em aminoácidos, o que ajuda também a reduzir as gorduras e os ácidos graxos.
Para que tenhamos substratos (moléculas) é necessário este processo, para que possa ser utilizado pelas células. Quando não estamos devidamente alimentados, estes processos são fundamentais para que possamos manter uma rotina básica, como trabalhar, estudar e passear. O equilíbrio das fontes de energia é regulado pela interação de dois hormônios muito importantes: a insulina e o glucagon, que são hormônios responsáveis pela regulação do metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e das proteínas. A diminuição da sensação de fome ou até a tolerância a ela é devido a essas engenhocas.
A médica endocrinologista do HUWC-UFC (Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará) e professora da universidade mesma, Virgínia Fernandes, explica: ” A ingestão alimentar é claramente controlada por um conjunto de fatores cognitivos, alimentar e de recompensa. Ela inclui o sistema nervoso central (hipotálamo), sistema digestivo, sistema endócrino e nervos sensoriais, que juntos são responsáveis pelo controle do apetite a curto e longo prazo “
Não é possível afirmar que todos que pularem uma alimentação vão continuar sentindo depois disso, ou que ela irá passar depois de determinado tempo, porque a fome é uma circunstância de cada organismo.
A perda de apetite não é um problema a curto prazo, como reações momentâneas causadas pela fome podem ser como uma queixa, mal-estar, estresse, o uso de medicamentos ou até a refeição anterior. De acordo com Fernanda Victor, endocrinologista do Hospital Nossa Senhora das Neves, da Clínica Nativite em João Pessoa (PB) e colunista de VivaBem: ” Antigamente havia uma concepção de que tinha que se alimentar de três em três horas. Hoje, a gente sabe que não necessariamente. Têm pessoas que conseguem fazer janelas de jejum e se adaptar muito bem “e ressalta que o jejum deve sempre ser orientado por um profissional especializado.
Em casos graves, quando não se tem uma rotina organizada a pessoa passa a ignorar como necessidade do seu organismo, desejando comer cada vez, menos podendo haver o desenvolvimento de distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia.
China e Rússia em conjunto criticaram a exclusão de seus países da cúpula virtual sobre democracia que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, organizará no mês de dezembro. Marcada para 9 e 10 de dezembro, visando uma das promessas de campanha de Biden, a cúpula pretende promover a democracia global, em um momento em que governos autocráticos estão em ascensão.
A conduta dos Estados Unidos recebeu crítica de Anatoli Antonov e Qin Gang na revista conservadora National Interest:“Que os Estados Unidos se permitam definir “quem é um ‘país democrático’ e quem não tem esse status” é produto de uma “mentalidade da Guerra Fria”.-“Isso reacenderá o confronto ideológico e as divisões globais e criará novas linhas divisórias.”
Joe Biden e presidente chinês Xi Jiping em cúpula virtual em 15 de novembro de 2021.(Foto: Reprodução/Casa Branca/AFP)
Rússia e China reagiram furiosamente ao se verem excluídos quando o Departamento de Estado divulgou nesta terça-feira a lista completa de 110 países convidados. Pequim em declaração também destacou sua rejeição ao convite a Taiwan, território sobre o qual reivindica soberania.
Na declaração Rússia e China escreveram que a democracia “pode ser entendida de várias maneiras e nenhum modelo pode se adequar a todos os países”-“Nenhum país tem o direito de julgar a vasta e variada paisagem política do mundo com um único critério.”
A China comunista tem “uma ampla democracia socialista”, que “se adapta às realidades do país e conta com forte apoio do povo”, afirma o artigo. Sobre a Rússia o artigo descreve como um “Estado federativo democrático com uma forma republicana de governo” com tradições parlamentares centenárias, onde o presidente Vladimir Putin assinou em abril uma lei que permite sua permanência no poder até 2036.
Os embaixadores da China e Rússia disseram que as guerras e conflitos em nome da democracia “minam seriamente a paz, a segurança e a estabilidade regionais e internacionais”. Não nomearam os Estados Unidos sobre o assunto e continuaram dizendo que “os países devem se concentrar em administrar bem seus próprios assuntos, não em criticar os demais com condescendência”,defendendo o respeito mútuo e a cooperação entre as nações.
Países que emergiram de tendências autocráticas, sofreram retrocessos ou a democracia parece frágil, foram convidados para a cúpula virtual. Países da Otan como Brasil, Índia e Paquistão foram convocados e Hungria ou Turquia, foram deixados de fora.
Foto Destaque: Vladimir Putin e presidente chinês Xi Jinping se cumprimentando.Reprodução/Greg Barker-Pool/Getty Images