Após reunião na última terça-feira (23), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), através do seu presidente, Ednaldo Rodrigues, e de seu diretor de competições, Julio Avellar, anunciou a confirmação da edição da Copa Verde 2022. A reunião ocorreu na sede da CBF, na cidade do Rio de Janeiro, e posteriormente teve sua decisão divulgada no site da entidade.
A CBF ainda não divulgou o formato e as datas da competição, prevista para serem revelados a partir da próxima sexta feira (26). A competição chegou a ser dúvida para esse ano pelo fato de a Copa do Mundo, que geralmente é realizada nos meses de junho e julho, ser disputada no final do ano, durante os meses de novembro e dezembro, fazendo com que o calendário do futebol brasileiro em 2022 fosse mais curto que o normal.
Clube do Remo é o atual campeão da Copa Verde (Foto:Reprodução/CBF)
A Copa Verde é uma competição regional muito tradicional no futebol brasileiro, reunindo clubes tradicionais do Norte do país como Remo e Paysandu, que possuem grande torcida. A competição garante ao seu vencedor vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte, mesma fase que entram os clubes brasileiros que disputam a Copa Libertadores da América.
Uma curiosidade da Copa Verde é que ela possui diversas ações que promovem a sustentabilidade, com a CBF promovendo concursos educacionais, troca de ingressos por garrafas pet, além de o seu troféu ser feito com madeira certificada.
Com um total de oito edições, disputada desde o ano de 2014, a Copa Verde tem como seus maiores vencedores o Paysandu e o Cuiabá, ambos com duas conquistas cada. Brasiliense, Brasília, Luverdense e Remo, atual campeão do torneio regional, possuem apenas um titulo cada.
Entre todos os participantes da competição, apenas o Cuiabá e o Atlético Goianiense jogam a Série A do Campeonato Brasileiro. Outra equipe tradicional do futebol brasileiro que participará da competição é o Vila Nova-GO.
Foto destaque: Troféu da Copa Verde Reprodução/CBF