Após ataques contra a filha, Roberto Justus e Ana Paula Siebert entram com ação na Justiça

Roberto Justus e Ana Paula Siebert entraram com um processo criminal depois que a filha do casal, Vicky Justus, de cinco anos, se tornou alvo de ataques por parte dos internautas nas redes sociais. A causa das ofensas foi uma publicação do dia 4 de julho em que a criança e a mãe usam uma bolsa de grife no valor de R$ 14 mil.

A repercussão da postagem trouxe uma série de críticas, ofensas e ameaças. O caso ganhou mais atenção quando um professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro declarou em publicação no X, antigo Twitter, que a criança deveria ser colocada em uma guilhotina, instrumento utilizado para aplicar pena de morte por decapitação na França, no final do século XVIII. A família reagiu imediatamente aos comentários.

Família irá atrás de direitos

Roberto Justus escreveu que a família nunca deu importância para as críticas, que, de acordo com ele, são poucas. O empresário disse que, dessa vez, no entanto, eles buscarão seus direitos. “Já acionei todo o corpo jurídico. Não vou aceitar ameaças à minha família”, declarou.


Roberto Justus, sua esposa Ana Paula Siebert e a filha do casal, Vicky Justus, que usa bolsa avaliada em R$ 14 mil (Foto: reprodução/Instagram/@anapaulasiebert)

A primeira audiência do caso acontecerá nesta segunda-feira (14). Justus e Siebert compartilharam nota conjunta nas redes sociais em que agradeceram o apoio dado pelo público e reforçaram a confiança na Justiça.

Pronunciamento do casal

Siebert e Justus já tinham postado nas redes sociais um vídeo em que se pronunciaram sobre o assunto e mencionaram os ataques e as medidas que iriam tomar na Justiça.


Roberto Justus e Ana Paula SIebert se pronunciam em vídeo publicado no Instagram (Reprodução/Instagram/@anapaulasiebert)


O julgamento extrapolou o bom senso. Falaram que tinham que matar a nossa filha, na guilhotina. Matar a nossa família!”, disse Justus. A esposa do empresário também afirmou que é inaceitável que a morte e o ódio sejam instigados e disse que as pessoas não podem falar o que querem na internet “Não é assim que funciona. Se a crítica é boba, tudo bem, cada um tem a sua opinião. Mas instigar a morte de alguém?”, disse Ana Paula. 

MC Daniel se pronuncia sobre o término de seu relacionamento com Lorena Maria

O cantor MC Daniel falou pela primeira vez através de suas redes sociais sobre o fim de seu relacionamento com a influenciadora Lorena Maria. O artista compartilhou por meio dos stories de seu Instagram neste domingo (13), um pronunciamento sobre o término do casal.

O cantor declarou que o anúncio do término veio por questão de respeito aos seus seguidores “Difícil colocar em palavras o que foi vivido.”, escreveu. O artista continuou e afirmou que entre os dois houve amor, respeito, transparência e honestidade. Daniel ainda disse que a relação não foi passageira e nem rasa.

Pedido aos seguidores

MC Daniel fez um apelo e pediu para que os seguidores não direcionem ataques e julgamentos à ex-companheira, que é mãe. “Enquanto estivemos juntos, eu a defendi, e isso não muda agora.”. Ele ainda afirmou que sempre será grato ao que viveram e que a ligação dos dois é eterna pelo que construíram enquanto estiveram juntos.


MC Daniel e Lorena Maria (Foto: reprodução/Instagram/@mcdaniell)

O cantor ainda afirmou que passa por um “luto silencioso”. “Eu me entreguei por inteiro, Não a teria pedido em namoro, depois em casamento, não teria mudado toda minha vida para estar ao lado dela, se tudo isso não fosse sincero”, disse.

Cantor recebeu críticas

Desde o anúncio do término em primeira mão pelo portal LeoDias, no sábado (12), o cantor recebeu críticas, que rebateu através das publicações nos stories. Daniel pediu para o público parar de comentar que ele teria “usado” sua ex-companheira para realizar seu sonho de ser pai e que Lorena Maria teria dado um “golpe” no cantor. O artista ainda afirmou que esses comentários machucam e que a relação dos dois teve amor e responsabilidade, além de ter sido uma escolha de dois adultos. Ele também falou sobre o filho do ex-casal, Rás “Nosso filho é uma bênção e trouxe luz para nossas vidas”, disse.


Daniel e Lorena em comemoram o primeiro mês de Rás (Foto: reprodução/Instagram/@badgallore)

Daniel terminou suas declarações com um agradecimento ao apoio dado por amigos e fãs. O cantor ainda disse que deseja que quem torceu contra ele encontre paz “Porque o que desejamos ao outro, a vida nos devolve. Agora, sigo em silêncio, confiando que o tempo de Deus coloca tudo no lugar. O futuro está nas mãos dele”, encerrou.

Hillary Clinton critica Trump por taxar em 50% produtos brasileiros

A advogada e ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton se posicionou através da rede social Bluesky de forma contrária à escolha do presidente americano Donald Trump de taxar em 50% produtos brasileiros. Clinton afirmou que a medida, que começará a valer a partir do dia 1º de agosto, fará com que os estadunidenses paguem mais caro na carne bovina. Ela ainda disse que Trump quer “proteger seu amigo corrupto”, em referência à Jair Bolsonaro.

A advogada adicionou à postagem um link para uma matéria do New York Times. O título da publicação do jornal diz “Trump promete tarifa de 50% contra o Brasil, citando ‘caça às bruxas’ contra Bolsonaro”.

Carta para Lula

Em carta para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Donald Trump mencionou o processo que corre no Supremo Tribunal Federal (STF) e envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado. O republicano também citou o que chamou de “ordens de censura às mídias sociais” para justificar a taxação.


Presidente americano Donald Trump (Foto: reprodução/Win McNamee/Getty Images Embed)


A tarifa de 50% sobre produtos do Brasil é a mais alta da série de taxações impostas por Donald Trump.

Trump defende Bolsonaro

O presidente americano já defendeu Jair Bolsonaro em outras postagens nas redes sociais. O republicano se referiu ao julgamento do STF como uma “caça às bruxas”. Trump já usou a expressão outras vezes para falar sobre seus próprios processos. Ele também apelou para que deixassem Bolsonaro “em paz”.


Publicação de Hillary Clinton no Bluesky (Foto: reprodução/Bluesky/@hillaryclinton.bsky.social)

Além de criticar as tarifas, Hillary Clinton também falou sobre as taxações que os “Republicanos no Congresso decidiram ceder o seu poder sobre a política comercial para ele (Donald Trump)”. Durante o governo Barack Obama, Clinton foi secretária de Estado dos Estados Unidos e representou o Partido Democrata nas eleições de 2016, quando Donald Trump foi eleito para seu primeiro mandato.

Homem que ameaçou Donald Trump e publicou foto de rifle em rede social é preso

Um homem foi preso depois de dirigir ameaças ao presidente Donald Trump. De acordo com autoridades, o suspeito se referiu ao atentado a tiros sofrido por Trump em comício no ano de 2024 e declarou que “não iria errar”. A prisão aconteceu no Texas, nos Estados Unidos, na quinta-feira (10).

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o suspeito comentou em uma rede social sobre a notícia de uma passagem do presidente americano pelo Texas, que aconteceu nesta sexta-feira (11).

Publicação do suspeito

O homem, identificado como “Robert Herrera”, postou uma foto do republicano rodeado por agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos. O registro foi feito logo após a tentativa de assassinato de Trump no dia 13 de julho de 2024 em Butler, na Pensilvânia. O suspeito escreveu na publicação “Eu não vou errar”. Herrera ainda respondeu um comentário de outro usuário com a imagem de um rifle e carregadores de munição


Robert Herrera, de 52 anos é suspeito de ameaçar presidente Donald Trump (Foto: reprodução/Bexar County Adult Detention Center)

Autoridades americanas informaram que o suspeito responderá por ameaças contra o Trump e crime interestadual. Em caso de condenação, ele pode pegar uma pena de 10 anos de reclusão. Um juiz federal irá analisar o caso

Atentado a tiros

Em 13 de julho de 2024, o então candidato à presidência Donald Trump sofreu um atentado durante um comício em Butler, na Pensilvânia. O republicano levou um tiro de um fuzil AR-15 na orelha direita de raspão e foi levado para o hospital.


Donald Trump levanta o punho em comício após tentativa de assassinato (Foto: reprodução/Jeff Swensen/Getty Images Embed)


No episódio, um homem que assistia ao comício foi morto e outros dois ficaram gravemente feridos. O atirador Thomas Matthew Crooks, de 20 anos foi morto pelo Serviço Secreto

Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo”, escreveu Trump depois do atentado.

Imagens do episódio mostraram o momento exato em que o comício foi interrompido pelos tiros. O presidente se abaixou e colocou as mãos na orelha. Depois, se levantou com sangue no rosto e levantou o punho. Em seguida, Trump foi levado por seguranças a um carro que o esperava.

Filha de Michael Jackson, Paris Jackson, entra em novo embate judicial pela herança do pai

A batalha judicial pela herança de Michael Jackson teve um novo desenrolar. Paris Jackson, filha do cantor, apresentou uma objeção à justiça dos Estados Unidos e contestou possíveis pagamentos irregulares do espólio do astro. O documento, registrado legalmente em 2024, indicou que os honorários advocatícios cobrados por John Branca e John McCain, administradores e responsáveis pela gestão do patrimônio do rei do pop desde seu falecimento, não são transparentes.

De acordo com os advogados da filha do cantor, a principal questão são os “pagamentos premium”. Estas transferências foram realizadas para escritórios de advocacia e são referentes há horas não contabilizadas em um intervalo de seis meses no ano de 2018. Os valores desses pagamentos equivalem a aproximadamente US$ 625 mil, valor que equivale à cerca de R$ 3,4 milhões.

Os advogados de Paris Jackson alegam a ausência de uma justificativa apropriada para a falta de detalhes sobre essas horas e explicações plausíveis para a aprovação das quantias. A demora da resposta dos executores às perguntas do tribunal também foi vista como uma forma de impossibilitar a transparência na gestão do espólio.

Disputas judiciais

Os principais beneficiários do espólio deixado por Jackson após sua morte são Paris, seus irmãos Prince e Bigi, e a avó Katherine Jackson. A administração da herança é, no entanto, questionada em disputas na Justiça. No ano de 2023, uma decisão do judiciário permitiu que parte do catálogo musical do rei do pop fosse vendido para a Sony Music Group. O valor da transação foi estimado em aproximadamente US$ 600 milhões, o equivalente à cerca de R$ 3,3 bilhões. Katherine contestou a operação e alegou que a venda ia contra a vontade do filho. Apesar disso, o tribunal não destituiu os poderes dados aos administradores para a negociação dos ativos.


Michael Jackson e seus três filhos, Paris, Prince e Bigi (Foto: reprodução/Instagram/@princejackson)

O espólio também passa por um embate com a Receita Federal dos Estados Unidos (IRS). O órgão questiona a análise dos ativos de Michael Jackson. Esse litígio fiscal impediu o depósito total do valor no trust familiar, e obriga os beneficiários a receberem somente mesadas provisórias enquanto a disputa judicial se desenrola na Justiça.

Processo contra ex-assistente

Além do processo para que os Herdeiros obtenham acesso integral ao patrimônio do Astro, Branca e McClain entraram com uma ação judicial contra Frank Cascio. O amigo de longa data dos Jackson e ex-assistente pessoal de Michael é acusado de chantagem e rompimento de contrato de confidencialidade.

Documentos apresentados no tribunal superior do condado de Los Angeles apontam que Frank Quebrou um termo acordado em 2020 Quando ameaçou divulgar declarações falsas sobre o rei do pop caso não recebesse a quantia de £ 213 milhões, cerca de R$ 1,6 bilhão. No contrato havia cláusulas que previam confidencialidade, não difamação e arbitragem obrigatória. Eram previstos também 5 anos de pagamentos a Cascio Em troca de vídeos e itens pessoais ligados à sua amizade com Jackson.

Após sua morte, o incomparável sucesso musical e financeiro de Michael Jackson continua a tornar seu legado um alvo para oportunistas astutos. Esta petição decorre de um esquema de extorsão civil de £ 213 milhões orquestrado por tais oportunistas”, declara o processo.


Michael Jackson chega à corte para saber veredito de caso de suposto abuso infantil, em que Cascio o defendeu, em junho de 2005 (Foto: reprodução/Kevork Djansezian-Pool/Getty Images Embed)


Frank Cascio Foi um dos principais defensores públicos de Michael Jackson durante décadas. Em seu julgamento criminal de 2005, em que o cantor fui acusado falsamente de abuso sexual infantil, o ex-amigo da família defendeu o cantor de forma ativa. De acordo com os advogados do espólio, no entanto, Frank Cascio agiu forma diferente após o lançamento do documentário Leaving Neverland de 2019. Segundo a equipe jurídica, o ex-assistente começou A fazer chantagens se não obtivesse as quantias financeiras que exigia

Responsável por assassinar amiga de Juliette Freire é preso por feminicídio

Amiga da ex-bbb e cantora Juliette Freire, a enfermeira Clarissa Costa Gomes, de 31 anos, foi vítima de feminicídio em Fortaleza. Gomes foi morta por seu namorado, Matheus Anthony Lima, dentro de sua própria residência, onde vivia com a mãe, que fazia um plantão no momento do crime. Lima assassinou a namorada após um desentendimento com a jovem, encontrada sem vida nesta quarta-feira (9).

Gomes estava sozinha quando convidou o namorado para sua residência. Após a briga, a amiga de Juliette decidiu por um fim no relacionamento. Seu namorado, no entanto, não aceitou o término e a esfaqueou.

Assassino foi detido

O assassino trancou o local e foi à casa de seu irmão, onde confessou o crime e lhe deu a chave da residência da amiga de Freire. O ex-cunhado da vítima foi até o imóvel e chamou um vizinho que encontrou o corpo da enfermeira.


Clarissa Costa Gomes sorri em foto (Foto: reprodução/Instagram/@clacgomes)

Alguns vizinhos escutaram pedidos de socorro antes do corpo de Gomes ser encontrado. Após o crime Matheus fugiu, mas foi preso em flagrante em um condomínio no bairro de Maraponga. O assassino foi levado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e foi detido por feminicídio.

O juiz responsável pela audiência de custódia do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) converteu a prisão temporária de Lima em preventiva, de acordo com comunicado do próprio TJCE. Já o Sindicato dos Enfermeiros do Ceará prestou luto à Gomes.

“Toda a categoria do Ceará se une em luto, somando-se às vozes que exigem justiça por Clarissa e por todas as mulheres vítimas de violência”.

A enfermeira trabalhava no Hospital Geral de Fortaleza, que também prestou condolências através de uma nota.

“Neste momento de pesar, todos que fazem o HGF manifestam solidariedade à família, aos ex-colegas e amigos enlutados”.

Juliette lamenta morte

Juliette Freire falou sobre o crime em seu Instagram nesta quinta-feira (10). A ex-bbb revelou que Clarissa era uma amiga de infância e chegou até a morar com ela.


Juliette Freire se pronuncia através de seus stories do Instagram (Vídeo: reprodução/Instagram/@pernambuconoticiasoficial)


“Uma menina maravilhosa, era o primeiro namorado dela, estudiosa, educada, doce, enfermeira neonatal, cuidava dos bebezinhos. A gente nunca soube de nada, se era um relacionamento tóxico, nunca teve um indício de violência, nunca teve uma degradação.”, disse Juliette.

A cantora expressou surpresa com a notícia e fez um apelo aos seguidores que vivem em situação parecida “Não deixe isso acontecer, não é brincadeira. Quero deixar meu afeto à família, a todo mundo”, finalizou.

Advogado de Diddy conta reação de colegas de cárcere de rapper após absolvição em acusações

Em entrevista à Associated Press, o advogado de defesa de Sean “Diddy” Combs, Marc Agnifilo, contou a reação dos colegas de confinamento do rapper diante da absolvição em três das cinco acusações que o cantor respondia. Estas acusações envolvem tráfico sexual e outros crimes. De acordo com Agnifilo, os companheiros de prisão do artista o aplaudiram de pé.

Segundo o advogado, os colegas de cela aplaudiram Combs por sua absolvição em acusações que o sentenciaram à prisão perpétua. “Todos disseram: “Nunca vemos ninguém que derrote a govemo“, contou o advogado.

Casos em que foi condenado

O rapper foi considerado culpado no caso de transporte para a prostituição das ex-namoradas, Cassie Ventura e uma mulher identificada como “Jane”. Além de suas condenações, Combs foi absolvido em três acusações: uma por associação criminosa que auxiliava o tráfico sexual e outras duas de tráfico sexual – que envolvem Cassie e outra ex – por força, fraude e coerção


P. Diddy e sua ex-namorada Cassie Ventura (Foto: reprodução/John Shearer/Getty Images Embed)


O advogado de Combs relatou que avisou o artista que ele poderia esperar ser preso por acusações de tráfico sexual depois que agentes federais invadiram as residências do cantor em março de 2024. “Eu falei: ‘Talvez seja o seu destino na vida ser o cara que vence”, contou. 

Depois do veredito, Combs murmurou aos jurados um “obrigado” e sorriu em meio ao aplauso de seus familiares e apoiadores. Os espectadores do julgamento aplaudiram os advogados do cantor e alguns gritaram “Equipe dos sonhos!” em comemoração

Integrante da equipe do Marc Agnifilo, Mitchell Epner, afirmou à Associated Press que o veredito foi uma grande vitória para a defesa e uma grande derrota para a acusação. Epner ainda disse que a equipe de defesa era realmente “dos sonhos” por ter vencido os promotores que quase não são derrotados.

Rapper continua preso

A Justiça de Nova Iorque recusou o pedido de fiança de Diddy horas após o veredito. O período de reclusão pelos crimes do rapper ainda não foi definido, mas a pena pode chegar a 20 anos. O juíz estabeleceu uma audiência de sentença para o dia 3 de outubro que pode ser antecipada caso haja pedido da defesa.


Sean “Diddy” Combs (Foto: reprodução/Shareif Ziyadat/Getty Images Embed)


Agnifilo contou que o rapper  “está indo bem” e afirmou que entra em contato com ele entre quatro a cinco vezes ao dia. O advogado revelou que o rapper “percebe que tem falhas, como todos os outros, nas quais nunca trabalhou”. Agnifilo ainda disse que Combs entende que suas falhas não podem ser apagadas por sua fama e sua fortuna.

Ana Hickmann publica mensagem para Edu Guedes, diagnosticado com câncer

Após diagnóstico de câncer de pâncreas do chef de cozinha e apresentador Edu Guedes, sua esposa, Ana Hickmann, escreveu uma mensagem sobre a situação e agradeceu ao público pelo suporte. A publicação foi feita nesta segunda-feira (7).

Edu Guedes passou por um procedimento de emergência no sábado (5). O chef apresentou um quadro de infecção que surgiu por conta de um cálculo renal. Ele está internado em São Paulo, no Hospital Albert Einstein.

Mensagem de Hickmann

Ana Hickmann publicou em seu Instagram uma foto ao lado de Edu Guedes. Na legenda, uma mensagem de esperança e gratidão às mensagens de apoio. A apresentadora escreveu que a fé e a certeza na cura são maiores que o medo e disse que ela e o marido são gratos pelas orações e suporte dos seguidores.


Apresentadora publicou uma foto com mensagem em seu Instagram (Foto: Reprodução/Instagram/@ahickmann)


Esse momento delicado que estamos passando é apenas o recomeço de uma vida saudável e feliz que voltaremos a viver em breve! Continuem rezando por ele, isso faz toda a diferença. Muito obrigada“, encerrou a apresentadora.

Procedimento emergencial

A assessoria de imprensa da RedeTV informou por meio de comunicado que Edu Guedes passou por uma pancreatectomia robótica. Isso significa que foi realizada a remoção total ou de partes do pâncreas, com a ajuda de um sistema automatizado.  Também pela nota liberada, uma mensagem do apresentador foi compartilhada “Esse não é o fim, mas sim um recomeço.”.


Edu Guedes é apresentador do programa “Fica Com a Gente”, da RedeTV (Foto: Reprodução/Instagram/@eduguedesoficial)

Segundo o médico responsável pela cirurgia, Marcelo Bruno, a operação foi bem sucedida, apesar de ser complexa. O procedimento teve duração de seis horas.

Fontes revelaram ao portal Leo Dias que o tumor foi descoberto recentemente por meio de exames detalhados. O apresentador teve uma crise renal e passou mal recentemente devido à infecção. A operação emergencial de Guedes foi realizada inclusive por conta dos seus rins que estavam comprometidos. Durante a cirurgia, o nódulo foi encontrado e removido pelos médicos.

Acordo entre Universidade da Pensilvânia e governo Trump proibe atletas transgênero em times femininos

Ao findar do caso federal que concluiu que direitos de atletas mulheres foram infringidos, a Universidade da Pensilvânia concordou em impedir que mulheres transgênero façam parte de suas equipes esportivas femininas. O Departamento de Educação dos EUA anunciou o acordo, que envolve o caso da nadadora trans Lia Thomas, vencedora de um título da Divisão I no ano de 2022.

Segundo a Associated Press, ficou acordado que a Universidade restaure os títulos das esportistas que perderam para Thomas. A Instituição também deve enviar uma carta com um pedido de desculpas personalizado para cada uma.

O acordo

Segundo o Departamento de Educação, a Instituição ainda deve anunciar que não permitirá a participação de “homens” em programas esportivos femininos. A Universidade também precisará adotar conceitos de masculino e feminino “baseados na biologia”


A Universidade da Pensilvânia atualizou seu recorde, que antes era de Lia Thomas (Foto: Reprodução/Kathryn Riley/Getty Images Embed)


Em nota, a secretária de Educação, Linda McMahon, elogiou a Universidade da Pensilvânia em nome do Departamento de Educação por corrigir “danos passados contra mulheres e meninas”. No comunicado, McMahon ainda afirma que o Departamento continuará na luta para a aplicação correta do “Título IX”, que proíbe em programas de educação recebedores de financiamento federal a discriminação com base no sexo. Segundo a AP, o governo federal concluiu que a Universidade violou a lei federal.

Ainda segundo a reportagem, a Universidade da Pensilvânia escolheu um acordo voluntário para escapar de uma provável ação do Departamento de Justiça ou da perda de subsídio federal.

Ordem de Trump

A decisão da faculdade em aceitar o acordo faz parte de uma tentativa do governo do presidente americano, Donald Trump, de tirar o espaço de atletas trans dos esportes femininos. Trump assinou em fevereiro uma ordem que determinou a proibição de mulheres trans em categorias femininas no esporte. A ordem exige que as agências federais recusem financiamento a grupos que desconsiderem o sexo designado aos atletas quando nascem para definir seu gênero.


O presidente Trump também proibiu pessoas trans de servirem às forças armadas em janeiro de 2025 (Foto: Reprodução/Joe Raedle/Getty Images Embed)


Em março, a Casa Branca anunciou que mais de US$ 175 milhões em fundos federais que seriam distribuídos para a Universidade da Pensilvânia seriam congelados. A medida de Trump teria sido tomada por conta de Lia Thomas.

Prefeita de Los Angeles declara resistência à ação de Trump contra proteção à imigrantes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, moveu um processo contra as autoridades de Los Angeles por conta das políticas adotadas de proteção aos imigrantes. A prefeita Karen Bass disse que a cidade californiana não cederá à intimidação do republicano. A declaração ocorreu nesta terça-feira (1).

Este é essencialmente um ataque total contra Los Angeles. O processo é uma tentativa de anular a vontade da cidade, exigindo a suspensão de uma política de longa data para proteger os imigrantes de Los Angeles“, afirmou a prefeita de Los Angeles em uma coletiva na Prefeitura. Bass ainda reiterou que não se intimidar com as táticas do presidente e disse que sempre protegerá os habitantes da cidade contra atos “injustificados” e “cruéis” do governo Trump.

A ação movida

A declaração da prefeita aconteceu ao passo que o governo Trump tenta aumentar o ritmo das operações de deportação na Califórnia, estado de maioria democrata, que define Los Angeles como uma “cidade-santuário” para os imigrantes.


Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Reprodução/Saul Loeb/AFP/Getty Images Embed)


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos moveu uma ação no tribunal federal de Los Angeles em que alega violação da lei federal. A acusação tem como base as políticas do estado da Califórnia, que impedem a utilização de recursos da cidade para ajudar em processos de fiscalização da imigração ou na coleta de dados que informam a situação de cidadania dos habitantes. As políticas, segundo o Departamento de Justiça, “interferem com a aplicação das leis de imigração do governo federal”.

Manifestações em Los Angeles

A ação foi movida semanas depois do presidente Trump enviar tropas da Guarda Nacional da Califórnia para cercear protestantes em Los Angeles que reivindicavam o fim dos processos de deportação.


Cenas de um protesto contra operações de imigração que aconteceu em Los Angeles no começo do mês de junho (Foto: reprodução/X/@nypost)

Os protestos aconteceram em uma parte pequena da cidade. Apesar disso, foram registrados alguns casos de saques, destruição de propriedades e agressões contra autoridades.