Na manhã do último sábado (07), a plataforma de streaming Netflix, em parceria com a Mostra de Cinema de São Paulo, criou o “Prêmio Netflix”. A partir do dia 19 de outubro, o evento terá a sua 47ª edição e já contará com o mais novo troféu do cinema brasileiro, revelando o vencedor da 1ª edição da categoria no encerramento do evento, dia 1º de novembro.
Inédito em plataformas
Foi anunciado que a produção brasileira que ainda não tiver negociado seus direitos de distribuição com qualquer outro streaming será premiada e terá seus direitos de distribuição adquiridos pela Netflix no encerramento da amostra. A produção vencedora será exibido pela plataforma em mais de 190 países.
Outdoor da Netflix. (Foto: Reprodução/Exame/Bauer-Griffin)
Não apenas brasileiros
No evento, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2023 fará exibições de obras produzidas fora do país, incluindo produções inéditas como “Maestro”, filme do famoso ator, cantor e diretor Bradley Cooper; e “Evil Does Not Exist”, do diretor Ryūsuke Hamaguchi, que também produziu “Drive my Car”, que venceu o Oscar de “Melhor Filme Internacional”. O evento em São Paulo também deixará em destaque as produções “Afire”, de Christian Petzold e “La Chimera”, de Alice Rohrwacher, este último que contou com a participação da brasileira Carol Duarte. Vale lembrar que “Afire” foi vencedor do prêmio Urso de Prata, em Berlim.
Também serão realizadas homenagens no decorrer do evento, prestigiando Michelangelo Antonioni ao exibir suas obras principais, como: “O Deserto Vermelho”, “Blow-Up – Depois Daquele Beijo” e a “Trilogia da Incomunicabilidade” (“A Aventura”, “A Noite” e “O Eclipse”). Detalhes como horários, local e acessibilidade ainda não foram divulgados pela produção da premiação, definindo apenas as datas em que a edição de 2023 ocorrerá.
Foto destaque: Imagem da parceria entre Netflix e Mostra de Cinema de São Paulo. Reprodução/ligadoemserie.