O primer é um produto muitas vezes deixado de lado no processo de maquiagem. Entretanto, ele é extremamente importante para quem quer uma make duradoura, bonita e uniforme. Existem diferentes tipos de primer, com propostas e texturas diferentes, mas sua principal função é preparar a pele antes de receber a maquiagem, tornando a maquiagem mais uniforme, o que garante aderência e longa duração.
O primer ideal varia muito com cada tipo de pele. Por isso, é importante entender os diferentes tipos desse produto de acordo com a sua pele.
Mulher com primer aplicado na pele. (Foto: ReproduçãoFreepik)
A melhor maneira de se aplicar o primer é utilizando os dedos ou um pincel de cerdas sintéticas, como o famoso “Língua de gato”. Segundo a maquiadora Lívia Rosa: “Em relação à ordem de aplicação, ele vem antes da base e logo após o último passo do skincare. Se for durante o dia, depois do protetor solar, se for durante a noite, depois do hidratante.”
O primer e o fixador de maquiagem podem ser confundidos, mas a diferença é na durabilidade. “O primer é considerado o primeiro passo da maquiagem e vem logo depois do skincare. Já o fixador é o último passo. Suas texturas são diferentes e, se você deseja uma make mais duradoura, vale apostar no combo dos produtos.”, afirma especialista.
Existem diferentes tipos de primer, o hidratante, que é ideal para quem tem a pele mais seca e que necessita um pouco mais de hidratação.
O primer antioleosidade, é para quem possui a pele mais oleosa. Ele ajuda no controle do brilho, causado pela oleosidade, e também ajuda a controlar as acnes, pois não se acumula nos poros.
O primer blur é voltado para as pessoas que desejam disfarçar os poros e preencher as linhas de expressão. Ele disfarça opticamente as texturas da pele. Geralmente é encontrado na textura de silicone ou de mousse.
Foto Destaque: Mulher aplicando primer no rosto. ReproduçãoFreepik