Após dezessete anos, o volante Fernandinho está voltando ao futebol brasileiro. Revelado pelo Athletico Paranaense em 2003 ele foi negociado para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em 2005 mas foi no Manchester City onde consolidou sua carreira e marcou seu nome na história do clube. Após nove temporadas defendendo o City, atuou em 383 partidas, com 26 gols marcados e 33 assistências. Na última temporada, jogou 33 vezes e foi campeão da Premier League.
Neste domingo (26) o jogador de 36 anos chegou a Curitiba para assinar com o Furacão até 2024. Chegando antecipadamente, ele realizará exames médicos e só estará à disposição a partir do dia 18 de julho. Visto que o seu contrato com a equipe inglesa é válido até o dia 30. Mesmo tendo sido sondado por grandes equipes como Flamengo, Palmeiras e Botafogo; o meia que já teve passagem também pela seleção brasileira fez questão de retornar ao clube que defendeu no início de sua carreira.
O volante Fernandinho comemorando gol pelo Manchester City. (Darren Staples/Reuters)
Além de clubes brasileiros, Fernandinho também recusou propostas de clubes do Oriente Médio, sempre enfatizando seu desejo de atuar em Curitiba novamente. Segundo o GE, o presidente Mauro Celso Petraglia, já estava em contato com o jogador desde maio e conduziu pessoalmente as negociações.
Com um currículo invejável, é um dos jogadores brasileiros com uma vasta coletânea de títulos. Em sua primeira passagem pelo clube paraense foi campeão da Copa Paraná e do Campeonato Paraense, foi ídolo no Shaktar marcando 53 gols em 284 jogos e levando alguns títulos nacionais e europeus. Mas foi no City onde ele ganhou maior visibilidade e sua convocação para a seleção brasileira, ele participou em duas edições da Copa do Mundo, na de 2014 onde o Brasil foi eliminado em casa pela Alemanha no inesquecível vexame do 7×1 e em 2018 naquela fatídica derrota para a Bélgica onde marcou um gol contra.
Crédito da Imagem: Craig Brough/Reuters