A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, instituição que organiza o Oscar, divulgou nesta terça-feira (28), sua lista anual de convidados para se tornarem novos membros. Tratam-se de 397 convidados, de 54 países diferentes, incluindo 71 já indicados ao Oscar e 15 vencedores. Dentre os convidados brasileiros, estão Selton Mello, os diretores Bruno Barreto e Jeferson De, e o documentarista Emilio Domingos. Os novos integrantes poderão participar das votações das categorias do Oscar a partir de 2023.
Desde 2016, a Academia vem buscando aumentar a diversidade de seus integrantes. Em 2016 foram 683 convidados, 774 em 2017, 928 em 2018, 842 em 2019 e 819 em 2020. O intuito era de dobrar o número de mulheres e grupos étnicos pouco representados até 2020, o que foi alcançado.
Este ano, 44% dos convites foram destinados para mulheres, 34% para pessoas de grupos étnicos pouco representados e cerca de 50% para aqueles que não são estadunidenses. Caso todos os convites sejam aceitos, a Academia contará com um total de 10.665 membros.
Dentre os convidados também estão a cantora Billie Eilish e seu irmão, Finneas O’Connel, que levaram a estatueta de melhor canção original pela faixa “No Time To Die”, do filme “007: Sem Tempo Para Morrer” (2021).
Billie Eilish e Finneas fazem parte da lista de convidados. (Foto: Reprodução/Getty Images)
Na lista dos convidados que vem de fora dos Estados Unidos, estão Ryusuke Hamaguchi (Japão), diretor de “Drive My Car”, Jonas Poher Rasmussem (Dinamarca), roteirista e diretor de “Flee – Nenhum Lugar Para Chamar de Lar”, Pawo Choyning Dorji (Índia), roteirista e diretor de “A Felicidade das Pequenas Coisas” e Renate Reinsve (Noruega), atriz que estrelou “A Pior Pessoa do Mundo”. A edição de número 95 do Oscar acontece no dia 12 de março de 2023.
Confira os brasileiros que integram a lista:
Selton Mello (ator)
Bruno Barreto (diretor)
Jeferson De (diretor)
Emilio Domingos (documentarista)
Sara Silveira (produtora)
Ilda Santiago (executiva)
Foto Destaque: Selton Mello está entre os destaques brasileiros. Ernesto S. Ruscio/Getty Images