A FIFA aplicou ao Corinthians nesta quinta-feira (02) uma condenação a pagar um valor referente a uma dívida com o Midtjylland, da Dinamarca, pela contratação do volante Charles. O valor da parcela a ser paga pelo timão aos dinamarqueses é de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 6.2 milhões na cotação atual) referente a última parcela do contrato firmado entre as equipes para a transferência do volante Charles ao clube do Parque São Jorge.
O Caso envolvendo Charles
No ano passado, quando as equipes firmaram contrato, o previsto era de que o timão fizesse o pagamento pela contratação em definitivo do volante em três parcelas, sendo as duas primeiras no valor de 400 mil euros, e a última no valor de 800 mil. O Timão descumpriu o pagamento da última e maior parcela do acordo, fazendo com que o clube recorresse à FIFA para realizar a cobrança da dívida.
Após o caso chegar a FIFA, o Corinthians foi condenado pela entidade a realizar o pagamento do valor devido ao ex-clube de Charles, com aplicação de uma multa de 200 mil euros pelo não pagamento, além de um acréscimo de 12% do valor a cada ano que o pagamento da dívida se prolongar.
A FIFA impôs também que o clube alvinegro custeasse todos os trâmites do processo, num valor de 85 mil euros. Em caso de não pagamento, o timão pode sofrer com a aplicação de um novo transfer ban, como o que vem enfrentando em razão de uma dívida com o Santos Laguna-MEX pela contratação do zagueiro equatoriano Félix Torres. No entanto, o timão recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS) para ser realizado novo julgamento.
Charles em ação pelo Corinthians (Foto: reprodução/Rodolfo Buhrer/Sports Press Photo/Getty Images Embed)
Clube sofre com punições
Além da condenação ao pagamento da dívida com o Santos Laguna para regularizar a questão do transfer ban sofrido, o Timão recentemente sofreu uma condenação após perder ação no CAS. O clube foi condenado a pagar cerca de R$ 45 milhões ao meia paraguaio Matías Rojas, valor referente aos direitos de imagem do jogador atrasados.
Além de não poder inscrever jogadores por até três janelas de transferências, o Corinthians ainda se preocupa com possíveis punições esportivas, podendo fazer com que o clube perca pontos no Campeonato Brasileiro por conta do excesso de condenações.
