Se a seleção brasileira principal não está bem, o mesmo não se pode falar da sub-20. A equipe do Brasil venceu o Chile no último domingo (16) por 3 a 0 e, com a derrota da Argentina, ficou com o título do Sul-Americano Sub-20 2025. O título vem para o Brasil pela segunda vez consecutiva.
O título
Apesar de ter perdido na estreia para a Argentina por um placar histórico de 6 a 0, o Brasil conseguiu se recuperar durante o Sul-Americano Sub-20 2025 e alcançar o objetivo. Com a vitória da seleção brasileira sobre o Chile por 3 a 0, a equipe comandada pelo técnico Ramon Menezes precisava de um tropeço dos Hermanos para sagrar-se campeão.
A Argentina precisava vencer o Paraguai por uma diferença de quatro gols, mas acabou sendo derrotada pelo rival por 3 a 2. O final da competição foi curioso: a equipe que foi campeã (no caso, o Brasil) foi derrotada para o vice-campeão por 6 a 0.
A espera e o título
O time brasileiro não sabia se seria campeão ao apito final da partida contra o Chile. Por isso, os jogadores assistiram ao jogo entre Argentina e Paraguai das arquibancadas ainda com o uniforme do jogo. Os brasileiros comiam lanche para repor as energias, gritavam gol do Paraguai como se fosse deles e zoaram o adversário gritando “olé” no fim.
Após a confirmação da derrota da Argentina e do título conquistado, os atletas desceram ao gramado para levantar o troféu de campeão do Sul-Americano Sub-20 2025 e as medalhas que conquistaram.
Campanha do Brasil
O Brasil não começou bem o Sul-Americano Sub-20 2025. A equipe iniciou a caminhada para o título sofrendo uma goleada histórica para a Argentina por 6 a 0. O time se recuperou após o baque sofrido e terminou em terceiro lugar no Grupo B, classificando ao hexagonal final.
Na fase final, seis equipes (Brasil, Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Chile) disputaram o hexagonal final para decidir o campeão. Nesse formato, todos jogam contra todos em formato de pontos corridos. No final, a equipe com maior pontuação levanta o troféu.
O Brasil ficou em primeiro lugar com 13 pontos em cinco jogos. Foram quatro vitórias e um empate. A seleção brasileira não perdeu na fase decisiva do torneio. O time comandado por Ramon Menezes só não venceu a própria Argentina, quando empatou por 1 a 1.