Pela abertura da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians foi até a Arena Pantanal, enfrentar o Cuiabá e saiu derrotado por 1 a 0, com gol solitário de Uendel. O time do Centro-Oeste ainda não contou com a estreia do técnico Português Antônio Oliveira, que assistiu ao jogo das tribunas. O Cuiabá obteve sua primeira vitória dentro de casa no campeonato e saiu do Z-4.
Mesmo na liderança momentaneamente, o Corinthians voltou a não fazer uma boa partida, como tinha acontecido no último sábado (4), mas que diferentemente tinha saído com a vitória. O técnico Vítor Pereira, que vem sendo questionado pelo rodízio feito na equipe, começou o jogo com uma escalação diferente, mas que logo no intervalo ele teve que mudar, fazendo quatro alterações.
Com a meta de aumentar a vantagem na liderança, o Timão nem ameaçou a conseguir esse feito. Logo aos 2 minutos, por exemplo, Robson Bambu deu vacilada, Felipe Marques roubou a bola, e André finalizou com perigo, exigindo defesa de Cássio. O Timão até respondeu pouco depois com cabeçada de Gustavo Mosquito no meio do gol, mas João Carlos pegou bem. Aos poucos o jogo se equilibrou, mas o Cuiabá conseguiu abrir o placar.
Superior nas finalizações, sobretudo em direção ao gol, o Cuiabá soube aproveitar a pouca inspiração do Timão nos primeiros 45 minutos e abriu o placar. Aos 36 minutos, Uendel conseguiu um desarme, tabelou, dominou no peito e bateu cruzado, fazendo a famosa ‘lei do ex’ imperar contra o Corinthians, um de seus ex-clubes. 1 a 0 para o Dourado.
Disputa de bola entre os jogadores do Cuiabá e Corinthians (Foto:Reprodução/AssCom Dourado)
Sem gostar do que viu no primeiro tempo, o técnico Vítor Pereira embaralhou novamente as peças do quebra-cabeça corintiano e voltou para a etapa final com modificações. Entraram Lucas Piton, Giuliano, Renato Augusto e Júnior Moraes, e saíram Robson Bambu, Bruno Melo, Du Queiroz e Adson.
Assim, o Timão passou a jogar em um 4-3-3, com Mantuan como lateral-direito, Gil e Raul Gustavo fazendo a dupla de zaga, e Piton caindo pela ala esquerda. O meio-campo passou a ter Cantillo atrás e uma dupla de meias, com Giuliano e Renato Augusto, na frente, além da trinca ofensiva formada por Mosquito pela direita, Róger Guedes na esquerda e Júnior Moraes como centroavante.
Apesar de ter empurrado o Cuiabá para seu campo de defesa, faltou efetividade para criar chances mais claras de gol. O goleiro João Carlos não teve de fazer grandes intervenções. Róger Guedes, em cobrança de falta, foi quem levou mais perigo, mas mesmo assim uma atuação muito abaixo da média em geral custou caro. O Cuiabá teve contra-ataques e podia ter feito o segundo se caprichasse mais. No fim, Valdívia acabou expulso após falta dura em Mantuan, mas não impediu a vitória dos donos da casa na Arena Pantanal.
O Corinthians volta a campo no próximo sábado (11) para enfrentar o Juventude, às 16h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. Também no sábado, o Cuiabá recebe o Bragantino às 19h, na Arena Pantanal. Os dois jogos são válidos pela 11ª rodada do Brasileirão.
Foto Destaque: Uendel comemorando seu gol contra seu ex-time. Reprodução/AssCom Dourado