Bragantino derrota Atlético-MG no cição e ainda sonha com Libertadores

Jogo válido pela penúltima rodada foi antecipado em virtude das finais nas competições da CONMEBOL; clube do interior paulista sobe para a oitava colocação

16 nov, 2025
Clube do interior paulista vive noite inspirada contra o finalista da Sul-Americana 2025 | Reprodução/Instagram/@redbullbragantino
Clube do interior paulista vive noite inspirada contra o finalista da Sul-Americana 2025 | Reprodução/Instagram/@redbullbragantino

A equipe do Atlético-MG encarou o Red Bull Bragantino na noite deste domingo (16), em Bragança Paulista. A partida, válida pela 37ª rodada do Brasileirão, tratava-se de um jogo antecipado, como parte das alterações feitas pela CBF no calendário da reta final da competição — em virtude da participação do galo na final da Sul-Americana, no próximo fim de semana, e de Flamengo e Palmeiras na decisão da Libertadores, no dia 29 de novembro.

A confederação aproveitou a disputa da Data FIFA, período que o futebol de clubes paralisa enquanto as seleções entram em campo, para realizar jogos isolados do torneio durante esse período.

Massa Bruta resistente

Mesmo jogando fora de casa, a equipe mineira começou criando as melhores chances na partida, com a primeira vindo logo aos 3 minutos de partida: Após cobrança de escanteio, Vitor Hugo apareceu dentro da área e cabeceou firme, parando nas mãos do goleiro Cleiton.

As oportunidades seguiram surgindo, como aos 12 minutos, quando Dudu fez boa jogada pela esquerda e finalizou em cima da marcação, com Guilherme Arana aproveitando o rebote, e a bola sendo desviada para escanteio. Na cobrança, Rony ainda mandou uma cabeçada perigosa na direção do gol, obrigando Cleiton a usar seus reflexos no lance.

Depois da pressão inicial, o Bragantino cresceu na partida e começou a ser mais efetivo nos contra-ataques. A maior oportunidade dos mandantes foi aos 26, quando Jhon Jhon fez linda jogada individual pela esquerda, driblou três marcadores e finalizou com perigo no travessão. Apesar da melhora do massa bruta, o placar seguiu zerado na decida para o intervalo.


Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)


Na volta do intervalo, o Atlético tentou retomar o controle — e logo aos 6 minutos, Hulk cobrou falta no canto e obrigou Cleiton a fazer mais uma grande defesa. O Bragantino respondeu logo depois com Alix Vinícius, que apareceu no ataque e cabeceou para fora.

O cenário do primeiro tempo aparentava se repetir, até que aos nove minutos, Juninho Capixaba finalizou cruzado pela esquerda e Lucas Barbosa apareceu livre para completar para as redes, abrindo o placar no Estádio Cícero de Souza Marques. O segundo veio logo depois, aos 13 minutos, quando Jhon Jhon levantou na área e o zagueiro Gustavo Marques testou firme para ampliar a vantagem do Massa Bruta.


Primeiro gol do Bragantino contra o Atlético-MG (Vídeo: reprodução/Instagram/@redbullbragantino)


A situação atleticana ficou ainda mais complicada quando Igor Gomes entrou de sola na canela de Fernando e recebeu cartão vermelho direto, deixando o Galo com um a menos. A superioridade numérica fez com que o Bragantino mantivesse o ritmo alto em busca do terceiro gol, mas apesar da pressão, o placar se manteve em 2 a 0 até o apito final.

Esta foi a terceira vitória seguida do massa bruta, que agora chega a 45 pontos na tabela, ultrapassando São Paulo e o próprio Atlético, e assim mantendo vivo o sonho de conquistar uma vaga na próxima edição da Libertadores, ainda mais com a perspectiva do G-7 se tornar G-8, caso Fluminense e Cruzeiro façam a final da Copa do Brasil.

Decisão à vista

Apesar da derrota, o elenco atleticano segue de cabeça erguida rumo a uma grande decisão no próximo sábado (22). O galo terá pela frente a disputa contra o Lanús, pela final da CONMEBOL Sul-Americana, em Assunção, no Paraguai. Ciente da derrota desta noite, o clube argentino fez um post em provocação ao clube mineiro em sua conta oficial no X (antigo twitter).

A postagem em questão diz em espanhol “vamos dominar todo o Paraguai”, incentivando os torcedores da equipe argentina a acreditarem na vitória.


Provocação ao Atlético-MG feita pelo Lanús (Foto: reprodução/X/@clublanus)


A partida será disputada no Defensores del Chaco, um estádio com capacidade para 42 mil torcedores, e que curiosamente foi o mesmo palco do jogo de ida da final de Libertadores vencida pelo Atlético em 2013 — quando foi campeão em cima do Olímpia.

Mais notícias