Micro e pequenas empresas precisam definir estratégias para acelerar o negócio e competir no mercado

Lucimara Artussa Por Lucimara Artussa
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Segundo dados do Boletim Econômico da Serasa Experian, publicado em junho de 2022, no primeiro semestre deste ano existiam 5,519 milhões de micro e pequenas empresas em situação de inadimplência. Conforme o documento, esse número é 0,7% maior que o mesmo período de 2021. Dessas micro e pequenas empresas, 51,4% são do setor de serviços, 40% fazem parte do setor de comércio e 8,1% estão no setor industrial.

O relatório divulgou uma projeção alarmante para os empreendedores, informando que o número de inadimplência tende a subir ao longo do ano de 2022. Com isso, o nível de risco se eleva e como consequência, o acesso das micro e pequenas empresas ao crédito fica mais difícil. Essa é uma situação paradoxal, pois o documento ainda apontou que enquanto houve recuo das médias e grandes empresas na busca por crédito, o aumento da solicitação de crédito entre as micro e pequenas empresas avançou 12,7%.

Assim, para sobreviverem e se manterem competitivas no mercado, as micro e pequenas empresas devem adotar práticas que lhes permitam acelerar seus negócios independente do seu segmento. Para isso, o primeiro passo é retomar o plano de negócios e o planejamento estratégico para fazer um diagnóstico da situação atual, mensurar e avaliar os resultados, definir as fraquezas e vislumbrar novas oportunidades de negócio.


Retomar o planejamento estratégico é o primeiro passo para acelerar os negócios (Foto: Fauxels/Pexels)


Em seu artigo para o site da Exame, Sullivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), cita a aplicação da metodologia SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats)  para a realização dessa análise. Por meio dela, o empreendedor poderá identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, e assim, definir ações que façam efeito já em curto prazo, permitindo a aceleração das transformações, além de evitar que se perca tempo e recursos em ações que não surtam efeito.

Outro fator importante para se atentar quando se fala em competitividade no mercado, é a presença no meio virtual. Não basta apenas interagir com o público-alvo, deve-se utilizar as ferramentas digitais para benefício do negócio, como otimizar processos, acompanhar os resultados das ações de vendas por meio de dados e investir nas estratégias de marketing digital para expandir o posicionamento da marca.

Foto Destaque: Mensuração de resultados. Reprodução/Pexels

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