Alessandro Michele estreou com tudo, apresentando ao mundo da moda suas primeiras criações para a Valentino. A princípio, a ideia era que a coleção “Resort 25” fosse direto para as lojas, porém o estilista mudou de ideia e decidiu apresentar sua coleção em forma de desfile.
Conceito da marca e do estilista
Fica evidente a intenção do designer em trazer uma coleção com a ideia de reformular o guarda roupa do cliente Valentino, mas sem perder a essência da marca, trazendo elementos já presentes na história da grife.
” O que você vê é eu conhecendo-o, e são minhas mãos e meus olhos que agora habitam o ateliê”, disse o estilista em entrevista online com alguns jornalistas.
Alguns elementos como o monograma em preto e branco muito usado por Jackie Onassis, referente ao estilo de Jacqueline Kennedy Onassis, figura icônica da cultura americana, estiveram presentes na composição do desfile. Esses registros, geralmente em preto e branco, capturam a elegância e influência na moda e na sociedade durante as décadas de 60 e 70, e foram referenciados em forma de homenagem, dentro de uma nova roupagem na coleção de Michele.
Houve também uma mescla interessante entre a elegância e a extravagância de acessórios maximalistas, bolsas e sapatos. Num momento onde o mercado de luxo sofre uma grande desaceleração, que consequentemente afeta no andamento das produções, Michele decide trazer uma vasta gama de opções de acessórios para as clientes Valentino, carimbando com força a personalidade da marca e o seu posicionamento no mercado.
Quem é Alessandro Michele?
O renomado estilista italiano já tinha o nome conhecido por seu trabalho criativo como diretor da marca Gucci. Ele assumiu o cargo atual na Valentino em 2015 e desde então tem sido amplamente reconhecido por sua estética única e por revitalizar a imagem da Valentino com uma abordagem mais romântica, excêntrica, e maximalista. Alessandro é conhecido por suas coleções que mesclam elementos vintage com toques contemporâneos, brincando entre o surreal e explorando possibilidades.