Rússia e Ucrânia ainda discutem termos para cessar-fogo em conflito armado

Os representantes do governo russo repassaram hoje nesta segunda-feira (2) os termos de cessar-fogo para autoridades da Ucrânia, em respeito a escalada de guerra entre os dois países. O conflito iniciou em 2022, com a invasão de forças armadas da Rússia sobre o território ucraniano, causando uma tensão que pendura 3 anos no leste europeu. […]

02 jun, 2025
Foto destaque: Delegações na Turquia. (Reprodução/X/ @TRTWorldNow)
Foto destaque: Delegações na Turquia. (Reprodução/X/ @TRTWorldNow)
Rússia e Ucrânia ainda discutem termos para cessar-fogo em conflito armado

Os representantes do governo russo repassaram hoje nesta segunda-feira (2) os termos de cessar-fogo para autoridades da Ucrânia, em respeito a escalada de guerra entre os dois países. O conflito iniciou em 2022, com a invasão de forças armadas da Rússia sobre o território ucraniano, causando uma tensão que pendura 3 anos no leste europeu.

O memorando foi entregue após conversas entre os dois países em um campo neutro, localizado em Istambul na Turquia. Segundo Vladmir Medinsky, um dos chefes da delegação russa, relatou que sugeriu um cessar-fogo de dois a três dias em determinadas localidades em que a guerra está ocorrendo.


Delegação russa e ucraniana se encontram na Turquia  (vídeo: reprodução/X/@ukraine_world)

Conversas ainda continuam

Segundo um dos principais negociadores do lado ucraniano, Rustem Umerov: “Não houve nenhuma comunicação deles sobre o documento até hoje. Somente durante a discussão de hoje, os russos entregaram o documento à nossa delegação.”

A negociação de paz envolvendo ambas os países que no passado fizeram parte da União Soviética, começaram quase duas horas depois do que estava marcado. O encontro entre os dois países terminou em apenas um hora de negociações.

Ao se dirigir aos jornalistas em Istambul, Rustem Umerov afirmou que os corpos de soldados também seriam devolvidos ao seu país. Por sua vez, Vladimir Medinsky destacou que a Rússia deve devolver 6 mil corpos para a Ucrânia.

Intermediações na Turquia

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, relatou também que seu desejo é tentar realizar mais uma reunião entre os representantes russos e ucranianos.

“Meu desejo é reunir Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky em Istambul ou Ancara. Também convidar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para esta reunião… Tomaremos medidas para esta reunião após as últimas conversas”, completou o lider de Estado turco.

Boa parte das negociações entre Ucrânia e Rússia estão ocorrendo em dependências do território da Turquia, um dos países mais próximos entre as duas nações em guerra.

Mais notícias